6 filmes que ajudam as crianças a lidarem com as emoções


Psicóloga explica como o cinema pode ser um aliado para o desenvolvimento emocional e o processamento dos sentimentos

A infância é um período de crescimento permeado por muitas mudanças. O que desenvolvem nessa fase, as crianças levam para toda a vida, o que se reflete em quem elas serão quando adultas. Por isso, é importante que sejam estimuladas a cultivar habilidades presentes em adultos emocionalmente saudáveis.

Segundo uma pesquisa conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em meio à pandemia do novo coronavírus, 48,7% dos adolescentes de 12 a 17 anos têm experimentado mudanças de humor, preocupação ou nervosismo e cerca de 24% começaram a ter problemas no sono.

Nesse contexto, desenvolver a inteligência emocional ainda na infância tem se mostrado especialmente necessário. “Uma criança emocionalmente inteligente demonstra empatia e sabe lidar melhor com as mudanças, problemas e frustrações do dia a dia, porque identifica as próprias emoções e sabe expressá-las. O melhor é que essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida e estimulada”, explica Michele Morais, psicóloga do Marista Escola Social Irmão Lourenço.

Como estimular a inteligência emocional dos pequenos?

Para os pais que querem ajudar os seus filhos a desenvolver a compreensão de seus sentimentos e emoções, a paciência e o diálogo são fundamentais. Algumas dicas são buscar conhecer o que a criança gosta ou não, o que a deixa feliz ou triste; elogiá-la quando ela lida bem com uma situação e conversar com ela sobre as suas próprias falhas, medos e dificuldades, de forma que você se torne um referencial atingível.

Além disso, a psicóloga recomenda expor os pequenos a conteúdos que podem ser educativos nesse sentido. Assim, eles vão construindo o seu próprio repertório de situações, vivências e aprendem a conviver com elas: “O cinema tem um poder de colocar as pessoas em contato com as suas emoções. Vendo filmes nós choramos, rimos e empatizamos com o que os personagens sentem e vivem. É uma oportunidade de analisar como outras pessoas expressam os seus sentimentos e refletir sobre situações como a morte de alguém querido ou doenças”, argumenta.

Confira 6 filmes que podem ajudar as crianças a lidarem com as emoções:

Luca

Este lançamento da Pixar aborda a importância das amizades de infância e de aceitar quem somos e viver de acordo com o que temos no coração. No filme, Luca e seu novo melhor amigo, Alberto, compartilham aventuras enquanto aprendem mais sobre o mundo em um verão na Itália.

Divertida Mente

Neste outro longa da Pixar, os protagonistas são as próprias emoções. Alegria, Medo, Tristeza, Nojinho e Raiva vivem dentro da cabeça da jovem Riley e são responsáveis pelas suas ações e sentimentos. Alegria dá o seu melhor para que a menina sinta-se alegre o tempo todo, enquanto Tristeza vive reprimida, pois ninguém quer que Riley fique triste. Mas, ao longo da história, todos percebem que o melhor para ela é poder experienciar um pouco de cada emoção, para que possa aprender a lidar melhor com elas e crescer.

O Serviço de Entregas da Kiki

Neste filme do japonês Studio Ghibli, a bruxinha Kiki tem que sair da casa de seus pais para desenvolver os seus poderes. Acompanhada apenas de seu gato em uma cidade totalmente nova, ela aprende a cultivar amigos; acreditar em si mesma e resolver os problemas quando o que ela planeja dá errado. A animação tem um caráter coming of age que explora o que é crescer e tentar entender quem se é.

Meu Amigo Totoro

Também do Studio Ghibli, o filme aborda o que é ser criança e ter que lidar com uma situação que nos deixa com medo. Na história, as irmãs Satsuki e Mei se mudam para uma cidade no campo, mais perto de onde sua mãe está internada. Junto do pai, elas tentam adaptar-se às novidades e dificuldades com otimismo, enquanto convivem com a possibilidade de perder a mãe e desenvolvem uma relação de amizade com os espíritos da natureza que são seus vizinhos.

Raya e o Último Dragão

Neste filme da Disney, a corajosa guerreira Raya e seus amigos se veem cercados de inimigos, com o mundo que conhecem destruído e as pessoas que amam transformadas em pedra. Sem saber se terão êxito, eles enfrentam muitos desafios para encontrar o último dragão ainda vivo, restaurar o equilíbrio do mundo e unir as tribos de sua terra.

Frozen

No conhecido filme da Disney, a rainha Elsa não consegue controlar seus poderes de gelo - uma metáfora para as suas emoções - enquanto sua irmã mais nova, Anna, sofre com a distância que se instalou entre as duas. Quando Elsa acidentalmente congela o reino todo e foge para viver isolada, Anna faz de tudo para trazê-la de volta para casa e mostrar-lhe que é seguro ser quem ela é.

Postar um comentário

0 Comentários