Dia do leitor - conheça as obras da escritora Kiusam de Oliveira


A autora que transforma o cenário literário infantil com obras representativas

Hoje, dia 07 de janeiro, é comemorado o 'Dia do Leitor', data dedicada aos apaixonados pela leitura. Ninguém nasce leitor, o interesse pela literatura é algo que se desenvolve por meio das influências e hábitos praticados desde a infância. 

Para presentear os amantes dos livros, selecionamos duas obras da escritora e doutora em educação Kiusam de Oliveira, uma das mais renomadas escritoras do segmento literário infanto-juvenil.

Em ‘O Black Power de Akin’, Kiusam apresenta a história de Akin um jovem negro de 12 anos que cobre a cabeça com um boné ao ir para a escola. Ao seu avô, Dito Pereira, ele não conta que tem vergonha do seu cabelo, motivo de chacota dos colegas. O livro tem projeto gráfico e ilustrações que incorporam referências da ancestralidade em linguagem contemporânea de arte digital, criados pelo designer Rodrigo Andrade.


A segunda opção é 'O mundo no Black Power de Tayó', que relata a história de Tayó, uma menina negra que tem orgulho do cabelo crespo com penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas. A autora apresenta uma personagem cheia de autoestima, capaz de enfrentar as agressões dos colegas de classe, que dizem que seu cabelo é "ruim".

Kiusam de Oliveira também assina obras premiadas como 'Omo-obá Histórias de Princesas' e o 'O mar que banha a Ilha de Goré'.

Sobre a autora

Nascida em Santo André, grande São Paulo, Kiusam de Oliveira aos 14 anos ingressou no Colégio IESA para cursar Magistério de 2o Grau. Logo após, foi para a Fundação Santo André cursar Pedagogia, com habilitações em Administração Escolar e Orientação Educacional.

Para qualificar-se fez lato-sensu em Metodologia do Ensino Superior e, na sequência, na USP habilitou-se em Deficiência Intelectual e Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e Doutorado em Educação, ambos pela USP.

Foto - Divulgação

A partir de 2009, iniciou uma sequência de lançamentos literários, com grande repercussão nacional e internacional. Suas obras foram premiadas por diversas frentes: com o livro 'Omo-Oba: Histórias de Princesas', altamente premiado e que em 2019 completou 10 anos de sua primeira edição.

Prêmio ProAC Cultura Negra 2012, 'O Mundo no Black Power de Tayó' foi elencado no ranking dos dez livros mais importantes do mundo, em direitos humanos, pela ONU. Até o ano de 2019, a multi-artista dedicou-se também às atividades acadêmicas, tendo se mudado para o Espírito Santo para lecionar na Universidade Federal do Espírito Santo. Após um longo jejum e retornando ao eixo Rio-São Paulo, assinou em janeiro de 2020 contratos para quatro novos e aguardados lançamentos literários.

Fichas técnicas

O Black Power de Akin
Autora - Kiusam de Oliveira
Editora - Editora de Cultura
Páginas - 40
Preço - R$ 46,00
Para mais informações e comprar clique aqui

O Mundo no Black Power de Tayó
Autora - Kiusam de Oliveira
Editora - Petrópolis
Páginas - 46
Preço - R$ 32,90
Para mais informações e comprar clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários