7º Curta Neblina anuncia os premiados


Festival Latino-Americano de Cinema chega ao fim após homenagens e diversos filmes premiados

O Curta Neblina - Festival Latino-Americano de Cinema chega ao fim de sua sétima edição. A primeira online e com concurso de roteiros, que aconteceu entre os dias 18 de setembro a 04 de outubro.

O júri do Concurso de Roteiros de Longa-Metragem formado por Marcílio Moraes, Carlos Henrique Marques, Vicente Vianna e Antônio de Freitas escolheu "A Caravana" (de Marcus Cardelíquio) como o melhor roteiro dentre os cinco finalistas e optou por oferecer uma Menção Honrosa a "João - e o Lobinho Guará" (de Shênia Salvador).

O júri de Animação, que contou com o maestro espanhol Andreu Jacob, o ator/diretor Emílio de Mello e o cineasta Maurício Hirata, escolheu "Arroz y Fósforos" (do argentino Javier Beltramino) como a melhor.

Na categoria Documentário, cujo júri foi formado por Jacob, Mello, Hirata e mais o produtor Julio Uchôa, escolheu o filme chileno "La Última Escena" (de Mijael Bustos) com a Melhor Direção e o salvadorenho "Única" (de Hugo Mata) como Melhor Montagem e uma menção Honrosa à biografada do filme, a iluminadora Yamileth Domingues.

O júri de Ficção, formado por Paulo Cursino, Sergio Rezende, Matheus Nachtergaele e Julio Uchôa escolheram os argentinos "Quiero Saber por qué me Dejaste" (de Federico Pozzi e Ivan Stoessel) e "En Crítica" (de Luz Orlando Brennan) respectivamente como Melhor Roteiro e Melhor Direção.

O Prêmio de Melhor Interpretação foi oferecido ao trio de atores Chico Meirelles, Miriam Brockmann Guimarães e Luís Fabiano, do filme "Entre Nós" (de Maciel Fischer). Foi oferecida uma Menção Honrosa ao filme "Cóndor de Los Andes", filme do cineasta paulista Will Mazzola rodado nos Andes.

A Embaixada da Espanha no Brasil ainda ofereceu uma trilha sonora original de André Abujamra ao filme espanhol Ex-Humación (de Antonio Galarzo Heredia).

Na categoria Voto Popular, foram eleitos: "Redoma", de Daniel Tupinambá (Ficção), "Tape Project", de Marcio di Benedetto (Documentário), "Arroz y Fósforos", de Javier Beltramino (Animação), "Passeio Noturno", de Ricardo Corsetti (Mostra Paralela) e "Sobre Ruedas", de Rubén Pascual Tardío (Mostra Espanhola).

O festival contou com o apoio da Embaixada da Espanha no Brasil, Summus Editorial, FIC - Fábrica de Ideias Cinematográficas, Mistika, Ethos Comunicação & Arte, Doc Comparato, Romeu di Sessa, Rafael Peixoto e ProCultura.

Confira abaixo o vídeo de encerramento do festival:

Postar um comentário

0 Comentários