Conrad lança HQ que fala sobre apagamento da história dos negros no bairro da Liberdade em Sampa


Obra de Marília Marz narra a cultura negra e leste-asiática na região

A Conrad Editora anunciou hoje, dia 10 de dezembro, mais um lançamento digital: 'Indivisível', da arquiteta e ilustradora Marília Marz. A obra, finalista do prêmio Dente de Ouro na categoria "Quadrinhos" em 2018 e vencedora do prêmio de publicações Des.gráfica 2018, está já disponível nas principais plataformas digitais.

'Indivisível' é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Marília Marz realizado em 2017. O quadrinho explora e discute a cultura negra e leste asiática presentes no bairro da Liberdade, em São Paulo, mostrando como antigamente ele era ocupado por escravos do século XIX e agora ele é muito conhecido como o bairro da colônia oriental.

'Indivisível', páginas 20 e 21

O trabalho foi estruturado em duas partes. Uma delas conta a história que deu origem ao nome do bairro, “Liberdade”, e está diretamente associada à Igreja Santa Cruz dos Enforcados e à Capela dos Aflitos, lugares de referência para a comunidade negra não apenas dos arredores, mas também de outras regiões da cidade.

Diante do apagamento da memória referente à cultura negra, seja pela demolição de espaços significativos para essa comunidade ou do êxito nos processos de embranquecimento de seus membros de destaque (por exemplo Machado de Assis, Chiquinha Gonzaga e Lima Barreto), o trabalho propõe um resgate de parte dessa memória.

A outra parte do trabalho tem como base as práticas cotidianas e propõe um ensaio sobre o dia a dia do bairro, uma tentativa de compreensão da multiplicidade de informações que nos é apresentada na rotina da vida urbana. Para tal, foi elaborada uma narrativa visual que busca o esgotamento dos elementos, muitos deles considerados característicos da cultura oriental, mais especificamente da cultura japonesa.

'Indivisível', páginas 49 e 49

Juntas, as duas metades da história se encontram, compondo um romance gráfico sem começo nem fim, que busca cumprir o objetivo principal do trabalho: evidenciar a identidade da cidade como uma sobreposição de camadas construídas pelo tempo.

"Quando ouvi a Marilia falando sobre 'Indivisível' em um evento em 2019, achei incrível a história daquela HQ falando da origem negra do bairro da Liberdade. Já na Conrad, corri pra contratar, mas foi um grande desafio adaptar aquela HQ que tinha duas tramas paralelas que terminavam na mesma pagina dupla no meio do álbum. Mudamos um pouco, colocamos alguns extras, tudo isso feito a quatro mãos com a autora, e chegamos em um resultado digital incrível", comentou Cassius Medauar, publisher da Conrad.

Ficha técnica
Indivisível
Autora - Marília Marz
Editora - Conrad
Páginas: - 54
Preço - R$ 9,90 (e-book)
Para mais informações e comprar clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários