Inscrições abertas para o curso Cinema - História e Linguagem


O curso, ministrado por Inácio Araújo desde 1999, será realiza­do de forma online por meio da plataforma Zoom devido à pandemia

Em 2021, devido à pandemia, o curso 'Cinema - História e Linguagem' será realiza­do de forma online por meio da Plataforma Zoom, o que permitirá acesso a alunos de todo o país. As inscrições já estão abertas, e as aulas acontecerão às segundas­-feiras, a partir das 20h, com término por volta das 23h, com início dia 15 de fevereiro.

O curso, ministrado crítico de cinema Inácio Araújo desde 1999, aborda o surgimento das imagens em movimento como elemento renovador da estética des­de o início do século 20 e suas transformações até o momento atual. Trata-se de indagar qual o seu significado. O que trouxe de único para o universo das artes. Como absorveu a influência de outras artes, como o teatro, a literatura, a pintura. Qual o modo de produzir conhecimento que introduziu. Como esses elementos foram se sedimentando e se transformando ao longo do tempo. Qual o destino das imagens em face das transformações introduzidas pelas novas tec­nologias?

Introduzir essas questões e oferecer ao aluno uma visão or­ganizada da evolução do cinema é o objetivo central do curso, que en­fatiza a formação da linguagem, a evolução dos gêneros, os diálogos entre cineastas do presente e do passado, as intercorrências com as demais artes, e entre o cinema e a história.

No primei­ro semes­tre, o curso aborda o ci­nema desde o seu surgimen­to, no fim do século 19, até a era clássica. O segundo semestre é dedicado às transfor­mações do cinema moderno e contemporâneo, a partir de Orson Wel­les e do neo-realismo, passando pelas revoluções dos anos 60 (Nouvelle Vague, Cinema Novo), o cinema de autor, chegando às transformações introduzidas pelos cineastas contemporâneos mais originais, como Da­vid Cronenberg e David Lynch, entre outros.

Investimento

O valor mensal do curso é de R$ 320,00. No caso de pagamento antecipa­do para semestre ou anual, estão previstos descontos de 5% e 10%, respectivamente. Para quem não puder assistir as aulas em seu horário normal, será programada todas as sema­nas a repetição das mesmas, para que o aluno não perca a matéria ministrada. Informações mais detalhadas e ins­crições podem ser solicitadas pelo email aqui ou pelo WhatsApp 11 99244-0771 com Mô­nica.

Sobre Inácio Araújo

Foto - Divulgação

Além de crítico de cinema do jornal Folha de S. Pau­lo, Inácio Araujo é autor dos livros 'Hitchcock - O Mestre do Medo' (Ed. Brasiliense) e 'Cinema - O Mundo em Mo­vimento' (Ed. Scipione). Es­creveu o romance 'Casa de Meninas' (prêmio APCA como Revelação de Autor, 1987 - 2ª edição pela Imprensa Oficial) e o volume de contos 'Urgentes Preparativos para o Fim do Mundo' (Iluminuras, 2014). Participou, como roteirista e monta­dor, de vários filmes de longa e curta metragem.

Ministra desde 1999 o curso ‘Cinema: História e Linguagem'. Desde 2014 divide com o crítico Sérgio Alpendre a 'Oficina de Crítica Cinematográfica'. Uma anto­logia de seus textos críticos para a Folha foi publicada em 2010, com o título 'Cinema de Boca em Boca - Críticas de Inácio Araújo' (Imprensa Oficial, 2010).

Postar um comentário

0 Comentários