Obra O ciclo do contato ganha 9ª edição revista e atualizada


Considerada referência em Gestalt-terapia no país, a obra passou por uma reorganização dos assuntos e um aprofundamento dos aspectos de espaço e tempo, assim como do conceito de self

Pioneiro da Gestalt-terapia no Brasil e criador da teoria do ciclo do contato, Jorge Ponciano Ribeiro é mundialmente conhecido por sua mente inquieta e pela generosidade ao compartilhar seu vasto conhecimento. Na edição revista e atualizada de O ciclo do contato - Temas básicos na abordagem gestáltica (Summus Editorial), o autor aprofunda temas caros à abordagem gestáltica e também introduz novos conceitos, sempre procurando ampliar o didatismo de suas explicações.

Por definição, contato é realidade primeira para além do toque. Fruto de uma totalidade, espelha a experiência humana, fruto de diálogos, às vezes, impossíveis entre o visível e o invisível, a evidência e o mistério, na busca de uma unidade, de uma indivisibilidade também extremamente difícil entre clássicas dicotomias, como sujeito e objeto, essência e existência, parte e todo, figura e fundo.

A obra é um clássico da Gestalt-terapia brasileira, com um gratificante conteúdo tanto para os que já conhecem seus textos como para quem inicia nesse caminho. Como diz o autor, “o ciclo do contato é meu instrumento pessoal de trabalho. Eu o leio e releio como um escultor que nunca dá por terminada sua obra - e isso só acontece quando a obra nasce mais do coração do que do pensamento do artista".

Sendo assim, Ponciano trata das possibilidades de aplicações práticas que estão além do âmbito psicoterapêutico na análise humana, acrescentando novos métodos, novas reflexões. Ele apresenta perspectivas diferentes para o diagnóstico e o prognóstico, representando a ampliação do conhecimento e da vivência da prática clínica.

Sobre o autor

Jorge Ponciano Ribeiro é graduado em Filosofia e em Teologia e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma (Itália). Professor titular emérito da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), tem dois pós-doutorados na Inglaterra. Psicólogo clínico e Gestalt-terapeuta, é autor de 12 livros e de vários artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. Fundador e presidente do Instituto de Gestalt-terapia de Brasília, é charter member da International Gestalt Therapy Association.

Ficha técnica
O ciclo do contato - Temas básicos na abordagem gestáltica
Autor - Jorge Ponciano Ribeiro
Editora - Summus Editorial
Páginas - 208
Preço - R$ 45,40 (e-book) e R$ 48,89 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui

Postar um comentário

0 Comentários