Afinal o que seria o fascismo? Uma corrente política, uma ideologia, uma seita, uma forma de viver ou um sentimento marcial coletivo? O fascismo seria inerente a uma época? Pode ser transplantado de país para país? Pode ser falado em diversos idiomas? Teria ele morrido com a Segunda Guerra Mundial e desaparecido sem vestígios ou poderia ter deixado bisnetos que começam a ser notados agora?
Essas são algumas das perguntas que o autor Alexandre Gossn deve tratar em suas participações na 66ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e na Feira Virtual do Livro - Flipoços 2020, em Minhas Gerais, nesta semana.
O assunto vem das reflexões de 'Fascismo Pandêmico. Como uma ideologia de ódio viraliza? - Um breve ensaio sobre a alma fascistoide', publicado pela Editora Autografia, terceiro livro de Alexandre Gossn, que acaba de chegar às lojas. Em Porto Alegre, sua live acontece amanhã,, dia 10 de novembro, pelo Instagram do autor (clique aqui), às 20 horas. Já na Flipoços, a transmissão ao vivo será na sexta-feira, dia 13 de novembro, a partir das 18h30, pelo site do festival aqui.
O autor defende que o fascismo não existe na mesma dimensão e estridência que nos anos 20, 30 e 40 do século XX, mas também considera que ele não tenha sido plenamente erradicado da humanidade. A ideia do livro surgiu durante o isolamento. Gossn tinha acabado de concluir seu segundo livro, 'Cidadelas & Muros: como o ser humano se tornou um animal urbano', que desde o lançamento está entre os livros mais vendidos na Amazon, na categoria História da Civilização, e pensou em desacelerar e descansar um pouco. Mas como todas as atividades pararam também, ele se viu com tempo disponível para fazer uma das coisas que mais gosta: pesquisar e escrever.
“Vivemos neste período uma polarização enorme, onde as pessoas estão muito radicalizadas em suas preferências políticas e ideológicas, tanto à esquerda quanto à direita. Resolvi me aprofundar no estudo das ideologias, como surgiram e como chegaram até os dias de hoje”, lembra o escritor, que considera direitistas, esquerdistas, liberais e conservadores, quando extremados, “gêmeos siameses”.
A intenção era que o fascismo fosse apenas um capítulo do livro que surgia, mas, ao comparar aquilo que avalia mais como um movimento de ação que uma ideologia filosófica com o que ocorria no mundo e no País, Gossn percebeu que o assunto merecia um trabalho todo a respeito e começou a traçar um paralelo do surgimento do fascismo, nos anos 1920, logo depois da pandemia mundial da Gripe Espanhola, com o período atual, com a Covid-19.
Com contextos muito semelhantes nas duas épocas, de crise econômica e do descontentamento das pessoas com a elite política, ambiente este agravado por uma crise sanitária e pelas bolhas das redes sociais, o escritor embasa seu texto em pensadores como José Ortega y Gasset, Wilhelm Reich, Sigmund Freud, Carl Jung e Elias Canetti e distingue os anônimos que se identificam com o ódio.
A grande diferença da obra de Gossn para as demais que tratam sobre o tema é lançar luz sobre os fascistas anônimos e não necessariamente sobre os notórios, afinal, para o autor "para toda refeição ser servida é preciso existir fome", assim Hitler, Mussolini e outros líderes, tanto antigos como atuais são antes as consequências de uma pulsão fascista na população e não a sua causa.
Audiovisual
Para reforçar a mensagem do livro, Gossn produziu pequenos clipes trazendo reflexões sobre o assunto. Ele pretende ainda produzir minidocumentários sobre o livro 'Fascismo Pandêmico' e seus livros anteriores: 'Cidadelas & Muros e Liberdade', 'Metamoralidade & Progressofobia'. Esses conteúdos audiovisuais estarão disponíveis no site do escritor aqui.
Sobre o autor
![]() |
Foto - Divulgação |
Alexandre Gossn é advogado, mestre em Direito Ambiental, pós-graduado em Direito Imobiliário e pós-graduando em Ética e Filosofia. Ele se declara um humanista na essência e, depois de se dedicar por mais de 30 anos aos estudos e à carreira no Direito, no ano passado, resolveu resgatar um sonho antigo de voltar a escrever. Além dos três livros prontos, o escritor já tem pesquisas em andamento para os próximos títulos.
Ficha técnica
Fascismo Pandêmico. Como uma ideologia de ódio viraliza? - Um breve ensaio sobre a alma fascistoide
Autor - Alexandre Gossn
Editora - Autografia
Páginas - 82
Preço - R$ 30,00 e R$ 13,00 (e-book)
Para mais informações e comprar clique aqui
Serviço
66ª Feira do Livro de Porto Alegre
Data - 10 de novembro
Horário - 20 horas
Local - Instagram aqui
Feira Virtual do Livro - Flipoços 2020
Data - 13 de novembro
Horário - 18h30
Local - site aqui
0 Comentários