Estoicismo - O encontro com a Resiliência Emocional


Livro traz ensinamentos valiosos para aprender a cultivar a positividade e desenvolver ações realmente produtivas

O estoicismo diz que é possível prosperar na vida independentemente das circunstâncias e prega o olhar positivo como forma de viver com mais harmonia e significado. Ao aceitar as incertezas dos resultados e focar naquilo que podemos controlar, por exemplo, é possível se desvencilhar de pensamentos que nos causem desconforto ou ansiedade.

Assim, a filosofia estoica tem ganhado novamente destaque no mundo moderno, por conta de ensinamentos que nos levam a controlar melhor as emoções e a dispormos de mecanismos para uma vida bem-sucedida. “Para Entender o Estoicismo” (Editora Cultrix) chega ao mercado como um guia prático para compreender os preceitos estoicos e aplicar estratégias e exercícios que nos tornem mais fortes e resilentes.

O autor, Matthew J. Van Natta, é um estoico moderno e criador de um blog Immoderate Stoic e do podcast Good Fortune, ambos sobre o tema. Ele mostra na obra como os ensinamentos dessa corrente filosófica o ajudaram a vencer a ansiedade crônica que o atormentava desde a adolescência. O estoicismo, segundo ele, deu direção aos seus pensamentos. “Ele me ajudou a definir quem eu queria ser e me deu os meios para me tornar essa pessoa. O processo é permanente e recompensador”, diz.

Por meio de pontos práticos - que o autor denomina de “kit de ferramentas” -, o livro apresenta as principais atitudes de um estoico e traz reflexões para enfrentar o dia a dia com mais coragem, sabedoria, moderação e justiça. Dessa maneira, são também pontos que podem nos levar ao autoconhecimento. Alguns dos questionamentos levantados na obra são: Quem você vê quando imagina o que tem de melhor?, Que passos você pode dar para se aproximar dessa visão?, entre muitos outros.

“Não é a morte que um homem deve temer, mas ele deve temer nunca começar a viver”, Marco Aurélio, imperador romano e filósofo estoico.

Os exercícios práticos presentes no livro passam pelas mais diversas situações, desde questões relacionadas ao trabalho até relacionamentos, guiando o leitor no caminho da positividade e da paz interior. O autor detalha como avaliar suas emoções, premeditar desafios, como se disciplinar para consentimento, como manter o foco no presente e muito mais. Embora, Matthew mostre todos os conceitos e a história do estoicismo, ele afirma que não é preciso conhece-lo a fundo para aplicar todos esses exercícios em sua rotina diária.

Em tempos de pandemia, viver em um cenário de tantas incertezas aflige a grande parcela das pessoas que temem o desconhecido. Como uma espécie de remédio, o estoicismo nos treina em virtudes: esculpe nosso caráter moral com contentamento, resiliência e capacidade de agir de maneira a fazer do mundo um lugar melhor.

“A vida é muito curta e ansiosa para aqueles que esquecem o passado, negligenciam o presente e temem o futuro”, Sêneca, filosofo estoico de origem romana.

Sobre o autor

Foto - Divulgação

Matthew J. Van Natta trabalha há mais de uma década no desenvolvimento e na prática diária do estoicismo moderno. É o criador do podcast estoico Good Fortune e do blog Immoderate Stoic. Seus escritos têm como foco a aplicação do estoicismo no mundo moderno. Ele mora com a esposa e a filha em Portland, Oregon, nos Estados Unidos.

Ficha técnica
Para Entender o Estoicismo
Autor - Matthew J. Van Natta
Editora - Cultrix
Páginas - 216
Preço - R$ 29,61 (e-book) e R$ 40,54 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui

Postar um comentário

0 Comentários