Questão de Falha - Otávio Muller convida público a participar do processo de criação da peça


Fotos - André Prado

Aguardando o fim da pandemia para estrear no teatro, a comédia de autoficção sobre a desconstrução do masculino 
fará ensaios abertos com a participação ativa do público

Enquanto não entra em cartaz presencialmente por conta da pandemia da Covid-19, a peça 'Questão de Falha', que integra a programação online do Teatro FAAP, terá seu processo de criação aberto ao público de forma digital. A estreia é dia 05, e as sessões acontecem dias 06 e 07, 19, 20 e 21 de fevereiro, sexta e sábado às 21h30 e domingo às 19h. Os ingressos custam R$ 20,00 (preço único) e a transmissão acontece pela Sympla (clique aqui), direto da casa do ator. 

Com duração de 60 minutos, direção de Gabriel Fontes Paiva, texto de Daniel Belmonte e Fabrício Branco e atuação de Otávio Muller, 'Questão de Falha' é uma comédia de autoficção e parte da temática da desconstrução do masculino para repensar de forma divertida a sociedade patriarcal e o machismo. André Prado assina a luz e assistência de direção, além de ser o diretor técnico responsável pelas novas tecnologias e direção de arte.

A peça será encenada ao vivo da casa de Otávio Muller, e contará com cenas pré-gravadas. O público pode participar ativamente do processo de criação do espetáculo. Além da exposição do trabalho, conversará com a equipe discutindo a montagem, sugerindo, experimentando junto com o elenco e o grupo de criação. Alguns poderão até se arriscar a dirigir o ator ou a atuar.

“O público estará na mesma sala que a gente e, em alguns momentos, com a câmera ligada. Otávio apresentará o projeto e encenar online algumas cenas, e gravações serão exibidas. É como se fosse uma peça online com improvisos e participação ativa do publico”, explica o diretor.

Otávio será desafiado a falar de suas falhas e dos homens de forma geral em relação às mulheres e à sociedade. A comédia parte da história e do histórico do próprio Otávio Muller no tema para criar as críticas. “A ideia é fazer tudo muito engraçado. Será uma autocrítica, reconhecer os erros, falar muito mal de mim mesmo”, conta Otávio.

Sobre a direção

O diretor Gabriel Fontes Paiva imagina uma cenografia simples, “que permita resignificar os espaços juntamente com a luz porque contamos histórias em lugares diversos”. A trilha sonora será do roqueiro Chuck Hipolito quando na versão presencial.

“Neste instante, o importante é a participação do público. Mostrar para eles o que escrevemos, alguns ensaios, alguns pensamentos. Queremos ouvi-los e que se divirtam com a gente. Temos nos divertido muito neste processo. O Otávio, além de um ator extraordinário, que sempre surpreende com interpretações inusitadas, é um cara divertidíssimo. Acho que o publico vai adorar conhecer este processo e participar dele", explica.

Sobre o texto

Quando o encenador e produtor Gabriel Paiva propôs o tema do espetáculo a Otávio Muller, o ator logo sugeriu dois autores, com quem já trabalhara anteriormente: Daniel Belmonte e Fabrício Branco. 

Daniel é autor do longa 'B.O.', roteirista da nova fase do programa 'Zorra' e 'A Gente Riu Assim', ambos da Rede Globo. Já Fabrício Branco, é um dramaturgo premiado pela montagem de 'Solo' e 'A Pena', ambos de 2019, além de 'Sanfre', de 2015, direção de Carmen Frenzel, 'Triptografia', de 2017, dirigido por Pedro Kosoviski e Marco André Nunes e de 'Distorções', de 2019.

A linha da autoficção norteou o caminho da escrita. As cenas foram criadas a partir provocação sobre as histórias do Otávio. O processo de escrita tem sido colaborativo a partir de reuniões online.

Daniel Belmonte e Fabrício Branco assistem os ensaios em plataforma digital junto com o diretor. Em seguida, escrevem as cenas separadamente para depois trocar opiniões, interferindo na escrita um do outro do outro, por vezes acrescentando, subtraindo falas ou até alterando a disposição de diálogos.

“Daniel e eu nos revezamos na criação das cenas propostas e trocamos durante a criação, para melhor adequar ao discurso e tornar o humor o principal direcionamento de toda a nossa escrita”, detalha Fabrício.

“Nós já tínhamos sonhado em desenvolver um trabalho conjunto e essa foi nossa primeira oportunidade. Juntos, colhemos as informações sobre a história de vida do Otávio, pesquisamos o assunto proposto e sugerimos as falas que ganharam vida em um personagem quase real”, revelam.

“Estamos descobrindo como fazer um processo teatral à distância, tendo de adaptar os procedimentos de construção dramatúrgica, a elaboração do texto, e transpor para este novo universo de distanciamento social”, conta Daniel. Ambos concordam que facilita o fato de já terem trabalhado com Otávio, com quem possuem intimidade artística.

Sobre Otávio Muller

É fato a genialidade de Otávio Muller para construir personagens inusitados, sempre carismáticos e engraçados. Não à toa coleciona dezenas de papeis marcantes na televisão, no cinema e no teatro.

Entre os mais recentes trabalhos do artista no teatro, destaque para a direção do monólogo 'Mais Preta do que Nunca', de sua ex-mulher Preta Gil, em 2019, e a comédia 'Loloucas', com Heloisa Périssé e Maria Clara Gueiros (2020), esta última com a temporada interrompida pela pandemia. Fez ainda 'A Vida Sexual da Mulher Feia', onde assina a direção.

Na televisão, destaque para o Djalma, da série 'Tapas & Beijos'. Otávio participou da nova fase do 'Zorra' e da 'Escolinha do Professor Raimundo', além de ter voltado a fazer novela - a próxima da Globo das 21h, de Lícia Manzo.

No cinema, durante a pandemia o ator esteve no longa 'Álbum de Família' (Nelson Rodrigues), de Daniel Belmonte, em que atuava com sua própria família. “Quer participar do processo de criação de uma peça? O que acha de, ao invés de assistir me ajudar a montar uma peça falando mal de mim mesmo?”, convida o ator.

Ficha técnica
Questão de Falha
Direção - Gabriel Fontes Paiva
Texto - Daniel Belmonte e Fabrício Branco
Atuação - Otávio Muller
Direção Técnica, Luz e Edição de Vídeo - André Prado
Assessoria de Imprensa - M. Fernanda Teixeira e Macida Joaquim | Arteplural
Realização - Fontes Realizações Artísticas

Serviço
Questão de Falha (ensaios abertos)
Com Otávio Muller
Estreia -  dia 05 de fevereiro - sexta-feira
Horário -  21h
Temporada – dias 06 e 07, 19, 20 e 21 de fevereiro
Horário - sexta e sábado às 21h30 e domingo às 19h
Duração - 60 minutos
Capacidade da sala - 150 pessoas
Ingressos - R$ 20,00 (preço único)
Local - plataforma digital Sympla (clique aqui)
Classificação - 16 anos 

Postar um comentário

0 Comentários