Gamificação na sala de aula e nos treinamentos corporativos

Livro aborda a gamificação, que vem crescendo exponencialmente por tornar lúdico conteúdos complexos e aprimorar habilidades importantes no mundo corporativo

Os jogos estão presentes desde os registros mais remotos da história. Porém, você sabia que mais do que entretenimento, os jogos atualmente são verdadeiras ferramentas para desenvolver o raciocínio, o trabalho em grupo e até mesmo para aprimorar habilidades importantes no mundo corporativo?

O livro 'A era exponencial exige - A gamificação na sala de aula e nos treinamentos corporativos', com coordenação editorial de Valderez Loiola, lançada pela Literare Books, aborda a gamificação nos mais diversos cenários. A gamificação utiliza a diversão do jogo e se apropria de uma realidade paralela, dentro de um ambiente seguro, para treinar ou ensinar. A experiência promovida por uma solução gamificada gera respostas emocionais que levam à transformação comportamental e à evolução do indivíduo.

De acordo a pesquisa realizada pela Newzoo, há 2.5 bilhões de pessoas que jogam ao redor do mundo. No Brasil, segundo a Pesquisa Game Brasil, cerca de 66,3% das pessoas jogam independentemente do tipo de dispositivo e possuem idade entre 25 e 34 anos. Outro estudo de 2019, da TalentLMS, aponta dados interessantes sobre a relação entre gamificação e produtividade no ambiente profissional, destacando que colabores ficam mais motivados quando há elementos de jogos em seus treinamentos, cerca de 83% responderam positivamente. Além disso, 89% se sentem mais produtivos quando seu trabalho está gamificado.

A motivação para alcançar algo que o oponente possuía ou desejava, sempre foi o grande objetivo de grande parte das interações grupais. Com o advento da agricultura e do desenvolvimento da indústria, atividades antes consideradas corriqueiras passaram a dar espaço à diversão, pois o ser humano, sendo mais produtivo, poderia ter momentos de descontração.

Dos jogos físicos, de tabuleiro, passou aos eletrônicos, evoluindo a um patamar que movimenta bilhões de dólares no mundo dos games. E sim, os jogos eletrônicos e até os físicos podem e são aplicados em empresas, corporações que desejam descobrir, desenvolver ou reforçar habilidades nos colaboradores. Em empresas, a gamificação bem estruturada pode render resultados positivos para impulsionar o engajamento de colaboradores ou times na entrega de metas. Os modos de aplicações são diversas e trazem diversos benefícios.

Cada capítulo conta com a experiência de um autor especialista na área, que conseguiu aplicar a metodologia com êxito. Dentre alguns temas abordados estão:

  • Game skills, gamificação no desenvolvimento de líderes
  • Lego gamification
  • Educação 5.0
  • Ferramentas pedagógicas ativas e socioemocionais

Um livro envolvente e de fácil compreensão, que ajudará a desburocratizar processos e conteúdos, bem como abrirá o leque de opções motivacionais e de desenvolvimento corporativo.

Sobre a coordenadora editorial
Valderez Loiola é mentora, educadora, empreendedora e palestrante. Criadora do Método S.E.R, aplicável às pessoas e negócios. Coautora do best seller 'Mapeamento Comportamental' - Editora Literare Books, 2019, que, por meio do autoconhecimento, congrega técnicas para impulsionar e inspirar pessoas; e do livro 'Profissional de Alta Performance' - Editora Literare Books, 2020, que narra a perspectiva do cenário coorporativo sob o ponto de vista de desenvolvimento pessoal. Coach do programa Transformação Humana - Pessoas e Negócios, que proporciona um mindset de crescimento com o auxílio de metodologias ativas em serviços corporativos, educacionais e atendimentos individuais. Como educadora, tem paixão por apoiar instituições de ensino na busca por inovações pedagógicas. Na área social, é ativista em várias frentes, como a do Mosaico do Bem, grupo de voluntários que se unem para apoiar as pequenas instituições que fazem o bem. Coordenadora do Mulheres de Negócios, grupo que está em expansão e tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo feminino, apoiando e qualificando mulheres para o mundo dos negócios.

Ficha técnica
A era exponencial exige: a gamificação na sala de aula e nos treinamentos corporativos
Coordenadora Editorial - Valderez Loiola
Editora - Literare Books International
Páginas - 112
Preço - R$ 39,90
Para mais informações e comprar clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários