Obra comprova que o Brasil é a Fênix da Bola



Editora DSOP lança versão atualizada do livro sobre a Seleção Brasileira

Algumas coisas não saem da cabeça dos brasileiros, e uma delas é a derrota na Copa do Mundo de 2014. A explicação sobre esse momento pode ser encontrada no livro Deuses da Bola - Mais de 100 Anos da Seleção Brasileira:

“O clima não estava bom. E na semifinal, diante da Alemanha, o Brasil expôs todas as fragilidades táticas e psicológicas ao ser derrotado por 7x1, placar que simbolizou um novo marco no futebol brasileiro e passou a ser utilizado pela população como um termo comum para descrever momentos críticos”.

O trecho - que está inserido na obra, que será relançada pela Editora DSOP no dia 21 de maio, a partir das 19h30, na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista,  poderia marcar o fim do Brasil como o "país do futebol”. Uma leitura mais minuciosa, porém, mostrará que não. Na verdade, pode-se considerar o país a ‘Fênix da Bola’, ou seja, sempre que passou por períodos de crise, logo na sequência levantou-se para mostrar sua real capacidade nos campos. Segundo os autores, exemplos não faltam.

“Desde a primeira Copa no Brasil, em 1950, quando ocorreu o vexame do 'Maracanazo', temos observado a capacidade do país de se superar. Duas Copas depois, o Brasil foi pela primeira vez campeão mundial e, logo na sequência, bicampeão, encantando o mundo com o balé de Pelé, Garrincha e companhia”, conta Eugenio Goussinsky, coautor do livro.

Seu parceiro na empreitada de contar essa história, João Carlos Assumpção, complementa: “essa foi a primeira volta por cima, mas outra marcante foi na Copa de 1966, quando a atuação foi considerada um vexame histórico, e o time terminou a competição no 11º lugar, segunda pior participação do país no mais importante torneio de futebol do planeta. Mas, logo na sequência, veio a Seleção que encantou o mundo”.

O autor se refere à Seleção canarinho de 1970, ano do tricampeonato, a qual tinha craques como Pelé, Tostão, Rivellino, Gérson e Jairzinho, e que foi eleita pela revista World Soccer a melhor equipe de futebol de todos os tempos. Pode ser dado ainda mais um exemplo de superação: houve a esquecível seleção dirigida por Sebastião Lazaroni na Copa do Mundo de 1990, na Itália, quando o país foi eliminado pela Argentina nas oitavas de final por 1 a 0 e, logo na sequência, mais uma grande conquista, com a equipe comandada por Romário e Dunga garantindo o tetra.

Sobre o lançamento

Essas e outras histórias que fazem o brasileiro acreditar no sucesso na Copa do Mundo de 2018 são parte do livro Deuses da Bola - Mais de 100 Anos da Seleção Brasileira, dos escritores Eugenio Goussinsky e João Carlos Assumpção. O lançamento será no dia 21 de maio, a partir das 19h30, na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, 509. Na ocasião, acontecerá um bate-papo no auditório da livraria com os autores e a participação de um convidado especial. A mediação fica por conta do escritor Ricardo Natali, autor do livro Lucro FC; na sequência, haverá uma sessão de autógrafos na loja.

Sobre o livro

A obra apresenta uma coletânea raríssima dos momentos mais marcantes dentro e fora de campo, com foco no “caso de amor” entre a Seleção e o povo brasileiro. Uma viagem no tempo e um registro para se ter à mão, ainda mais neste ano de Copa do Mundo, quase como um amuleto. A riqueza de informações e curiosidades reunidas no livro é tão grande que, ao passar por cada uma das páginas, a sensação é de estar lendo um romance ou um livro de contos cheio de personagens e aventuras, não uma história real.

Ao mesmo tempo, entretanto, a precisão do resgate histórico é garantida pela ampla e cuidadosa pesquisa realizada pelos autores para a concepção da obra. A narrativa vai do primeiro jogo do time, em 1914, até a era atual do futebol, a do “business”, e a recente vitória inédita nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016 e classificação para a Copa de 2018, passando por momentos emblemáticos, como a derrota no Mundial de 1950, a conquista do tri no México em 1970 e o chute para fora de Roberto Baggio na conquista do tetra em 1994, contando também um pouco da História do país.

Fala ainda do surgimento de “deuses” como Garrincha, Pelé e Zico, que marcaram época e contribuíram para mudar a imagem do esporte brasileiro no exterior, e dos mais recentes craques, como Romário, Ronaldo e Neymar.

Sobre os autores

Eugenio Goussinsky é jornalista e escritor premiado. Publicou cinco livros, dois deles de contos e crônicas. Repórter especial do site R7, da Rede Record, tem a coluna “Nosso Mundo”, especializada em política internacional e outros temas em geral. Foi repórter do Jornal do Brasil e de O Estado de S. Paulo, porta-voz do Consulado de Israel na capital paulista e assessor de imprensa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

João Carlos Assumpção é jornalista e documentarista. Cobriu seis Copas do Mundo e quatro Olimpíadas in loco. Colunista do diário Lance!, foi repórter da Folha de S.Paulo, correspondente do jornal em Nova York e chefe de redação e reportagem do SporTV em São Paulo. É codiretor do longa-metragem Sobre futebol e barreiras, filmado durante a Copa de 2010 em Israel/Palestina.

Ficha técnica
Deuses da Bola - Mais de 100 Anos da Seleção Brasileira
Autores - Eugenio Goussinsky e João Carlos Assumpção
Editora - DSOP
Páginas - 476
Preço - R$ 29,36
Para mais informações ou comprar clique aqui

Serviço
Lançamento do livro Deuses da Bola - Mais de 100 Anos da Seleção Brasileira
Data - 21 de maio de 2018
Horário - 19h30
Local - Livraria Martins Fontes
Endereço - Avenida Paulista, 509 - Bela Vista - São Paulo

Postar um comentário

0 Comentários