Benedetta ou Maledetta? Eis a questão...



Novo filme de Paul Vehoeven, traz Virginie Efira no papel de uma freira italiana lésbica do século XVII. Longa chega em quarenta salas do país dia 13 de janeiro

Pensa numa pessoa mentirosa, dissimulada e manipuladora. Não vale político, ok? Pensou? Pois então, o novo longa do diretor Paul Verhoeven, Benedetta, narra a vida de uma freira extremamente polêmica. Polêmica para a época, pois a nossa freirinha viveu e causou por volta de 1590. Nos dias de hoje, ela seria mais uma.

Mas como o presente é reflexo do passado, tá valendo a intenção do diretor. O filme, baseado em fatos, é um misto de pornô com terror que, por liberdade poética, intitulo de  portor, a mistura de pornografia com terror. Bom vamos lá...

Nascida em 1590, numa família de classe média, Benedetta entrou para o Convento de Madre de Deus, em Pescia (Itália). Logo depois começou a ter visões, por vezes eróticas com Jesus, até suas chagas ela apresentou em seu corpo. Para minimizar essas crises, uma noviça foi designada para tomar conta de Benedetta. Aí é que o bicho pega!

Sozinhas, na calada da noite, as duas vivem uma tórrida paixão com direito a um improvisado "consolo" feito de madeira. Questionada por seus atos, a freirinha é condenada à fogueira, hoje em dia metade da população do planeta viraria churrasco, só que o fato não acontece porque Benedetta era amada pela população local. Alguma semelhança com nossos líderes políticos? Enfim, vale a pena conferir e conferindo, deixe sua opinião por aqui, ok?:

O longa tem roteiro assinado por Verhoeven e David Birke, que é uma adaptação de “Immodest Acts: The Life of a Lesbian Nun in Renaissance Italy”, da historiadora inglesa Judith C. Brown. Além de Virginie  Efira como Benedetta, o elenco ainda traz Charlotte Rampling, como a Madre Superiora; Daphne Patakia, como Bartlomea, colega de quarto com quem a protagonista acaba se envolvendo; e Lambert Wilson, como um representante do Vaticano.

Sinopse

Século XVII. Benedetta Carlini é uma freira italiana que faz parte de um convento na Toscana desde sua infância. Perturbada por visões religiosas e eróticas, Benedetta é assistida por uma companheira de quarto. A relação entre as duas se transformará em um romance conturbado, ameaçando a permanência das irmãs no convento.

Assista ao trailer:


Ficha técnica
Benedetta
França, Bélgica, Holanda | 2021 | Drama | 131 min.
Direção - Paul Verhoeven
Roteiro - David Birke e Paul Verhoeven
Elenco - Virginie Efira, Daphné Patakia, Charlotte Rampling e Lambert Wilson
Fotografia - Jeanne Lapoirie
Montagem - Job ter Burg
Produtor - Saïd Ben Saïd e Michel Merkt

Postar um comentário

0 Comentários