Drama Barrabás retrata a história bíblica da crucificação e ressurreição de Cristo


Primeiro trabalho do cineasta Evgeniy Emelin, baseado no best-seller “Barrabás”, de Marie Corelli, estreia nos cinemas dia 12 de dezembro

O cenário é Jerusalém, em 33 Anno Domini. Trata-se da crônica de alguns dias da vida de um homem que escapou da crucificação. Poucos dias que mudaram o mundo para sempre. A peculiaridade do filme Barrabás, bem como do romance que lhe deu origem, está no ponto de vista original de uma história bem conhecida sobre a morte e ressurreição de Cristo, que aqui vemos por intermédio dos olhos do criminoso Barrabás, um personagem periférico, se assim se pode dizer.

Afinal, quem é Barrabás? É aquele que escapou da morte na cruz, para a qual Jesus foi enviado. Por que esse personagem é interessante? Porque, à primeira vista, é a antítese exata do Filho de Deus, ele (aquele homem rude obcecado pela paixão mundana) foi quem se mostrou o mais fiel a Jesus.


Barrabás, de fato, está pronto para enfrentar a morte como um verdadeiro cristão, sem qualquer vestígio de medo, com prazer que ele provavelmente nunca experimentou antes em sua curta vida. A história começa com a execução, enviando Barrabás e outros personagens (e também espectadores) para essa escuridão. Os personagens e o caminho do mundo para a luz começam neste desespero. A ação adicional do filme será uma compreensão gradual do que aconteceu; um caminho lento.

Vemos essa história como uma crônica de alguns dias que influenciou o desenvolvimento da humanidade. O homem cria história; não importa quão pequenas, às vezes, as pessoas pareçam ser elas mesmas, elas são capazes de realizar grandes ações e chegar a determinações que influenciarão as mentes de cem gerações à frente.


Ao mesmo tempo, as pessoas podem realmente ser pequenas criaturas dilaceradas por paixões e contradições. Essa contradição é a mais interessante que as pessoas têm; é revelado com força incomum na história. Pessoas diferentes estavam envolvidas na execução e ressurreição da História de Jesus - de um juiz e um sumo sacerdote (pontífice) a um criminoso e uma prostituta. O mais importante na imagem é mostrar a realização dessas personagens da exclusividade do evento; eles percebem que a vida estava passando e passando e, de repente, eles o encontraram, Jesus, e daí em diante nada mais será o mesmo.

O Sol nascerá e cairá no horizonte como antes; as crianças crescerão como antes; o cabelo fica cinza a cada ano mais e mais. Mas nunca será o mesmo. E aquele criminoso ignorante e pecador Barrabás ilustra essa ideia com sua vida melhor do que todo o resto. A transformação de um homem de um escravo ignorante da paixão em um cristão que encontrou harmonia, Deus e ele próprio, será revelada por meio dele - por intermédio de um homem confuso tentando entender o máximo que pode o que está acontecendo com ele e com este mundo. O filme também vai se transformar. Sua primeira parte cheia de ação (prisão, trilha, execução) será dura e dinâmica.

Na segunda parte (principal), mergulharemos no suspense hipnótico de um milagre sem precedentes. Estudaremos atos e almas de nossos personagens se aproximando de seus olhos e corações; cada um dos corações se tornará um campo de batalha para a destruição e a criação, para o novo e o velho, para as trevas e o divino. Por fim, a final, na qual o milagre acontece. Então toda a atmosfera, mostrará a transformação no Universo e na alma de um homem. Na conclusão, resta dizer que a imagem "Barrabás" não se tornará um refrão do que foi visto antes, mas soará como uma nova voz capaz de contar essa grande história para as pessoas pela primeira vez.

O filme participou de vários festivais de cinema - “Amur Autumn”, “Saint Vladimir” em Sebastopol, “17 momentos” chamado Vyacheslav Tikhonov, “Meeting”. As estreias durante esses festivais foram recebidas com salas cheias, e os espectadores deixaram lágrimas nos olhos e palavras de gratidão. O longa está participando do festival internacional de cinema de caridade "Anjo Radiante", que está sob a custódia do Patriarca de Sua Santidade em Moscou e de toda a Rússia, Kirill. No elenco, estão estrelas do cinema e da TV russa: Pavel Kraynov, Regina Khakimova, Zalim Mirzoev, Elena Podkaminskaya, Konstantin Samoukov. Este é o último filme em que Albert Leonidovich Filozof trabalhou.

Palavras do diretor Evgeniy Emelin

Penso que nosso filme é diferente da maioria dos filmes que contam as histórias daqueles tempos. Decidimos não mostrar a imagem de Cristo. Ele existe em nossa história como uma imagem simbólica. Além disso, nossa história baseada em dogmas bíblicos é ficção. O filme é uma versão em tela de um romance, e não a Sagrada Escritura. No filme, temos personagens fictícios, por exemplo, a irmã de Judas, Judith, não há menções a ela, nem nas escrituras originais nem nos apócrifos. O motivo do principal protagonista do filme, Barrabás, também é ficção, são contemplações sobre o assunto, tipo de dogma bíblico "spin-off".

Sinopse


A história bíblica da crucificação de Cristo contada aos olhos de Barrabás, um criminoso condenado à crucificação e perdoado por Pôncio Pilatos em um feriado judaico. Quando ganhou sua liberdade, Barrabás começa a procurar a verdade. O profeta que foi executado em seu lugar é realmente o Filho de Deus? Em sua jornada para a resposta, encontra uma conexão inesperada com Judas e repensa sua própria vida.


Ficha técnica
Barrabás
Rússia | 2019 | Drama Religioso | 115 min. 
Título Original - Barabbas | Varavva
Direção - Evgeniy Emelin
Elenco - Regina Khakimova, Pavel Kraynov, Zalim Mirzoev
Distribuição - A2 Filmes
Classificação - 14 anos

Postar um comentário

0 Comentários