Exposição fotográfica retrata caminhada de Gandhi pela Índia em protesto pacífico sobre o sal

'A Marcha do Sal'. Foto - Érico Hiller

'A Marcha do Sal' acontece a partir do dia 18 de janeiro no Santana Parque Shopping

Com a proposta de promover a expansão da cultura na região norte, o Santana Parque Shopping abre, a partir de 18 de janeiro, o cronograma de eventos culturais 2021 com a exposição inédita 'A Marcha do Sal', do fotodocumentarista Érico Hiller, grande apreciador da arte e da fotografia que traz em sua bagagem profissional registros feitos em mais de 50 países.

Esta é a primeira exposição de uma série de cinco temas que o empreendimento promoverá ao longo deste ano em parceria com Érico Hiller, com o objetivo tornar acessível aos moradores locais histórias e hábitos culturais pelo mundo afora.

Com visitação gratuita, 'A Marcha do Sal' traz uma seleção de 44 fotografias feitas em uma viagem de Érico em 2017 pela Índia. O profissional revela que sentiu na pele sensações intensas ao refazer o mesmo trajeto que Mahatma Gandhi percorreu em 1930.

'A Marcha do Sal'. Foto - Érico Hiller

O percurso que teve um total de 400 km, com início pela cidade de Ahmedabad até a praia de Dandi, foi um ato de protesto pacífico realizado por Gandhi contra a proibição, atribuída pela coroa britânica, pelo direito da extração de sal na própria Índia, sem ter de pagar impostos ao império britânico.

Além das 44 imagens fotográficas espalhadas pelos corredores no lounge do 2º piso do shopping, a história de cada situação registrada é contada por meio de textos escritos de forma bem peculiar, apresentando uma narrativa objetiva a fim de envolver os visitantes despertando a consciência de que valores como a empatia, a interiorização e o cuidado com o próximo estão interligados desde tempos passados.

'A Marcha do Sal'. Foto - Érico Hiller

“Acredito que a pandemia acelerou muito a habilidade do ser humano no processo de interiorização. E o tema da primeira exposição, em que a representatividade de Gandhi se faz muito presente com reflexões de como conviver em harmonia com o seu semelhante e zelar pelo bem coletivo, vem de encontro com o momento que estamos vivendo”, revela Érico Hiller.

“Conhecemos a trajetória profissional de Érico Hiller que possui projetos documentais e fotografias publicadas em importantes veículos de comunicação nacional e internacional como a revista National Geographic e, dentro do contexto de disseminar a cultura para todos, firmamos uma parceria para ter parte de seus trabalhos sendo expostos aqui no nosso calendário cultural 2021 do Santana Parque”, finaliza Marcus Borja, superintendente do shopping.

'A Marcha do Sal'. Foto - Érico Hiller

Sobre Érico Hiller

Nascido em Belo Horizonte (MG), adotou São Paulo como cidade para residir. Seu interesse pela arte e pela fotografia despertou desde muito cedo, mas foi durante a Faculdade de Comunicação Social (ESPM) que realmente houve uma conexão com a fotografia de maneira mais intensa e definitiva.

Em 2008, realizou um longo ensaio fotográfico sobre as tensões sociais em grandes cidades da Argentina, Brasil, China, Índia, México e Rússia. Entre 2011 e 2012 esteve no Ártico, na Tanzânia, na Etiópia, nas Maldivas e na Mata Atlântica retratando regiões ameaçadas do planeta. Érico já exibiu suas fotos em exposições individuais a um grande público em locais como Museu do Amanhã, Museu da Casa Brasileira, Casa Bandeirista e Leica Gallery.

Em 'A Marcha do Sal' (2018) Érico caminhou o trajeto que Mahatma Gandhi percorreu na Índia em 1930 de Ahmedabad até a praia de Dandi. Pelos últimos anos, Hiller se dedicou a fotografar histórias de pessoas que vivem sem acesso seguro à água e ao saneamento básico para compor o livro Água (2020).

'A Marcha do Sal'. Foto - Érico Hiller

Serviço
Exposição A Marcha do Sal
Período - de 18 a 28 de fevereiro
Local - Santana Parque Shopping - lounge do 2º piso
Endereço - Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2780 - Santana - São Paulo
Horário: das 10h às 22h de segunda a sábado, e das 14h às 20h aos domingos e feriados
Entrada gratuita
Mais informações 11 2238-3002, pelo site aqui, ou WhatsApp 11 96588-3226

Dica de leitura:

A virtude da raiva


“Não precisamos ter vergonha da raiva. Ela é algo muito bonito e poderoso que nos leva a agir. Temos que nos envergonhar é de exagerarmos a dose”, Mahatma Gandhi. Nesta comovente história sobre o caminho da raiva para a não violência, você vai conhecer dez lições essenciais ensinadas por Mahatma Gandhi a seu neto Arun. Tratados com a leveza do olhar de um jovem, temas universais como formação da identidade, gerenciamento da raiva, depressão, solidão, amizade e família ganham a luz dos ensinamentos do maior líder pacifista de nosso tempo.

Ficha técnica
A virtude da raiva
Autor - Arun Gandhi
Tradução - Débora Chaves
Editora - Editora Sextante
Páginas - 176
Preço - R$ 13,35
Para mais informações e comprar clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários