Futebol, figurinhas e muito mistério



Marcelo Duarte aborda a febre dos álbuns da Copa em livro infantojuvenil

Conhecido por assinar a coleção O Guia dos Curiosos e ser um louco por futebol, o jornalista e escritor Marcelo Duarte volta às prateleiras das livrarias com uma novidade dedicada ao público infantojuvenil. O mistério da figurinha dourada, lançamento da editora Panda Books, traz uma curiosa história repleta de aventura e com um tema bastante presente na vida de crianças e adolescentes brasileiros: a febre dos álbuns de figurinhas na época da Copa do Mundo.

A trama é estrelada por um simpático grupinho de pré-adolescentes que adora colecionar figurinhas. O novo álbum da Copa do Mundo trazia uma promoção especial: quem encontrasse a figurinha dourada ganharia uma viagem para assistir aos jogos de graça! Não tardou para que a preciosa figurinha aparecesse nas mãos de um felizardo, mas... em um instante, ela foi roubada. Para desvendar esse mistério, os amigos fizeram uma lista de suspeitos e deram início à investigação. O culpado, porém, estava mais próximo do que eles imaginavam.

Marcelo Duarte faz uma homenagem a esse lúdico hobby que passa de geração para geração. Ele, que completou seu primeiro álbum de figurinhas de Copa do Mundo em 1970, quando tinha quase seis anos, tem guardado todos os álbuns de Copas de lá para cá. Agora a curtição é colecionar os cromos com seu filho mais novo, o Antonio, que nasceu na primeira rodada da Copa de 2006, e que virou personagem desta história.

Com linguagem leve e leitura rápida, próprias de um autor experiente em escrever para o público jovem, o texto é, ao mesmo tempo, divertido e intrigante - difícil parar a leitura até que o mistério central seja solucionado. Aos mais atentos, sobram referências a clássicos infantojuvenis, como A Fantástica Fábrica de Chocolates, de Roald Dahl, e O Gênio do Crime, de João Carlos Marinho, a quem o livro é dedicado.


“No primeiro dia de tocaia, os dois suspeitos apenas saíram do trabalho e foram para casa. Nada que chamasse a atenção dos jovens detetives. No segundo dia, mais uma vez no horário combinado, Antonio, Alyssa e Charles se encontraram na esquina da escola. Sabiam a que horas Dino costumava fechar a banca. Daquela vez, no lugar de virar à direita, caminho que fazia todos os dias, ele tomou a direção contrária e seguiu para o ponto de táxi. Entrou no primeiro da fila. Os três perseguidores correram e entraram no segundo”, trecho de O Mistério da Figurinha Roubada.

Sobre o autor

Marcelo Duarte nasceu em São Paulo em 31 de outubro de 1964. É jornalista desde 1984 e já publicou mais de dez volumes da coleção O Guia dos Curiosos. Apresentou o programa Loucos por futebol na ESPN Brasil e tem programas nas rádios Bandeirantes e BandNews FM.

Sinopse

O novo álbum da Copa traz uma promoção especial: quem encontrar a figurinha dourada ganha uma viagem para assistir aos jogos. A preciosa figurinha aparece nas mãos de um felizardo, mas... é logo roubada. Para desvendar o mistério, uma turma de amigos dá início a uma investigação.

Ficha técnica
O Mistério da Figurinha Roubada
Autor - Marcelo Duarte
Ilustrações - Caco Bressane
Editora - Panda Books
Páginas - 80
Preço - R$ 19,82 (e-book) e R$ 20,86 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui

Postar um comentário

0 Comentários