O 'Festival Luz, Câmera e Close de Música de Cinema' (FLCCMC), evento de música de cinema que aborda a importância da trilha sonora dentro das artes audiovisuais, acontece entre os dias 08 e 10 de abril, totalmente online e gratuito, no canal do YouTube do Festival (clique aqui).
Na sexta-feira, dia 09 de abril, às 19h, segundo dia do festival, haverá o painel 'O Legado Morricone', numa homenagem ao grande maestro Ennio Morricone, falecido em 2020. O compositor brasileiro e admirador declarado de Morricone, Alexandre Guerra apresenta seus processos criativos e a influência do ícone italiano, acompanhado do professor Nelson Guarniero e a mediação de Tony Berchmans.
Além disso, no sábado, dia 10 de abril, às 19h, durante o show 'As Canções do Oscar', uma homenagem especial será prestada ao grande maestro. “Ennio Morricone é um gênio, que revolucionou a trilha sonora de cinema, e sempre foi um inovador. Ele compôs diversas obras-primas que são inesquecíveis, como 'Cinema Paradiso'. É impossível falar de música de cinema e não citar Morricone como uma referência”, afirma Tony Berchmans.
Sobre o homenageado
Ennio Morricone, que morreu ano passado aos 91 anos, é um dos maiores compositores de trilhas sonoras da história do cinema. Com canções curtas e diretas, com pianos elétricos e guitarras, Morricone se tornou um ícone ao misturar diversos elementos em suas músicas.
Ao longo da sua carreira foi responsável pela composição e arranjo de mais de 500 filmes e programas de televisão. Morricone escreveu algumas das trilhas sonoras mais conhecidas dos western spaghetti do cineasta Sergio Leone como: 'Por um Punhado de Dólares' (1964) e 'Era uma Vez no Oeste' (1968). Outras composições de sucesso incluem as trilhas de: 'Era uma vez na América' (1984), 'Os Intocáveis' (1987) e 'Cinema Paradiso' (1988).
Ganhou seis prêmios BAFTA entre 1980 e 2016. Foi também indicado pela Academia de Hollywood para cinco Oscars de Melhor Trilha Sonora Original. Em 2007, Morricone recebeu pelas mãos de Clint Eastwood um Oscar honorário por sua carreira musical e, em 2016, recebeu seu primeiro Oscar pela trilha sonora de 'Os Oito Odiados', de Quentin Tarantino.
Sobre o Festival
O 'Festival Luz, Câmera e Close de Música de Cinema' (FLCCMC), foi criado para mostrar como as trilhas são feitas e o processo criativo dos compositores e realizadores e tem a curadoria e direção musical do compositor e pianista Tony Berchmans e a idealização do produtor Paulo Bastos.
Por meio de workshops interativos, painéis, shows e performance, compositores, artistas, estudiosos e diretores poderão esclarecer dúvidas, trazer curiosidades e contar um pouco mais sobre as trilhas sonoras.
Com convidados como André Abujamra, Antônio Pinto, Ricardo Herz, Ciça Lucchesi, entre outros, o Festival traz ao público um recorte deste segmento artístico tão importante e fundamental para a sétima arte.
O 'Festival Luz, Câmera e Close de Música de Cinema' foi selecionado e contemplado pelo edital N° 40/2020 do ProAC Expresso Lei Aldir Blanc.
Serviço
Festival Luz, Câmera e Close de Música de Cinema
Período - de 08 a 10 de abril - quinta a sábado
Horário - 19h
Grátis
Para saber mais, siga o Festival no Instagram aqui
0 Comentários