A História de Ruth - narrativa impregnada pelo universo feminino


Com a obra, o diretor de arte Marcello de Oliveira venceu o 6º Prêmio Abeu 2020 na Categoria Projeto Gráfico

Em novembro último, foram apresentados os vencedores do 6º Prêmio Abeu 2020, promovido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias. O editor e diretor de arte da KPMO Cultura e Arte, Marcello de Oliveira, ganhou na categoria Projeto Gráfico o primeiro lugar com o livro 'A História de Ruth', cuja publicação foi uma coedição entre a KPMO e a Cultura Acadêmica, selo da FEU (Fundação Editora da Unesp).

O livro de crônicas ilustradas, resgata as memórias da autora, Ruth Sprung Tarasantchi obrigada a deixar a sua terra natal Sarajevo, antiga Iugoslávia, passando pela Segunda Guerra Mundial, o desembarque no Brasil em 1947 até os dias atuais.

A publicação feita da delicadeza dos detalhes, um conjunto de gravuras da artista entremeados com as suas histórias, leva o leitor a se encantar. A obra comove no diálogo entre a artista e a escritora, personagem central dos desenhos e também da narrativa.

Marcello de Oliveira é o profissional de criação, responsável pela direção de arte e o desenho dos projetos gráficos de sucesso como a mais recente publicação da KPMO, Edifício Itália, e já ressalta que novos projetos conquistarão o público, como a obra Mosteiro da Luz, de autoria do professor Benedito Lima de Toledo, que será lançado no início de 2021.

"Ainda estudante na Faculdade de Arquitetura da USP tomei gosto pela pesquisa iconográfica, pelo design e pelo universo dos livros. A arquitetura me levou à pesquisa sobre o tema das artes, onde pude interagir em inúmeros grupos de trabalho e de pesquisa. Conheci a professora Ruth num café na Editora da USP e desde então criamos um laço de amizade que me aproximou não apenas desta querida profissional, mas também passei a cultuar boa relação com outros mestres que me são muito queridos e admirados. A Ruth é uma dessas pessoas especiais. Desenhamos juntos inúmeras obras, como o livro Pintores Paisagistas de São Paulo, Oscar Pereira da Silva, e agora, prestes a ser lançado em 2021, uma publicação inédita sobre a esplendorosa obra do artista Glycério Geraldo Carnelosso", revela Marcello de Oliveira.

Sinopse

A artista plástica, restauradora, pesquisadora e historiadora de arte Ruth Sprung Tarasantchi nasceu em Sarajevo, Iugoslávia (atual Bósnia-Herzegovina) em 1933, e desde 1947 vive no Brasil. Encontrou na gravura em metal o processo ideal para sua expressão artística. Suas imagens despertam emoções e sentidos, em uma espécie de ideário universal dos álbuns de família. Autobiográficas, narrativas, impregnadas pelo universo feminino, pelos costumes e tradições judaicas, pelos personagens que habitam sua memória, as gravuras de Ruth nos transportam no tempo e no espaço. Neste livro, as gravuras são acompanhadas de textos em que a artista mira a própria vida em retrospectiva, e as imagens encontram contraponto perfeito na poesia que perpassa a narrativa.

Ficha técnica
A História de Ruth
Autora - Ruth Sprung Tarasantch
Editora - KPMO/Unesp
Páginas - 240
Preço - R$ 86,78
Para mais informações e comprar clique aqui

Leia também:

Postar um comentário

0 Comentários