Foto - Ricardo Avellar |
O coletivo de palhaças Rainhas do Radiador realiza uma temporada especial de circulação do espetáculo “Raiow Rainhas” com apresentações para crianças e jovens do CEU São Rafael, CEU Curuçá, CEU Três Pontes, CEU Parque São Carlos e CEU Inácio Monteiro.
E para o grande público, nos dias 23 e 24 de Outubro (sábado e domingo), às 16h00, o grupo realiza apresentações online gratuitas no Facebook do Teatro Cacilda Becker (clique aqui) que, fisicamente, está localizado na Lapa, em São Paulo. Já nos dias 30 e 31 de outubro (sábado e domingo), às 16h00, as apresentações serão no Facebook do Teatro João Caetano (clique aqui), localizado na Vila Mariana, São Paulo.
Com personagens extravagantes e inusitados e seus números de habilidades que exaltam a potência presente em todo ser humano, “Raiow Rainhas” subverte o que seria motivo de submissão, vergonha, exclusão, para que se tornem a potência máxima de um show criativo e muito divertido.
As protagonistas deste show espetacular são figuras excêntricas do circo consideradas fora dos padrões “normais”, como a Mulher Centopéia, uma cantora de ópera com muitos braços, e as trigêmeas SimSalaBim, que realizam truques de arrepiar os cabelos, como o da mulher cortada ao meio. No anunciado e tão esperado número da Luta Livre, o palco se transforma em ringue para que as lutadoras “Diamante Negro, a Jóia Rara do Nilo”, “Princesinha Dourada” e “Miranda Caminhoneira, o terror das estradas”, disputem o Cinturão de Ouro Raiow Rainhas.
Foto - Ricardo Avellar |
Unindo palhaçaria, música, mágica e técnicas circenses como as acrobacias de solo, portagem em dupla ou trios e luta livre, as Rainhas do Radiador trazem para o palco uma brincadeira com os antigos “Circos de Parque” com figuras pouco convencionais, atualizando o contexto para re-identificar os atuais “excluídos” e “rejeitados” da nossa sociedade.
“O espetáculo valoriza o protagonismo dessas figuras consideradas impróprias. Ao contrário do que ocorre constantemente na sociedade, agora elas tomam a cena, tornando-se protagonistas de suas histórias e senhoras de seus destinos, dialogando diretamente com a realidade das crianças e jovens público alvo do projeto”, comentam as Rainhas do Radiador.
Com direção de Geisa Helena, da Trupe Koscowisck, o espetáculo é inspirado em figuras que fizeram história no circo, porém nunca tiveram este lugar de importância devidamente reconhecido. É o caso das mulheres da Luta Livre, modalidade que ficou mundialmente conhecida nos anos oitenta por misturar encenação teatral, combate e circo, porém com pouca visibilidade para a versão feminina.
Foto - Ricardo Avellar |
O coletivo Rainhas do Radiador, que é formado por duas palhaças LGBTs e uma negra, pesquisa a comicidade física feita por mulheres. Por meio de esquetes, acrobacias e cenas clássicas, as artistas usam de suas excentricidades e irreverência, não apenas para colocar mulheres dissidentes da norma em foco, mas também questionar a ausência e até o apagamento histórico de tantas outras figuras. A ação faz parte do projeto Rainhas do Radiador contemplado na 5ª edição da Lei de Fomento ao Circo, da Secretaria de Cultura de São Paulo.
Sinopse
Raiow Rainhas! O circo chegou trazendo as atrações mais espetaculares do momento. Você não pode perder as finais do campeonato de Luta Livre, as canções da Mulher Centopéia, as mágicas e ilusionismos das trigêmeas SimSalaBim, e muito mais! Quem ficava de fora, agora ocupa o centro do picadeiro e promete abalar as estruturas com toda sua potência e irradiação!
Serviço
Espetáculo Raiow Rainhas - Online
Com Rainhas do Radiador
Data - 23 e 24 de outubro - sábado e domingo
Horário - 16h
Data - 30 e 31 de outubro - sábado e domingo
Horário - 16h
Local - Facebook do Teatro João Caetano clique aqui
Grátis
0 Comentários