Documentário Rumo estreia nos cinemas



Filme de Flavio Frederico e Mariana Pamblona tem sua estreia nacional no próximo dia 01 de julho

Na década de 80 o grupo Rumo rapidamente se diferenciou por um tipo de composição original, que utilizava entoações da fala cotidiana para a criação de melodias. O documentário Rumo exibe shows raros, músicas e imagens inéditas, entrevistas e diversos registros dos integrantes do grupo; assim como de outros grupos e personalidades da época, como Premê, Língua de Trapo, Itamar Assunção e Isca de Polícia, Arrigo Barnabé etc.

Estes artistas deram início a uma fase de efervescência musical em São Paulo, completamente independente das grandes gravadoras; e formaram o que foi chamado de movimento da “Vanguarda Paulista”. O filme resgata e se aprofunda na história, no significado e na importância das inovações propostas pelo grupo paulistano, que escreveu um fascinante capítulo da história musical brasileira.

Festivais

É Tudo Verdade 2019
Competição oficial de Longa Metragens (abril/2019)
InEdit Brasil 2019
Competição oficial de Longa Metragens (junho/2019)

Sobre os Diretores

Flavio Frederico nasceu no Rio de Janeiro, em 1969, e estudou Arquitetura e Cinema na Universidade de São Paulo. Realizou sete curtas, entre eles: Todo Dia Todo/1998, Copacabana/1999 e Ofusca/2002 - premiados e exibidos em importantes festivais internacionais como: Sundance, Nova York (NYFF), Oberhausen, Tampere, Londres (LFF) e Rotterdam. Seu primeiro longa, “Urbania”, foi lançado em 2001, sendo exibido em Montreal (Film du Monde), Rotterdam e Mannheim; e premiado em Gramado e na Jornada da Bahia. Dirigiu também cinco documentários, entre eles o ganhador do Festival É Tudo Verdade 2006, “Caparaó”.

Em 2010 lançou o longa metragem “Boca” no Festival do Rio, em que recebeu os Prêmios de Melhor Fotografia e Melhor Montagem. Exibido também no Cine-PE 2012, recebeu os prêmios de Melhor Direção, Atriz, Direção de Arte e Trilha Sonora. Em 2013, lançou seu quarto longa, o documentário “Em busca de Iara” na competição do Festival É Tudo Verdade, no qual recebeu Menção Honrosa do júri oficial. O filme também foi exibido nos Festivais do Rio, Havana, Uruguai e Biarritz (FIPA) e foi lançado no circuito comercial brasileiro, em 2014, alcançando uma das maiores bilheterias entre os documentários brasileiros deste ano.

Lançou, em 2017, em conjunto com Mariana Pamplona, seu quinto longa metragem, o documentário “Em um Mundo Interior”, na competição oficial do Festival É Tudo Verdade e lançado comercialmente em 2018. Sua primeira série de ficção para TV "Natureza Morta" (CinebrasilTV), estreou em abril de 2018, assim como a primeira documental: "Em um mundo interior, a série" (Canal Futura) em dezembro de 2018.

Em 2019 lançou seu sexto longa metragem, o documentário/animação “Rumo”, co dirigido por Mariana Pamplona, na competição do Festival É Tudo Verdade e selecionado para a competição do INEDIT Brasil 2019. Atualmente, finaliza o longa metragem de ficção “Assalto na Paulista”, o documentário de longa metragem "Soul Brasil" e a série documental de TV “Balanço Black” (Canal Curta!).

Mariana Pamplona é formada em Filosofia pela Universidade de São Paulo e tem mestrado em Multimeios, na área de Roteiro, pela Unicamp. Desde 2005 vem atuando como roteirista na Kinoscópio, com quatro roteiros de longa metragem premiados: “Assalto na Paulista” (em finalização), “Boca” (lançado em 2010/2012); “Em busca de Iara” (lançado em 2013/2014), e “Clandestina” (2006).

Escreveu também o roteiro do longa metragem de ficção “Amor Livre Amor” (em produção), das séries de TV “Natureza Morta” (2018/CinebrasilTV), “Em Um Mundo Interior” (2018/Canal Futura), “Ciência Para Crianças” (2017/TVBrasil, Grifa Filmes), do episódio “Campos Elíseos” da série “História dos Bairros - I” (2006/TVCultura) e participou como co-roteirista dos documentários “Caparaó” (2006) e “Quilombo, do Campo Grande aos Martins” (2008). Ao lado de Flavio, produziu “Em Busca de Iara” e, em 2013, tornou-se sócia da Kinoscópio.

“Em Um Mundo Interior” marca sua estréia como diretora. O documentário foi lançado na competição oficial do Festival É Tudo Verdade 2017, e foi lançado comercialmente em maio de 2018. Em 2019 lançou seu segundo longa metragem, o documentário/animação “Rumo”, co dirigido por Flavio Frederico, na competição do Festival É Tudo Verdade e selecionado para a competição do InEdit Brasil 2019.

Atuante desde 1998, a Kinoscópio, produtora de Flavio Frederico e Mariana Pamplona, tem em seu curriculum a produção de curtas, longas, documentários e séries de TV. Lançou os longas: “Urbania”, com pré estreia no festival de Rotterdam 2001; “Caparaó”, o grande vencedor do Festival É Tudo Verdade 2006; o premiado longa metragem de ficção “Boca” (lançado em 2012); o longa documental “Em busca de Iara”, também premiado no festival É Tudo Verdade (lançado em 2014); "Em Um Mundo Interior", lançado em 2017 no festival É Tudo Verdade; “Rumo”, lançado na competição do Festival É Tudo Verdade 2019 e as séries “Natureza Morta” e “Em Um Mundo Interior, série” lançadas em 2018.

Sinopse

De uma maneira inovadora - misturando desenho animado, composições gráficas, depoimentos atuais e antigos, material de arquivo de shows, fotos, matérias de jornal, televisão e rádio - o documentário resgata a história de um dos grupos musicais mais marcantes e criativos dos anos 80, O Rumo. O filme expõe toda a diversidade de imagens de arquivo das principais e mais conhecidas canções do grupo, assim como trechos de antigas entrevistas, clipes e bastidores, de forma bem humorada e buscando alcançar um tom de leveza e humor, sem que se abra mão do compromisso histórico e de conteúdo de um bom documentário. O longa envereda-se neste efervescente panorama cultural dos anos 80 em São Paulo, traçando um quadro mais amplo do período e discutindo o seus significados por meio de diferentes pontos de vista e de uma linguagem singular.

Assista ao trailer


Ficha técnica
Rumo
Brasil | 2019 | Documentário | 77 min.
Direção - Flavio Frederico e Mariana Pamplona
Argumento | Roteiro - Mariana Pamplona
Produção - Flavio Frederico e Mariana Pamplona
Produção Executiva - Flavio Frederico
Direção Fotografia - Carlos André Zalasik
Montagem - Oswaldo Santana
Editor de Som (Sound Designer) - Eduardo Santos Mendes
Som Direto - Fernando Russo e Luis Rovai
Música Original - Jonas Tatit
Ilustração - Fernando Heynen
Animação - Mao Ambrosio
Empresa Produtora - Kinoscópio Cinematográfica
Classificação - livre

Postar um comentário

0 Comentários