Exposição São Paulo - Sinfonia de uma Metrópole


Rua XV de Novembro. Foto: Theodor Preising

Mostra que estreia dia 25 de janeiro de 2018 homenageia os 464 anos da cidade e marca o aniversário de um ano da Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp. As 61 fotos são registros da primeira metade do século XX, realizados pelo alemão radicado no Brasil

O retrato do projeto magnânimo de uma cidade prestes a se transformar em uma grande metrópole; a construção de um parque industrial e a verticalização de seu centro histórico, acompanhados por um crescimento populacional inédito: esta foi a São Paulo registrada pelas lentes do fotógrafo alemão Theodor Preising (1883-1962). Seu trabalho, ainda pouco reconhecido, mas crucial para a documentação de toda uma época, agora é celebrado pela exposição São Paulo: Sinfonia de uma Metrópole, mostra que o Centro Cultural Fiesp recebe de 25 de janeiro a 25 de março de 2018, com entrada gratuita.

Com curadoria de Rubens Fernandes Junior e concepção da Brazimage, a exposição reúne cerca de 61 imagens em preto e branco na Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp, registradas entre 1925 e 1940, além de revistas e cartões postais da época. A mostra traz ainda trechos do filme São Paulo, sinfonia da metrópole (1929), que inspirou o nome da exposição. Exercício de vanguarda cinematográfica brasileira, o documentário cultua a modernidade então recém-chegada à capital paulista.

A exposição apresenta ao público um panorama documental da cidade durante a primeira metade do século XX. A chegada dos imigrantes ao Porto de Santos e às hospedarias paulistanas, o carnaval de rua da década de 1930, o lazer sediado pelo antigo Sport Club Germânia - hoje Clube Pinheiros -, e a passagem dos dirigíveis Zeppelin e Hindemburg pela capital são alguns dos ensaios de Preising que poderão ser conferidos de perto.

Perspicaz, o fotógrafo teve sensibilidade aguçada ao entender que o momento era de transformação, não somente do espaço urbano, mas também das relações sociais. A cidade se modernizava com a clara intenção de atrair novos investidores.

Carnaval na Av. São João (1936). Foto - Theodor Preising:

Theodor Preising - Uma figura a ser revelada

Nascido em 1883, em Hildesheim, Alemanha, Theodor Preising foi fotógrafo nas frentes de combate da Primeira Guerra Mundial. Tal experiência, combinada à difícil situação econômica alemã no período pós-guerra, foi fundamental para a sua decisão de emigrar.

Em 1920, viaja à Argentina com a ideia de estabelecer residência. Insatisfeito, chega ao Brasil em 1923 - mora primeiro no Guarujá, e depois em São Paulo, onde monta seu laboratório. Uma das suas primeiras atividades empreendidas por aqui foi a de comercializar máquinas fotográficas, acessórios e cartões postais no Grande Hotel de Guarujá.

No início da década de 1930, colabora com a revista The National GeographicMagazine e com o jornal O Estado de S. Paulo. Foi um dos primeiros profissionais a introduzir no Brasil as câmeras de pequeno formato, como a Leica e a Contax, o que lhe permite realizar ensaios fotográficos com agilidade e precisão não muito comuns para época.

Apesar de ainda pouco reconhecido pela história da fotografia nacional, Theodor Preising é um nome fundamental da iconografia paulistana. Em 2004, sete de suas fotografias foram integradas à 13ª edição da Coleção Pirelli/Masp de Fotografia.

Sobre o filme São Paulo - sinfonia da metrópole

O documentário nacional realizado em 1929 por Rodolf Rex Lustig e Adalberto Kemeny apresenta a ideia de progresso e ordem social, construída cena a cena, a partir da combinação de mosaicos visuais de uma cidade em desenvolvimento, que tinha como espelho as principais capitais europeias. Os diretores tomaram como inspiração o filme alemão Berlim: sinfonia da metrópole, de 1927, de Walter Ruttmann.

Com montagens elaboradas, o filme traz uma sequência de cenas do cotidiano, do começo ao fim do dia: crianças nas escolas, operários nas fábricas, trabalhadores nas ruas e policiais trabalhando pela segurança do trânsito e dos transeuntes.

Assista ao trailer:


Sobre o Curador

Rubens Fernandes Junior é pesquisador e curador independente de fotografia. Professor e Diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP, é também Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Sobre a Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp

Inaugurada em fevereiro de 2017, a Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp é gerenciada pelo SESI-SP. Com uma programação voltada para a difusão da produção fotográfica como expressão artística e cultural, o espaço traz quatro exposições anuais, que dão oportunidade a novos artistas e reverenciam o trabalho de profissionais já consagrados no mundo da fotografia.

Imigrantes Europeus Navio. Foto - Theodor Preising

Serviço
Exposição São Paulo - Sinfonia de uma Metrópole
Período - de 25 de janeiro a 25 de março de 2018
Local - Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp
Endereço - Av. Paulista, 1313 - estação Trianon Masp do Metrô
Horários - de terça a sábado, das 10h às 22h e domingos, das 10h às 20h
Grátis
Agendamentos escolares e de grupos 11 3146-7439
Classificação - livre
Mais informações clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários