![]() |
Zabobrim no Parlatório. Foto - Paula Poltronieri |
Como transpor para os limites da tela um espetáculo concebido para dialogar com o público? Com o desafio lançado, o Barracão Teatro - importante centro de investigação e pesquisa das artes da cena, localizado em Campinas (SP) - apresenta a adaptação de 'Zabobrim, O Rei Vagabundo' para os formatos digitais.
Filmado e formatado para a realização de uma série de apresentações online, gratuitas, nas plataformas digitais do Barracão Teatro, 'Zabobrim, O Rei Vagabundo Online' faz temporada, contemplada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), com recursos da Lei Aldir Blanc, dias 23, 24 e 25 de abril.
O espetáculo foi concebido, na sua origem, para ser uma obra volátil que dialogasse diretamente com público. Para a adaptação do espetáculo aos formatos digitais, o Barracão Teatro contou com a parceria da produtora de vídeo Mapache Filmes - fundada e dirigida pelo videomaker e cineasta Levi Munhoz.
“Entendemos que essa ressignificação não foi simplesmente o ato de filmar um espetáculo teatral já concebido, mas criar uma adaptação da obra feita exclusivamente para ser vinculada e apresentada nas redes a fim de possibilitar um diálogo presente com o espectador que assiste do outro lado da tela”, destaca a diretora Tiche Vianna.
![]() |
Amanda e o Rei. Foto - Paula Poltronieri |
Transpor uma linguagem para outra sem querer ter perdas é uma tarefa árdua e seria uma “prepotência dizermos que conseguimos fazer isso”, reforça Tiche. Em 'Zabobrim, o Rei Vagabundo Online', a equipe teve, acima de tudo, a possibilidade de estudar, revisitar, desmontar e remontar um espetáculo teatral sob uma nova perspectiva.
Quais os desafios? “A primeira coisa que perderíamos seria a relação interativa com o público e por conta disso, seria necessário modificar a narrativa. Isso diminuiu consideravelmente o tempo de realização das cenas o que favoreceu muito a apresentação por meio da tela”, afirma.
Desde sua estreia, em 2015, o espetáculo circulou por diversas cidades, apresentando em festivais, mostras e temporadas. Em cada lugar, e diante de cada público diferente, a peça, na improvisação direta com a plateia, ia se reconfigurando na atualização de piadas, interações e comentários, tudo isso a partir dos acontecimentos atuais e do retorno do espectador.
Agora, sob a nova perspectiva virtual, a diretora é enfática: “Longe de termos uma câmera que captura imagens fiéis ao realismo, temos uma câmera que vasculha alguns ângulos distintos da cena, na busca de uma intimidade que só a presença cênica é capaz de revelar. Ainda temos muito a aprender e o desafio é esse. Quanto mais caminho pela frente, maior a vontade de realizar a possibilidade do agora”, conclui Tiche Vianna com muitas ideias na cabeça e, definitivamente, uma câmera na mão.
Sinopse
Na peça, Zabobrim, o palhaço vagabundo remexe o lixo e encontra uma lâmpada mágica. Um gênio lhe concede três pedidos e ele pede para se tornar rei. Seu desejo é realizado e Zabobrim retorna ao passado, quando o fim da monarquia se anuncia e os reis estão perdendo suas cabeças.
Zabobrim, o Rei Vagabundo Online
Dramaturgia - Tiche Vianna e Esio Magalhães
Direção - Tiche Vianna
Elenco - Cintia Birocchi, Esio Magalhães, Fernando Fubá, Kara Ariza, Raissa Guimarães, Rodrigo Nasser e Ulisses Junior
Direção Musical - Marcelo Onofri
Direção de Arte e Figurinos - Antonio Apolinário
Designer Gráfico - Ana Muriel
Técnico de Iluminação - Erico Damineli
Produtora Executiva - Cau Vianna
Assistente de Produção - Thomas do Anjos
Serviço
Zabobrim, o Rei Vagabundo Online
Temporada - dias 23, 24 e 25 de abril - sexta a domingo
Horário - 20h.
Local - canal do YouTube do Barracão Teatro aqui
Grátis
Classificação - 12 anos
0 Comentários