Projeto cultural Baú de Histórias incentiva a leitura em instituições do interior de SP


Foto - Bruna Campos

Ao todo, 15 instituições de oito municípios recebem o acervo composto por livros, fantoches, jogos, brinquedos e outros materiais pedagógicos, além de toda estrutura em MDF

Cultivar o hábito da leitura traz uma série de benefícios que perduram ao longo da vida. A interação proporcionada ali (entre o livro, sua textura, as histórias, etc.) auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças, melhorando seu vocabulário, sua fala e o rendimento escolar. Em função disso, a literatura é considerada uma importante ferramenta para o desenvolvimento socioemocional, especialmente durante o processo de formação do indivíduo.

Com esse pano de fundo, o projeto “Baú de Histórias” supre uma demanda literária com bibliotecas para suporte nas ações difusoras da literatura e oferecimento de oficinas de contação de histórias. Montado em MDF, os baús contêm gavetas, bancos, prateleiras e mesas integradas que armazenam todo o acervo de livros, fantoches, jogos, brinquedos lúdicos e materiais pedagógicos em geral.

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, “Baú de Histórias” é realizado pelo Ministério do Turismo por meio da Secretaria Especial de Cultura, com produção da Incentivar e patrocínio da Renovias. Durante o mês de setembro, 15 instituições de oito cidades receberão as estruturas, começando por Mogi Mirim. Depois o projeto passa por Mococa, Águas da Prata, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Vargem Grande do Sul, Espírito Santo do Pinhal e, por fim, em Mogi Guaçu.

Em virtude do atual cenário, no momento o projeto está sendo executado por partes, como explica Ewerton Silvino, supervisor de eventos da Incentivar: “A princípio estamos entregando apenas as estruturas físicas. Mas com a expectativa de ampla vacinação e com as flexibilizações, esperamos retomar os encontros presenciais muito em breve, o que possibilitará às crianças e instituições experienciar o projeto de forma completa".

Incentivadora do projeto nos municípios da região, a Renovias acredita no poder de transformação das comunidades por intermédio de projetos sociais, culturais e esportivos que venham a somar na construção de um mundo mais justo e com mais oportunidades. Por isso, ações como o “Baú de Histórias” são apoiadas pela concessionária.

“Já entregamos dezenas de ‘Baús de Histórias’ em nossa região e é evidente a empolgação das crianças e das equipes pedagógicas. Afinal, são ferramentas como essa que oportunizam um futuro melhor para as milhares de crianças que serão beneficiadas ao longo dos próximos anos”, pontua o presidente da Renovias, Rogério Cezar Bahú.

Postar um comentário

0 Comentários