Exposição Cidade do Futuro ocupa Anhangabaú



Mostra, com patrocínio da cerveja Tiger, chega para questionar nossas relações com a cidade, com a tecnologia e nossas conexões em um mundo pós-pandemia

A exposição “Cidade do Futuro” apresenta, de 10 a 19 de dezembro, três instalações poéticas de arte-iluminação criadas pelos artistas Felipe Morozini, Verena Smit e Marco Loschiavo, que ocuparão o Vale do Anhangabaú em São Paulo e poderão ser visitadas gratuitamente.

A exposição também contará com recursos de realidade aumentada e as obras físicas terão extensões virtuais, pois ao apontar seus dispositivos móveis para as instalações, o público poderá vê-las ganhar vida, saindo dos limites do espaço urbano e provendo um novo olhar e uma interação lúdica.

Projeto 3D da obra “O Sonho é Eterno”, de Verena Smit, no Vale do Anhangabaú

O projeto tem curadoria de Gabriela Splendore, fundadora da Stories Collective e da produtora cultural Cult Art, a tecnologia de realidade aumentada desenvolvida pela More Than Real e o patrocínio da cerveja puro malte Tiger.

“Convidamos artistas brasileiros a pensarem em mensagens inspiradoras, que transmitam a coragem, a liberdade e o otimismo que queremos para os dias que estão por vir. Essas mensagens serão traduzidas em três instalações artísticas que ocuparão espaços públicos na cidade de São Paulo”, afirma a curadora Gabriela Splendore.

“Minha obra O sonho é eterno, a luta diária trabalha a ideia de que nossos desejos, sejam eles pessoais ou sociais são constantes e imensuráveis, com uma subjetividade do tempo perene e uma esmagadora ideia de algo ainda não realizado”, conta Verena Smit.

Projeto 3D da instalação “Juntos”, de Felipe Morozini, no Vale do Anhangabaú

Já Felipe Morozini trabalha em sua instalação Juntos “a consciência de sermos seres coletivos, mas que ficamos separados durante a pandemia. A obra faz uma reflexão que nasceu durante o isolamento, de estarmos Separados, mas agora, finalmente, Juntos”.

Sobre sua obra Tudo que você pode imaginar é agora, Marco Loschiavo explica que “é uma peça que quer provocar a reflexão do espectador sobre o poder que temos de transformar o ambiente em que vivemos”.

“Tiger nasceu nas ruas da Singapura e por isso a cultura urbana e a tecnologia fazem parte da nossa essência. Ficamos felizes de ter essa oportunidade de juntos transmitirmos coragem às pessoas nessa nova fase em que vivemos como sociedade.”, conta o diretor de marketing do grupo Heineken, Renan Ciccone.

Sobre os artistas

Foto - Divulgação

Felipe Morozini é reconhecido por seus trabalhos como fotógrafo, artista plástico e ativista urbano. Também desenvolve fotografias para revistas e catálogos de moda e também é diretor de criação e arte de projetos com grandes marcas. A cenografia é outro campo de atuação. Realiza diversas intervenções pelo país, estimulando o uso do espaço publico por meio da arte e espalha frases de afeto e empatia em grandes murais de prédios na cidade de São Paulo. É Presidente da Associação Parque Minhocão, que tenta transformar a área num parque definitivo.

Foto - Divulgação

Verena Smit é uma multiartista que iniciou sua jornada criativa no teatro aos 14 anos. Leva suas ideias para fotos, serigrafias, objetos, performances. Paulistana, nascida em 1984, Verena tem dois livros publicados, sendo o último deles “Eu Você” pela editora Paralela em 2016. É colaboradora criativa brasileira da marca italiana Gucci desde 2015. Seu trabalho já passou pelas páginas de publicações renomadas como Vogue Brasil, Harper’s Bazaar Brasil e Folha de São Paulo. Também contribuiu para projetos de grandes marcas brasileiras, como Arezzo, Fórum e Melissa, além de artistas como Marcelo D2.

Foto - Divulgação

Marco Loschiavo é motion designer e diretor de cena. Entre seus trabalhos destacam-se a cocriação da cenografia para o show da Anitta no Rock in Rio, a direção do filme “Olimpíada de Tokyo”, para a Rede Globo, a direção e finalização das aberturas de Malhação e do Globo Esporte, o filme do projeto “Eleições” para o Google e o filme da “Semana do Afroempreendedor”. Dirigiu campanhas para Hershey's, Nubank, Suco do Bem, Itaú e Fiat. Fez a direção de Videoclipes para artistas como Iza, Caetano Veloso, Melim, Rael, Rincon Sapiência, Costa Gold, Rico Dalasam, Felp 22 e Tropklillaz.

Ficha técnica
Exposição Cidade do Futuro
Realização - Cult Art
Curadoria - Gabriela Splendore
Produção Executiva - João Frugiuele
Patrocínio - Tiger

Serviço
Exposição Cidade do Futuro
Período - de 10 a 19 de dezembro.
Local - Vale do Anhangabaú
Entrada franca

Em tempo: para acessar os projetos em realidade aumentada, basta apontar o dispositivo móvel para o QR Code que estará em cada uma das obras.

Postar um comentário

0 Comentários