![]() |
Foto - Jeferson Medrado |
O espetáculo infantil 'Hora do Recreio', com texto e direção de Fernando Lyra Jr., estreia no sábado, dia 22 de maio. Os ingressos são grátis e estão disponíveis na plataforma Sympla. A montagem conta a história de Guilherme, um garoto cadeirante, interpretado por Luciano Brandão, que transforma a falta de acessibilidade na escola em uma grande e divertida aventura dentro da sala de aula, na hora do recreio.
O espetáculo, cuja temporada de seis apresentações segue até o dia 30 de maio com sessões aos sábados, às 16h, e domingos, às 11h e às 16h, tem cenário e figurino assinados por Kléber Montanheiro, iluminação de Fran Barros e direção de produção de Fábio Hilst.
'Hora do Recreio' é uma montagem carregada de humor e descontração. No enredo, Guilherme - um menino com a mente plena de imaginação - não vê a hora das rampas de acesso da sua escola ficarem prontas para, enfim, descer para o pátio pilotando sua cadeira de rodas, a toda velocidade como um carro de corridas, e aproveitar o tempo de lazer com os colegas. Mas, enquanto sua mobilidade está restrita, ele aproveita o seu recreio “particular” para sonhar e se aventurar usando a fantasia.
Ele compartilha suas histórias e seus sonhos com a plateia, transformando o ambiente, aparentemente limitado, da sala de aula em um universo sem fronteiras para a magia, cheio de brincadeiras e muitas histórias. Tudo à sua volta se transforma em amigos imaginários e brinquedos inusitados. Fernando Lyra Jr. usa a técnica de teatro de objetos para dar movimento à encenação, transformando os materiais e objetos da sala de aula em qualquer coisa que a personagem fantasiar.
![]() |
Foto - Jeferson Medrado |
Junto com o inseparável amigo Barbosa (a caveira da aula de ciências), Guilherme conta cada história engraçada! Tem a da menina que corria demais e acaba caindo em um buraco, a do cachorro que queria ser tartaruga e até a vez em que ele foi raptado por extraterrestres. Guilherme ainda se transforma em um apresentador de TV que narra o pouso do foguete “lápis” no planeta “maçã”; e, como bom adepto das travessuras, ele também conta como foi quando grudou chiclete no banheiro e acabou suspenso, motivo de comemoração por ter sido tratado como qualquer outra criança da escola.
Entre uma história e outra, entre uma mordida e outra no "sanduba" da lancheira, ele imagina e projeta sua cadeira-de-rodas-foguete-supersônica-espacial - com retrovisores, estepe, esticador de pernas e jato de água para espantar cachorro: uma cadeira que voa com a qual pretende chegar mais rápido aos lugares e explorar outros universos. Isso enquanto o sinal não tocar avisando que o recreio acabou e é hora de “voltar para a sala de aula”.
“'Hora do Recreio' apresenta a criança cadeirante pelo ponto de vista dela própria, mostrando que a diferença está no olhar do outros. Guilherme só quer se divertir e levar a vida como os garotos da sua idade, sem olhares de pena e sem melindres”, comenta o diretor. “A reflexão está na aceitação da diferença com naturalidade. O único momento que expõe sua vulnerabilidade é uma cena também comovente, quando ele quase cai da cadeira. Estando sozinho no ambiente, ele teria dificuldade para voltar a ela se caísse no chão”, finaliza Fernando Lyra Jr..
Hora do Recreio
Texto e Direção - Fernando Lyra Jr.
Elenco - Luciano Brandão
Direção de Produção - Fábio Hilst
Cenário e Figurino - Kleber Montanheiro
Assistência de Cenografia e Confecção de Adereços - Marcos Valadão
Assistência de Figurino - Thaís Boneville
Desenho de Luz - Fran Barros
Música Original e Efeitos - Fernando Zuben
Cenotecnia - Evas Carretero
Costura - Ray Lopes
Contrarregragem - Lucas Andrade
Operação de Som - Rodrigo Florentino
Tradução em Libras - Karina Zonzini
Audiodescrição - Rosa Matsushita (roteiro), Edgar Jacques (consultoria) e Thonny Cavaglieri (locução)
Equipe de Vídeo - Giovanni Baroni, Gustavo Bricks, Henrique Natálio e Isabella Melo
Fotos - Jeferson Medrado
Design Gráfico e Mídias Sociais - Ton Prado
Assessoria de Imprensa - Eliane Verbena
Idealização e Produção - Três no Tapa Produções Artísticas
Realização - Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, via ProAC Expresso LAB, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo
Serviço
Espetáculo infantil Hora do Recreio
Temporada - de 22 a 30 de maio
Horário - sábado às 16h e domingo às 11h e 16h
Duração - 45 minutos
Grátis
Ingressos pelo Sympla (clique aqui)
Link de acesso disponibilizado após confirmação do ingresso
Classificação - a partir de 4 anos
Com tradução em Libras e Audiodescrição
0 Comentários