Peça interativa convida o público para dançar em festa virtual


Foto - Divulgação

Coletivo Menelão propõe que o público dance extravasando sentimentos. Ambientado em uma balada, espetáculo virtual 'A cigana, o palhaço e o astronauta - A Festa' convida o público a extravasar um turbilhão de sentimentos

O Coletivo Menelão de Teatro - grupo do ABC Paulista que pesquisa o teatro popular e o teatro de rua - estreia a temporada virtual, de 26 de março à 23 de abril, de 'A cigana, o palhaço e o astronauta - A Festa', uma espécie de “farra-espetáculo-digital” que convida o público a dançar e extravasar o que está sentindo nestes tempos de isolamento social.

O espetáculo utiliza uma linguagem contemporânea para fazer da peça uma grande festa virtual, conduzindo o público a cenas que se alternam na pista de dança, a partir do ponto de vista de três personagens diferentes: a cigana, o palhaço e o astronauta.

Inspirada no texto 'Balada de Um Palhaço', de Plínio Marcos, a peça do Coletivo Menelão parte da investigação do melancólico universo da personagem 'Bobo Plin', um palhaço triste que procura se libertar das mazelas que o prendem a um circo falido e a um parceiro de cena ranzinza e avarento, para ir em busca de sua alma.

A cigana, uma figura transitória, que dança os momentos e se envolve pelos mistérios do tempo, e o astronauta, com suas partidas definitivas para o espaço, se juntam ao palhaço triste, formando o trio de figuras que conduzem esta experiência-espetáculo.

A plateia é divida em grupos e cada pessoa acompanha um dos três personagens, vivendo essa experiência a partir de um desses três pontos de vista. Como se três peças acontecessem ao mesmo tempo, promovendo experiências distintas em cada pessoa espectadora.

“Queremos proporcionar uma experiência aprofundada com o teatro digital, propondo que ao invés de assistir a uma peça, o público viva uma peça, sendo capaz de agir ao assistir a cada cena e assim, criar a trajetória de sua própria festa, seguindo o ponto de vista de um palhaço, de uma cigana ou de um astronauta”, comenta o Coletivo Menelão.

O espetáculo começa com a Balada Temporal - uma festa de 'pós-despedida' via Zoom na qual o público, embalado por uma DJ ao vivo, é convidado a dançar e se divertir após uma espécie de grand finale.

Elenco de 'A cigana, o palhaço e o astronauta - A Festa', Caroline Varani, Denise Hyginio e Raffael Santos. Foto - Berenice Filmes

“Um momento suspenso, em que ainda estamos nos despedindo, mas já reconhecemos que um novo ciclo está iniciando. Aquela virada de chave onde detectamos as perspectivas que nos farão seguir em frente. O que vem depois de um adeus e que é capaz de nos impulsionar a recomeçar?”, explica o grupo.

Em meio ao clima de festa, com cenas, performances e poesia, o público é instigado a desvendar pistas e participar ativamente, por meio de diálogos que transitam entre passado, presente e futuro, numa espécie de transe entre o momento em que o adeus foi dito e o amanhã que ainda não chegou.

Sinopse

Festa: Celebração, divertimento, farra, bagunça, afago. Lugar onde é possível comemorar os encontros e também as despedidas. Em algum canto da pista de dança ou de uma janela de zoom, entre as batidas de uma música e uma risada frouxa, escondidos sob as luzes neon podemos encontrá-los: uma cigana, um palhaço e um astronauta. A partir deste encontro extraordinário, é possível que acontecimentos ainda mais extraordinários aconteçam dentro do peito. Na nova adaptação, o Coletivo Menelão faz um convite para que nos tornemos outro alguém, ao menos por uma noite, durante esta farra-espetáculo-digital!

Ficha técnica
A cigana, o palhaço e o astronauta - A Festa
Dramaturgia - Denise Hyginio
Concepção - Coletivo Menelão
Elenco - Caroline Varani, Denise Hyginio e Raffael Santos
Orientação - Claudia Jordão
DJ e Sonoplastia - Mica Matos
Design Gráfico - LAH Estudio
Iluminação - Nicholas Duran
Produção e Audiovisual - Berenice Filmes
Assessoria de Imprensa - Luciana Gandelini 

Serviço
A cigana, o palhaço e o astronauta - A Festa
Temporada - dia 26 de março e 02, 09, 10, 11, 13, 16, 20, 23 de abril
Horários - 21h00 às terças-feiras, 23h00 às sextas e sábados, e aos domingos às 16h00
Duração - 90 minutos
Ingressos - disponíveis pela plataforma Sympla (pague quanto puder e se quiser) aqui
Classificação - 14 anos

Postar um comentário

0 Comentários