Sesc Ipiranga recebe primeiro ciclo de Leituras Piqueniques de Textos do Arena


Programa original da peça Revolução na América do Sul (1960)

Ação envolve três leituras dramáticas dirigidas por três diretores diferentes, seguidas de debates públicos mediados por jovens dramaturgos

Nos dias 01, 15 e 22 de setembro (sábados), às 16h, o Sesc Ipiranga realiza em seu Quintal o primeiro ciclo de Leituras Piqueniques de Textos do Arena que integra o projeto ‘Dramaturgias’ e traz três leituras dramáticas dirigidas por três diretores diferentes, acompanhadas de piquenique. As leituras seguidas de debate questionam se o teatro permanece com a mesma capacidade de transformação social que tinha na década de 1960, criando conexões entre o passado e o presente a partir das obras, e discutindo de que forma elas podem nos ajudar a pensar o teatro e a realidade atual.

O ciclo de Setembro tem curadoria e idealização do Instituto Augusto Boal. A primeira leitura, Revolução na América do Sul (1960), acontece dia 1º de setembro, com direção de Marco Antônio Rodrigues e comentários de Marcos Barbosa. O texto de Augusto Boal inaugurou o teatro épico brasileiro em 1960 e narra a história de José da Silva, operário que perde seu emprego e parte para tentar se reerguer.

Celso Frateschi. Foto - Bob Souza

A segunda leitura ocorre no dia 15 de setembro e traz o texto Eles não usam black-tie (1958), de Gianfrancesco Guarnieri. Com direção de Celso Frateschi e comentários de Samir Yazbek, o enredo explora a situação do jovem Tião que, ao retornar à comunidade onde vive seu pai, o ativista Otávio, precisa decidir entre atuar coletivamente nas lutas pelos direitos dos trabalhadores ou buscar soluções individuais para sua vida.

Encerrando o ciclo de setembro, no dia 22 de setembro, é realizada a leitura de Chapetuba Futebol Clube (1959), de Oduvaldo Vianna Filho, texto que aprofundou o trabalho sobre o realismo psicológico que o Arena propunha desde a sua inauguração. Com direção de Marcos Felipe e comentários de Sara Antunes, o texto expõe o cotidiano de um pequeno time interiorano, destacando tipos populares de enorme empatia e comunicabilidade e, ao mesmo tempo, a sórdida engrenagem da qual são vítimas.

Serviço
Leitura Piquenique de Textos do Arena
Local - Sesc Ipiranga - Quintal
Endereço - Rua Bom Pastor, 822 - Ipiranga - São Paulo
Informações 11 3340-2000

Revolução na América do Sul (1960)
Texto - Augusto Boal
Direção - Marco Antônio Rodrigues
Comentários - Marcos Barbosa
Data - 01 de setembro de 2018 - sábado
Horário - das 16h às 18h
Grátis
Classificação - livre

Eles Não Usam Black-Tie (1958)
Texto - Gianfrancesco Guarnieri
Direção - Celso Frateschi
Comentários - Samir Yazbek.
Data - 15 de setembro de 2018 - sábado
Horário - das 16h às 18h
Grátis
Classificação - livre

Chapetuba Futebol Clube (1959)
Texto - Oduvaldo Vianna Filho
Direção - Marcos Felipe
Comentários - Sara Antunes
Data - 22 de setembro de 2018 - sábado
Horário - das 16h às 18h
Grátis
Classificação - livre

Postar um comentário

0 Comentários