Lançamento - Atingi a Sabedoria Mas Só de Raspão - Aforismos e Desaforismos


Em novo livro Ciro Pellicano traz mais uma coletânea de frases criativas e repletas de bom humor

Entre as muitas novidades que chegam às livrarias todo mês, a Editora Ornitorrinco tem o orgulho de assinar essa que seguramente vai se destacar nas prateleiras: “Atingi A Sabedoria, Mas Só De Raspão”, de Ciro Pellicano. São mais de 500 frases e microtextos que abrangem costumes, tecnologia, sexo, política, economia, família, envelhecimento, moda, religião, para citar apenas alguns temas.

Com projeto gráfico e ilustrações de Ana Paula Megda, o resultado torna ainda mais saborosos os “aforismos e desaforismos” que compõem o subtítulo do livro. Como pontua o editor, o aforismo é um formato literário a meio caminho entre a prosa e a poesia. E os livros de aforismos, como regra, são o espaço que eles costumam dividir com microtextos a curta distância dessa condição (enquanto estes divertem, aqueles tocam a corda que só a revelação de uma verdade consegue fazer vibrar).

É isso que o leitor encontra no 5º livro de Ciro Pellicano: a verdade apanhada de surpresa em centenas de máximas ou axiomas (nomes antigos para um gênero que a internet e as redes sociais têm tornado cada vez mais atuais), ao lado de estruturas narrativas que, ao norte do Canal da Mancha, ganhariam o nome de wisecracks; e, ao sul, pensèes. Algumas geradas por combustão espontânea, outras com o emprego de suada carpintaria, são centenas de composições inéditas para ler e reler. Confira abaixo alguns exemplos:

“Evite vestido tomara que caia se você já estiver na idade em que a expectativa é tomara que não”.
“Férias: período de tempo em que a gente se afasta das atribulações do dia para cuidar delas pelo WhatsApp”.
“Filho único costuma ser tão problemático que as famílias sabiamente só têm um”.
"Se um Deus sozinho fez o mundo em seis dias, não é improvável supor que nas religiões politeístas o mutirão divino fabricasse universos para pronta entrega".
"Todos os bebês são trocados na maternidade. Ou você esperava que uma fralda pudesse durar três dias".

Sobre o autor

Ciro Pellicano mora em Nova York, a 7.474 km e algumas boas décadas de São Carlos, cidade onde nasceu. Morou também em Roma, de onde conserva boas lembranças além de uma mediterrânica taxa de colesterol. Escreveu crônicas (Última Hora, Folha de São Paulo, Diário Popular, Meio & Mensagem); histórias infantis (Era uma Vez uma Rês; O Porquinho Boa Vida); participou da antologia O Conto da Propaganda; criou textos eróticos para a Revista Status; colaborou no tabloide Ovelha Negra; e preencheu quatro livros de microtextos: A Última Coisa Que Eu Pretendo Fazer Na Vida É Morrer; Quando O Poder Corrompe, Corrompe A Não Mais Poder; As Pessoas Ficam Insuportáveis Quando Eu Bebo; Não Deixe Que Um Dia De Sol Estrague Seu Mau Humor.

Ficha técnica
Atingi a sabedoria Mas Só de Raspão - Aforismos e Desaforismos
Autor - Ciro Pellicano
Editora - Ornitorrinco
Páginas - 152
Preço - R$ 9,99 (e-book) e R$ 23,92 (impresso)
Para mais informações e comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui

Postar um comentário

0 Comentários