![]() |
A escritora Clarice Lispector. Foto - Divulgação |
No dia 06 de dezembro a Biblioteca irá passar o filme A Hora da Estrela (1985) com direção de Suzana Amaral com entrada gratuita. Com apresentações nos dias 07, 08 e 09 de dezembro, sempre às 19h, o espetáculo Outra Hora da Estrela encerra a programação de teatro da Biblioteca Mário de Andrade em 2017. A entrada para o espetáculo nas três sessões é gratuita, com retirada de ingressos a partir de uma hora antes.
“Outra Hora da Estrela” explora elementos do teatro contemporâneo, com diálogo entre diferentes mídias para a sua estrutura narrativa, unindo teatro, literatura e música. Em 2017 completam-se 40 anos de publicação da clássica novela de Clarice, ‘A hora da estrela’.
Assinado pelo poeta e crítico literário Eucanaã Ferraz, o roteiro promove uma leitura em recorte da obra de Clarice Lispector, por meio de elementos cenográficos, de iluminação, figurinos e cenários, que valorizam a interpretação da cantora baiana Jussara Silveira. Ela desfia pérolas do cancioneiro popular brasileiro dos últimos 50 anos, em especial do período de escritura e publicação da novela. O ator e cantor paulista Celso Sim se ocupa da narração do espetáculo, que é acompanhado por banda-trio de piano, percussão e violão.
No sábado, 09 de dezembro, quando se completam 40 anos da morte de Clarice, o pesquisador e professor Gutemberg Medeiros fará palestra na Mário de Andrade, com o tema “Clarice Lispector ao rés do chão: fusão de literatura e jornalismo”. Também gratuito, o evento acontece às 16h.
O pesquisador irá expor elementos de vida e obra da escritora, a partir, especialmente, das obras “A hora da estrela”, “De corpo inteiro” e “A descoberta do mundo”. A demonstrar, dessa maneira, que a escritora desfez barreiras entre jornalismo e literatura. Na prosa "A hora da estrela”, essa "miscigenação" de gêneros é evidente, a exemplo da observação direta e reelaboração artística da realidade de imigrantes nordestinos no Rio de Janeiro, demonstrando-se assim que sua atividade de cronista e repórter constituiu uma espécie de laboratório para a sua prosa, a exemplo do que ocorreu com o russo Fiódor Dostoiévski, entre outros escritores-jornalistas.
Assista ao trailer de A Hora da Estrela (1985):
Serviço
Especial Clarice Lispector
Local - Biblioteca Mário de Andrade
Endereço - Rua da Consolação, 94 - Centro - São Paulo
Capacidade do auditório - 175 lugares
Toda a programação é gratuita - retirar ingresso com 1h antes do espetáculo
Cinema - A Hora da Estrela
Direção de Suzana Amaral (1985)
Data - 06 de dezembro
Horário - 19h
Duração - 95 min.
Teatro Musical - Outra Hora da Estrela
Elenco - Jussara Silveira e Celso Sim (vozes), Danilo Andrade (piano), Muri Costa (violão) e Lan Lanh (percussão)
Direção - Eucanaã Ferraz
Data - 07, 08 e 09 de dezembro
Horário - 19h
Duração - 90 minutos
Classificação - 14 anos
Palestra Clarice Lispector ao rés do chão: fusão de literatura e Jornalismo
Palestrante - Gutemberg Medeiros
Data - 09 de Dezembro
Horário - 16h
Duração - 60 minutos
0 Comentários