Saiba como redigir mensagens com clareza e objetividade


Desde mensagens pontuais às mais estratégicas a organização é fundamental

“O grande problema não é (apenas) o volume de mensagens enviadas diariamente, e sim como elas são redigidas. Desde mensagens pontuais às mais estratégicas, há muita falta de clareza ou de organização, prolixidade, falta de objetividade e de foco, idas e vindas infindáveis de mensagens, escolha de palavras inadequadas e até mesmo mau uso do canal de comunicação”, explica Vívian Rio Stella, autora do livro “Comunicação eficiente: como escrever mensagens com clareza, concisão e funcionalidade”, lançado pela Aberje Editorial.

Vivian, que é doutora em linguística pela Unicamp, ensina diversas técnicas de comunicação textual. A proposta da obra foge do comum em relação ao que já existe sobre o tema, trazendo uma abordagem de como estruturar as ideias, organizar as informações e como ser conciso e empático ao redigir um e-mail, além da humanização na escrita corporativa e aplicabilidade em qualquer outro tipo de comunicação.

Segundo a autora, foram anos de trabalho para transformar o sonho em realidade, resultado de todos os estudos e leituras sobre linguística textual e cerca de 15 anos oferecendo cursos na área em várias empresas..Com esse cenário, abre espaço para perda de tempo, retrabalho - que pode gerar custos desnecessários, conflitos entre os colaboradores e até mesmo enfraquecimento na reputação do profissional e da organização que ele representa. Sem contar que apesar das atualizações digitais, o e-mail continua sendo fundamental no universo corporativo, por ter segurança e rastreamento maior nas informações e caráter documental ao que é compartilhado.

“No livro, você também aprende sobre netiqueta, empatia, eficácia da comunicação, tudo por meio de exemplos. Apresento técnicas, discuto o papel da humanização na escrita corporativa e mostro, com antes e depois, formas de redigir melhores e-mails”, completa. O livro, recomendado para qualquer pessoa que queira desenvolver a habilidade da comunicação escrita, está disponível pelo site da Aberje e na versão e-book pela Amazon.

Sinopse

No livro Comunicação Eficiente: Como escrever mensagens com clareza, concisão e funcionalidade, a professora Dra. Vivian Rio Stella apresenta de forma didática e prática as principais técnicas para produção de e-mails claros, assertivos, concisos, organizados e de acordo com a “netiqueta”. As técnicas propostas pela autora foram desenvolvidas com base na Linguística Textual (sua área de formação) e em sua experiência de mais de dez anos na realização de cursos em diversas empresas. A obra apresenta um equilíbrio entre teoria e prática, além de exemplos de antes e depois, que irão ajudar o leitor a repensar seus próprios textos e produzir e-mails mais eficientes.

Ficha técnica
Comunicação Eficiente: Como escrever mensagens com clareza, concisão e funcionalidade
Autora - Vivian Rio Stella 
Editora - Aberje Editorial
Preço - R$ 17,91 (e-book) e R$ 40,00 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book na Amazon clique aqui e o livro impresso na editora clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários