Buscando Buskers - série de Gab Felistoque e Edu Felistoque estreia hoje no Canal Arte1



O dia a dia na vida dos artistas de rua que produzem a verdadeira trilha sonora das cidades

"Buskers" vem do termo em inglês busk: ato de tocar músicas ou qualquer atividade performática artística em ruas, metrôs, parques e vias públicas, vinculadas ou não com doações monetariamente voluntárias. Dirigida por Gab Felistoque e Edu Felistoque, a série Buscando Buskers estreia hoje dia 02 de julho, no Arte1 (clique aqui), às 19hs.

A série documental-musical mostra a vida de virtuosos músicos, letristas e cantores que possuem um trabalho autoral de qualidade e, por vontade própria, apresentam-se livremente nas ruas e praças das cidades, ganhando com dignidade seus “cachês” através de doações espontâneas de transeuntes - além de terem respostas instantâneas da aceitação de suas obras pelo público. Suas letras e composições de muita qualidade retratam angústias, alegrias, opiniões e seus pensamentos sobre esse nosso novo mundo contemporâneo.

Os Buskers produzem ao vivo a verdadeira trilha sonora das cidades e a série também colabora para acabar com o preconceito em relação aos artistas de rua: "quando você está passando nas ruas de São Paulo, uma cidade agitada para caramba, ninguém tem tempo para parar. Mas se tem uma música boa tocando, muitas pessoas param para ouvir! Porém, muita gente ainda tem na cabeça que esses artistas são pedintes... Felizmente isso está mudando, eles estão quebrando esse tabu. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ninguém está pedindo, eles só estão tocando, o publico é que doa", diz Edu Felistoque.

Episódios

Lucia Zorzi

De origem italiana, a brasileira Lucia Zorzi é formada em Letras, Inglês e Filosofia. Compositora e instrumentista, canta em inglês, português e francês nas ruas da cidade de Paris ou de São Paulo, com um trabalho autoral delicado, charmoso e reflexivo sobre o cotidiano de sua própria vida. Zorzi documenta passagens de sua vida através de suas obras musicais.

Picanha de Chernobill

Uma banda que está sempre em movimento, e sua formação pode mudar com o tempo, mas os seus fundadores estão sempre juntos. Matheus Mendes e Chico Rigo são amigos como irmãos de sangue que compartilham da mesma filosofia de vida, o amor ao próximo, a poesia, a justiça e a igualdade social! De forma charmosa e harmônica, mas nada saudosista, a banda parece sair de um filme documental da década de 60 e que mostra que os valores pregados pela juventude daquela época ainda valem, inclusive, aquelas ótimas músicas!

Emerson Pinzindin

Professor de Música, compositor e musicista, Emerson Pinzindin, veterano das apresentações nas ruas de São Paulo, onde adora encontrar o palco no mesmo plano da plateia. Sua delicadeza e maestria encantam todos os transeuntes, não somente em virtude de sua arte, mas também com seus pensamentos brilhantes e lógicos sobre a sociedade! Pinzindin, o solitário menestrel e sua Flauta, já tocou pelo mundo, passa por cima de todas as injustiças que já sofreu e feliz transmite paz e poesia nas ruas e praças da cidade.

CaroIina Zingler

De certa forma, a moça que estudou farmácia cria com sua suave arte um verdadeiro réquiem para curar as ansiedades e “desacelerar” nossos espíritos... Com voz de anjo, charmosa, mística, e com habilidade sem igual na voz e no violão, Carolina Zingler criou a esquina do jazz, que, segundo ela, pode ser em qualquer esquina da cidade de São Paulo, desde que “não chova e não vente”. Entre um bom salário como farmacêutica e as dificuldades em ser artista, escolheu a coisa certa!

Diego Goldas

Foi com um certo “medo de avião” que o gaúcho Diego Goldas chegou em São Paulo trazendo sua música de incrível reflexão e sensibilidade. Autodidata no violão, no canto e na composição, aprendeu a se expressar de forma brilhante. Cronista de nossas cidades, observador, Goldas passou por vários ofícios antes da arte da música, labutou em um escritório, uma estofaria e por incrível que pareça trabalhou para sobreviver em uma fábrica de armas, mas nada disso calejou sua sensibilidade artística. Diego confessa que “às vezes pensa que é difícil se considerar um artista”, sem imaginar que por causa exatamente desse pensamento, ele se torna um brilhante fazedor de arte.

Thiago Branduliz

Em casa, preocupado em não incomodar a vizinhança com o som de seus instrumentos no diário e incansável estudo, Branduliz, professor de música, em respeito ao coletivo, construiu, para abafar o som alto, uma cabine acústica a partir de um guarda-roupa velho. Brincando de gato e rato com os seguranças, que muitas vezes não o deixam se apresentar nos túneis do Metrô, Thiago Branduliz, com sua flauta e seu sax, diz que “não só trabalha nas ruas”, mas que também, “estuda e pratica sua música nas ruas” ao lado de seus fiéis instrumentos. Experiente nas esquinas e praças, sabe observar e se safar das adversidades e de aproveitadores, e principalmente sabe aprender observando as reações das pessoas ao ouvir suas composições.

Lilian Jardim


Movida pela sua paixão pela música, Lilian Jardim abandonou sua carreira como advogada para apresentar sua arte nas ruas de São Paulo. Com quase vinte anos de carreira, Lilian é cantora, compositora, intérprete e sonoplasta. Já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira, como Daniel, Roupa Nova, Margareth Menezes, Nasi, entre outros. Lilian transforma em canções suas lutas diárias e experiências de vida, enquanto quebra tabus e conquista um espaço cada vez mais concorrido na indústria independente da música.

Teko Porã


Teko Porã vem do Guarani, significa o “belo caminho” ou o “bem viver”. É sob essa filosofia que os músicos Caio Gregory (bandolim e voz), Pablo Nomás (violão 7 cordas) e Bia Rezende (voz e percussão) se apresentam nos corredores e vagões do metrô de São Paulo. Inspirados em movimentos como o IRA (Exército Republicano Irlandês) e o anarquismo da década de 70, o grupo transmite sua mensagem através da música, buscando abrir a mente de seus ouvintes sobre o passado, o presente e o futuro.

Jali Kiari


Jali Kiari (nome artístico de Jalizete Ferrari) é cantora, compositora e instrumentista. Além de suas composições próprias, Jali interpreta versões musicadas de poesias de Davi Kinski, com quem já compõe há anos. Jali transforma a beleza das palavras de Davi em música, e aborda os mais diversos temas através das poesias cantadas.

Kick Bucket

Inspirados nos percussionistas de balde americanos e em vários estilos musicais, o grupo Kick Bucket traz a inovação e a energia da música tocada nas ruas para as periferias paulistanas. Contando com Thiago Kim no saxofone, El Cid no teclado, Levy Santiago no baixo e Bruno Kioshi nos baldes, o quarteto propõe a popularização da música instrumental no país e a democratização do som na rua, flertando com estilos como o rock, o soul e o jazz, sem atrelar qualquer rótulo que uma letra possa trazer à uma canção.

Làmppi


Ronaldo Lampi é ator, músico, compositor, palhaço e diretor. Assistido por seu produtor Cintio Rodrigues, Lampi apresenta um espetáculo nas ruas e praças do Brasil inteiro, mesclando música, teatro e arte circense. Alertando os trabalhadores sobre a importância da segurança no trabalho, se apresenta também em empresas. Com seu bom humor e irreverência, arranca risos e gargalhadas dos mais diversos públicos.

O Grande Grupo Viajante


Oito integrantes, inúmeros estilos, um só objetivo: levar a sua marca ao país inteiro através da música. É assim que O Grande Grupo Viajante vem fazendo seu nome pelas mais diversas cidades brasileiras. Com seu ecletismo, tanto na música quanto na naturalidade de seus músicos, o grupo cativa seu público por onde passa.

Elzo Henschell


Elzo Henschell (nome artístico de Elzo Lima Mota) é cantor e compositor. Munido de seu equipamento e seus sonhos, Elzo exprime seus sentimentos sobre as mais variadas situações que vive. Temas como o racismo e a desigualdade servem como combustível para as composições que apresenta na capital paulista.

Ficha técnica
Buscando Buskers
Série com direção de Gab Felistoque e Edu Felistoque
Produção - Raven e Felistoque Filmes
Parceria - Il Vagabondo Film Bakery, Giro8, Artistas na Rua, Fat Bear, Reza Brava
Produção Executiva - Victoria Mazzia, Denise Castelhano, Sergio Martinelli, Victor Dias Freitas e Edu Felistoque
Produção - Victoria Mazzia, Victor Dias Freitas, Catarina de Castro, Celso Reeks e James Lima
Fotografia - Willian Prado
Imagens - Willian Prado, Victor Dias Freitas, Marina Franzolim, Guilherme Festa, Cristiano Belderrain Calegari, Guilherme Andrade, Leticia Santos, Marcos Ventura, Paulo Guardado, Giulia Ballarini, Gabriela Ferraroni e Edu Felistoque
Identidade Visual e Supervisão de Finalização Gab Felistoque
Som Direto - Marcos Ventura
Mixagem - Silvio Puertas e Marcos Ventura
Montagem e Edição - Gab Felistoque, Matheus Copriva, Caetano Grippo, Paulo Guardado, Marina Franzolim e Silvia Feringer
Colorização - Fernando Matallo e Gab Felistoque
Curadoria - Coletivo Buscando Buskers, Giro8 e Artistas na Rua
Apoio Cultural - Hotel Íbis

Postar um comentário

0 Comentários