CPT_Sesc lança série documental sobre a história e legado do diretor Antunes Filho


Foto - Alexandre Nunis

Em 10 episódios, lançados semanalmente a partir de 18 de maio, a série CPT_Sesc por
Danilo Santos de Miranda faz um passeio pela memória do CPT e pela história de Antunes Filho à frente do Centro de Pesquisa Teatral. Nos depoimentos, o diretor do Sesc São Paulo relembra, entre outros assuntos, os bastidores da criação do espaço CPT_Sesc e a relação com Antunes Filho

No dia 02 de maio de 2019, os palcos brasileiros amanheceram sem Antunes Filho, o “poeta da cena” como era carinhosamente chamado o diretor do Centro de Pesquisa Teatral do Sesc.

Com o intuito de compartilhar com o público as memórias do diretor do Sesc São Paulo sobre sua relação com Antunes, com o teatro e suas lembranças acerca dos primórdios do CPT, a série documental CPT_Sesc por Danilo Santos de Miranda faz sua estreia para homenagear o grande diretor e mestre, Antunes Filho.

Ela acontece no dia 18 de maio, com o lançamento dos episódios 1 e 2, e a cada semana um novo episódio estará disponível no canal CPT_Sesc no YouTube e na plataforma Sesc Digital.

Miranda relembra fatos sobre Antunes, sua personalidade e ousadia criativa, curiosidades, histórias do trabalho de formação, bastidores da criação do CPT_Sesc, de montagens de espetáculos, como a peça 'A Pedra do Reino' cuja primeira versão - 'Quaderna' - não foi autorizada por Ariano Suassuna, além de traçar um panorama da ação cultural e, mais especificamente, das artes cênicas na instituição.

As memórias surgem de um lugar especial de afeto e conhecimento de causa, já que Antunes Filho e Danilo Santos de Miranda conviveram por quase quatro décadas, um ingressando no Sesc com seu grupo Macunaíma, em 1982, e outro sendo nomeado diretor regional da instituição, em 1984. Fundamentada pelo comum amor ao teatro e pelo entusiasmo à potência educativa da cultura, puderam cultivar uma relação que atravessa e dá contornos a um importantíssimo período do teatro brasileiro.

A série, produzida pelo Sesc, traz extensa pesquisa de acervo, contando com trechos de outros vídeos, fotografias de época, cartazes, e demais meios que dão suporte e ajudam, de certa maneira, a materializar a memória do CPT, do Sesc e da cultura brasileira.

Legado

Muitos são, nas palavras de Danilo de Miranda, “os filhotes de Antunes Filho”, que iniciaram carreira no CPT. Personalidades marcantes do teatro e cinema passaram por sua formação, beberam da sua fonte, foram orientados e dirigidos pelo diretor, como Giulia Gam, Luis Mello, Lee Taylor, Bia Lessa, Gerald Thomas, Gabriel Villela, entre outros.

Ao longo de 37 anos, o diretor formou mais de mil profissionais das artes cênicas entre atores, dramaturgos, cenógrafos e iluminadores. E, sob sua coordenação, foram criados 46 espetáculos, entre os destaques estão: 'Macunaíma', 'Antígona', 'A Pedra do Reino', 'Trono de Sangue' e 'Blanche'.

Programação

CPT por Danilo Santos de Miranda - Série documental que rememora a trajetória e o legado do Centro de Pesquisa Teatral do Sesc e de seu diretor, Antunes Filho

Episódio 1 - A Pedra do Reino
Episódio 2 - Um Ato em Quatro Peças 
Data - 18 de maio - terça-feira (estreia)

Episódio 3 - Entre o Político, o Provocador e o Poeta
Data - 25 de maio  - terça-feira

Episódio 4 - O Método Antunes Filho e o seu Legado
Data - 01 de junho - terça-feira

Episódio 5 - O Espaço no Sesc Consolação
Data - 08 de junho - terça-feira

Episódio 6 - Montagens Históricas e Propósitos do Sesc
Data - 15 de junho - terça-feira

Episódio 7 - Uma Viagem Extraordinária
Data - 22 de junho - terça-feira

Episódio 8 - Nos Palcos do Sesc
Data - 29 de junho - terça-feira

Episódio 9 - Antunes Filho: O Poeta da Cena
Data - 06 de julho - terça-feira

Episódio 10 - Aos que Virão Depois de Nós
Data - 13 de julho -terça-feira

Serviço
Série documental que rememora a trajetória e o legado do diretor Antunes Filho
Episódios - 10
Período - de 18 de maio a 13 de julho - terças-feiras
Local - canal do YouTube do CPT_Sesc clique aqui e na plataforma Sesc Digital aqui
Grátis
Para mais informações e conferir a programação completa clique aqui
Classificação - livre

Postar um comentário

0 Comentários