Imagem e palavra se fundem para contar a história da escravidão brasileira em Frechal, quilombo pioneiro no Brasil: da escravidão ao reconhecimento de uma comunidade afrodescendente. A partir de uma experiência de seis anos vividos na comunidade quilombola Frechal, no estado do Maranhão, a fotógrafa belga Christine Leidgens testemunha, por meio de fotografias e depoimentos, a realidade social de seus habitantes.
Ao longo da obra, Christine traça um panorama histórico da jornada da comunidade desde o final do século XIX, com a abolição, até o momento em que os quilombolas obtiveram o reconhecimento legal de suas terras. Símbolo de resistência contra a escravidão, Frechal foi a primeira das aproximadamente 4 mil comunidades remanescentes de quilombos no Brasil a obter reconhecimento oficial e garantir o pleno uso de sua terra, registrando-a como uma reserva extrativista. Esse marco abriu caminhos para que outras comunidades afrodescendentes conseguissem seu reconhecimento perante a sociedade brasileira.
Com artigos de intelectuais e antropólogos, como Kabengele Munanga, François Houtart, Henry Panhuys, Sergio Ferretti, Ilka Boaventura Leite e Petrônio Domingues, a obra analisa a importância de Frechal na luta pela cidadania e pela aceitação da diversidade étnica.
"É esta obra fotomonográfica, durante anos carregada pela autora com o amor e a abnegação com que se carrega uma criança, expressão do vitorioso combate dos habitantes de Frechal por sua terra-mãe, que temos a grande alegria de entregar à comunidade e também aos demais leitores", Henry Panhuys, Pesquisador na Universidade do Litoral - Dunquerque na França.
Sobre a autora
Fotógrafa itinerante, Christine Leidgens nasceu na Bélgica e formou-se em ciências sociais na École Européenne, em Bruxelas, em fotografia na Fotography School, em New Haven (Estados Unidos), e em artes visuais na École Supérieure des Arts de l’Image Le 75, também em Bruxelas. Estudou políticas de desenvolvimento na Secretaria das Relações Exteriores da Bélgica e história e cultura do Brasil no Colégio América Latina, na cidade belga de Lovaina. Christine já expôs seus trabalhos em várias cidades da Europa e do Brasil, tendo, inclusive, feito mostra na Usina do Gasômetro durante o Fórum Social Mundial de Porto Alegre, em 2003.
Ficha técnica
Frechal, quilombo pioneiro no Brasil
Autora - Christine Leidgens
Editora - Edições Sesc
Páginas - 256
Preço - R$ 35,00 (e-book) e R$ 46,39 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui
0 Comentários