Metalinguagem desconstruída - uma obra que ensina a escrever


O professor de Língua Portuguesa e mestre em Letras 
Márcio Rabelo, ensina estudantes e jovens leitores os elementos que compõem uma narrativa ficcional

Mais do que construir uma narrativa que atraia o público infantojuvenil para o mundo da literatura, Márcio Rabelo, professor de Língua Portuguesa e mestre em Letras, usou a própria ficção para ensinar estudantes a escreverem uma narrativa. 'A casa da Chácara' é uma história em metalinguagem destinada aos jovens em período escolar.

Para isso, Márcio utiliza dois narradores para contar a história. Um deles é Jurena, a própria protagonista da obra. O outro é o Narrador - sim, com o “N” maiúsculo, um narrador comum que ganha personalidade e interage com o leitor. É em meio aos acontecimentos da história que o Narrador explica sobre construção de personagem, elementos de uma narrativa, enredo, clímax... tudo de uma forma leve e sem perder o gancho da história.

“Observaram como podemos ir apresentando os personagens que fazem parte da narrativa? Esse é um movimento importante para o desenvolvimento do enredo. Depois de apresentados, os personagens aos poucos vão se misturando e permitindo que a história seja contada. Um detalhe: optei por não os descrever fisicamente ou descrevê-los bem pouco a fim de deixar que você os componha de acordo com a sua imaginação. Por exemplo: como você acha que seja Jurena, além de saber que ela é muito sonhadora, tem nove anos e gosta de escrever histórias? Como você acha que é dona Naná, além de saber que ela tem os cabelos grisalhos?”, 'A casa da Chácara', pág. 18.

Já Jurena é quem conta a história da chácara que dá título à obra. É lá que mora uma solitária senhora de 70 anos com várias árvores frutíferas que atraem a atenção da menina e do seu melhor amigo, Davizinho. O interesse dos dois pela chácara é justamente pela animosidade da vizinha: ninguém pode entrar lá.

Em uma das invasões secretas dos amigos, eles acabam por desconfiar que existe um prisioneiro, supostamente o ex-marido da senhora, que todos julgavam morto. Intrigados com esse mistério, criam uma estratégia para desvendar o enigma e salvar o suposto prisioneiro.

Indicado para estudantes da Educação Básica, professores e educadores de todas as categorias, 'A casa da Chácara' encanta, emocionada e surpreende com um desfecho libertador.

Sobre o autor

Foto - Divulgação

Márcio Rabelo é professor de Língua Portuguesa e escreve poesias, crônicas, contos, ensaios, artigos, romance. É formado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduado em Língua Portuguesa e mestre em Letras pela Universidade do Estado da Bahia. É ganhador de dois concursos literários promovidos pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) na categoria “prosa” com os contos Ester (primeiro lugar, 2014) e Três atos de quase amor (terceiro lugar, 2015).

Sinopse

A menina Jurena mora ao lado de uma chácara onde reside uma solitária senhora de 70 anos de idade. Nessa chácara, existem várias árvores frutíferas que atraem a atenção de Jurena e do seu melhor amigo, Davizinho. Todavia, ninguém ali pode entrar. A interdição é feita pela própria dona que, sozinha, não é dada a amizades. Jurena e Davizinho também receberam ordem dos pais para não entrarem na chácara, mas os frutos pendurados nos galhos e caídos no chão chamam a atenção das crianças que, aventureiros, não resistem e acabam invadindo a área proibida. Em uma dessas invasões, eles acabam por desconfiar que na casa da chácara existe um prisioneiro, supostamente o ex-marido da senhora de setenta anos, que todos julgavam morto. Intrigados com esse mistério, criam uma estratégia para desvendar o enigma e salvar o suposto prisioneiro.

Ficha técnica
A casa da Chácara - Uma história em metalinguagem
Autor - Márcio Rabelo
Editora - PoD Editora
Páginas - 190
Preço - R$ 29,90 (impresso) R$ 21,60 (e-book)
Link de venda na Amazon - e-book aqui
Link de venda na Editora - impresso aqui

Postar um comentário

0 Comentários