Xica da Silva é o tema da terceira coleção digital do CPT_Sesc

Antunes Filho e elenco da peça Xica da Silva (1988). Foto - Paquito | Acervo Sesc Memórias

Desde o dia 16 novembro está disponibilizada mostra com detalhes da encenação, de 1988. As coleções reúnem figurinos, objetos de cena, materiais gráficos, entre outros itens que podem ser acessados na plataforma Sesc Digital

O CPT_Sesc (Centro de Pesquisa Teatral do Sesc São Paulo)  disponibiliza, na plataforma Sesc Digital, as Coleções e Acervos Históricos CPT_Sesc com itens do acervo de encenações do CPT. São imagens de figurinos, peças gráficas e outros itens que recontam a história dos espetáculos.

Desde o dia 16 de novembro, o público pode conferir a coleção de Xica da Silva, peça que esteve em cartaz em 1988, ano do centenário da abolição da escravatura no Brasil. Protagonizada pela atriz Dirce Thomaz, a peça foi fundamental na trajetória e evolução do grupo com o uso da cenografia como elemento narrativo, mais do que simples recriação realista de um espaço, era parte efetiva na criação de significados no relacionamento com atores e texto.

 Elenco da peça Xica da Silva (1988). Foto - Paquito | Acervo Sesc Memórias

Com texto de Luís Alberto de Abreu e cenário e figurino de JC Serroni, a peça narra a vida de Francisca da Silva de Oliveira, a Xica da Silva, uma mulher ex-escravizada que atingiu posição de destaque na alta sociedade mineira durante o apogeu da exploração de diamantes, na segunda metade do século XVIII.

Foto - Divulgação

A coleção digital de Xica da Silva junta-se a outras duas, que permanecem online para serem visitadas a qualquer instante no Sesc digital. A primeira, lançada em setembro, é A Pedra do Reino (2006), sobre a encenação de Antunes e do grupo Macunaíma, com base na obra de Ariano Suassuna. Em outubro, foi disponibilizada mostra sobre A Hora e vez de Augusto Matraga (1986), baseada em conto de Guimarães Rosa. A peça marcou o encontro de Antunes com Raul Cortez e foi definida pelo ator como um marco em sua carreira.

Confira no vídeo os comentários de JC Serroni sobre os figurinos da peça Xica da Silva:


Debate

No dia 24 de novembro, terça-feira, às 18h, acontece um debate online sobre o texto de Xica da Silva. O encontro reúne duas atrizes que interpretaram a personagem principal - Dirce Thomaz no teatro, e Zezé Motta, no filme homônimo de 1976, dirigido por Cacá Diegues.

A mediação é de Kelly Adriano (Doutora em Ciências Sociais e Gerente Adjunta de Ação Cultural do Sesc São Paulo) e poderá ser acompanhado no canal do YouTube do CPT_Sesc (clique aqui). O evento faz parte do Círculo de Debates - Memória, Acervo e Pesquisa, realizado a cada lançamento de coleção na Plataforma Sesc Digital, e traz pessoas do teatro, pesquisadores e envolvidos nos espetáculos ou áreas correlatas às obras originais para falar sobre as montagens e suas memórias.

Serviço

Xica da Silva - Coleções e Acervos Históricos do CPT_Sesc
Descritivo - Figurinos, objetos de cena, materiais gráficos em coleção digital que apresenta o acervo do espetáculo Xica da Silva, montado em 1988 pelo CPT, com direção de Antunes Filho
Data - a partir de 16 de novembro
Local - plataforma Sesc Digital (clique aqui)

Círculo de Debates - Memória, Acervo e Pesquisa - Xica da Silva
Com Dirce Thomaz e Zezé Motta (mediação Kelly Adriano)
Data - 24 de novembro
Horário -  18h
Local - canal do YouTube do CPT_Sesc (clique aqui)

Postar um comentário

0 Comentários