![]() |
Cena de 'Mundo Sem Porteira - um alerta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes'. Foto - Mujica Saldanha |
Em nova iniciativa da Umiharu, o documentário acompanha o Guia para Debate e amplia a rede de formadores de opinião
Lançado em maio de 2019, o documentário 'Mundo Sem Porteira - um alerta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes', anuncia novo projeto: 'Mundo Sem Porteira - Debates', ampliando a rede de formadores de opinião.
Juntamente com o Guia para Debate, para baixar clique aqui, especialmente desenvolvido pela Umiharu e pela Childhood Brasil - responsável pela consultoria técnica do filme, o novo projeto amplia a abordagem do tema, tratando com muita delicadeza e respeito humano essa situação. Assim, apresenta uma visão multicausal do problema e aponta caminhos para solucioná-lo.
“Pretendemos capacitar educadores da Rede Pública de Ensino, assistentes sociais, psicólogos e interessados, por meio de mediadores especializados e encontros online, totalmente gratuitos. Nossa meta é gerar uma grande troca de experiências e avançar sobre esse tema, podendo também atingir os grupos organizados nos espaços públicos dos CEUs escolhidos, ampliando o diálogo e o comprometimento pela causa da proteção às nossas crianças e adolescentes”, adianta a cineasta Gisela Arantes, diretora e roteirista do Filme.
![]() |
Cena de 'Mundo Sem Porteira - um alerta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes'. Foto - Mujica Saldanha |
Além de estimular a autoestima das vítimas de abuso e exploração sexual, 'Mundo Sem Porteira - Debates', visa incentivar a reflexão e a mudança comportamental dos públicos, sempre com uma abordagem cultural.
Sobre o Filme
Produzido pela Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas, o filme ganhou projeção internacional. Em 2020, o curta-metragem foi contemplado com o Certificado de Excelência e o Prêmio de Melhor Fotografia no 4º Indian World Film Festival; além de receber o Prêmio de Menção Honrosa do Júri, no 8º Delhi Shorts International Film Festival, na Índia. Já neste ano de 2021, o filme recebe o prêmio de Melhor Fotografia no 8º Noida Internacional Film Festival, no Norte da Índia.
“Esse prêmio é resultado de muita dedicação e talento de nossa equipe e, em particular, do diretor de fotografia, Luís Villaça. Eu fico muito feliz porque entendo que essa obra é universal e, por outro lado, me causa angústia ver que esse tema está presente em diversas partes do mundo, não somente no Brasil”, ressalta a cineasta Gisela Arantes.
![]() |
Cena de 'Mundo Sem Porteira - um alerta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes'. Foto - Mujica Saldanha |
Mundo Sem Porteira - um alerta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes é um curta-metragem de 27 minutos que apresenta diversos depoimentos, dando voz aos caminhoneiros, às organizações para proteção, educadores, especialistas, líderes em Direitos Humanos, jovens engajados, entre outros.
O Filme, lançado em 2019, no Cine Belas Artes, em São Paulo, e disponível nos canais YouTube, Vimeo e Videocamp, é roteirizado e dirigido pela cineasta Gisela Arantes, sob a consultoria técnica da Childhood Brasil.
Com base em diversas pesquisas, incluindo as realizadas pelas Universidades Federais do Rio Grande do Sul e Sergipe, apoiadas pela Childhood Brasil, e uma série de depoimentos de mulheres que viveram a exploração sexual na infância e juventude, Mundo Sem Porteira visa despertar a consciência e inspirar a ação para que mais pessoas, empresas e organizações se somem a essa causa.
![]() |
'Mundo Sem Porteira - um alerta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes'. Foto - Divulgação/Umiharu Produções |
“A linha narrativa que permeia os depoimentos se baseia na história real de Thaís. Ela revela as experiências de diversas outras meninas, que passaram pela exploração sexual, pelo abuso sexual e o abandono. Foram muitas vozes ouvidas, representadas pelo drama poético de sua trajetória”, explica Gisela.
O filme conta com músicas compostas por André Abujamra e Eron Guarnieri e imagens plasticamente belas, do diretor de fotografia Luís Villaça, que revelam o universo das estradas e seus personagens.
Assista ao documentário:
0 Comentários