Inscrições abertas para a oficina de curta-metragem com Jeferson De e Cris Arenas



Evento gratuito faz parte da programação do Festival Digital Curta Campos do Jordão

O Festival Digital Curta Campos do Jordão - FDCCJ promove a oficina de Iniciação à Linguagem de Curta-metragem com o cineasta Jeferson De e a produtora e cineasta Cris Arenas nos dias 22, 23 e 24 de abril. As inscrições são gratuitas e já estão abertas no site do Festival aqui, onde também ocorrerão os encontros.

Jeferson e Cris ministram a oficina conjuntamente. Enquanto ele conduz as abordagens relacionadas à criação e direção, ela é responsável pelos temas técnicos ligados à produção. As aulas serão ao vivo com reserva de tempo, ao final, para comentários e esclarecimento de dúvidas. Não há nenhum pré-requisito para participar nem necessidade de material, inclusive os exercícios propostos podem ser realizados pelo celular.

Tomando o curta-metragem 'Narciso Rap' (2003), de Jeferson De, como base para introdução dos temas e reconhecimento dos elementos fundamentais da linguagem audiovisual, a oficina ressalta a importância da pré-produção e da produção no processo de criação e direção, seguida de uma proposta de exercício de captação de imagem e som, edição, montagem e finalização. No curta, Narciso é um garoto negro de periferia que ganha uma lâmpada mágica e pede ao gênio para ser visto branco pelos brancos, e negro pelos negros.

Sobre Jeferson De

Foto - Divulgação

Formado pela USP, é roteirista e diretor dos premiados curtas-metragens 'Distraída Pra Morte', 'Carolina' e 'Narciso Rap', dirigiu também o curta 'Jonas Só Mais Um' (projeto da X Brasil para o Marco Universal). Seu longa-metragem de estreia, 'Bróder', foi selecionado ao 60º Festival de Berlim e lançado no Brasil em 2011 (Prêmio APCA de Melhor Filme, 11 indicações no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e selecionado no VI Laboratório de Roteiros do Instituto Sundance).

Em 2015, lançou o segundo longa, 'O Amuleto' (Paris Filmes/Downtown). Em 2016, dirigiu 'Correndo Atrás' (Globo Filmes), baseado no livro de Helio de La Peña, e, em 2021, lançou 'M8 - Quando a Morte Socorre a Vida' (nas salas e na Netflix).

Atualmente, finaliza 'Doutor Gama' e prepara a versão longa de 'Narciso Rap'. Foi editor e finalizador na MTV e SBT e produtor de 'Brasil Total' e 'Central da Periferia' (Rede Globo); criou e dirigiu, junto à gravadora Trama, o programa Tramavirtual para Multishow, para quem também dirigiu a sexta temporada de 'Conexões Urbanas'.

Assinou a direção de 26 episódios de 'Pedro & Bianca' (TV Cultura, Prêmio Emmy Kids Awards e Prix Jeunesse Ibero-Americano), de 'Condomínio Jaqueline' (Fox/TV Cultura) e, dirige 'Escola de Gênios' (Mixer/Gloob). Foi um dos diretores da novela 'Bom Sucesso' (Rede Globo) e apresentou o programa 'Mais Direitos, Mais Humanos' (TV Brasil). É autor do livro Dogma Feijoada e o Cinema Negro Brasileiro (Coleção Aplauso) e sócio-fundador da Buda Filmes.

Sobre Cris Arenas

Foto - Divulgação

Cineasta e roteirista, é formada em Artes Visuais na Faculdade de Belas Artes do Estado de São Paulo, Pós-graduada em Linguagens da Arte pela USP com a pesquisa Cinema: Linguagem e Criatividade. Coordenou e elaborou a primeira versão do programa 'Rumos Educação Cultura e Arte', do Instituto Itaú Cultural. Foi premiada, em 2009, no DOCTV IV com o projeto 'Desenho do Corpo' (roteiro e direção). Em 2009, fundou junto com Jeferson De a produtora Buda Filmes.

Em 2010, realizou o projeto multimídia 'Fora do Campo', captado na África do Sul em plena copa do mundo. Coordenou e ministrou a oficina de audiovisual Ana em Papo de Menina, na Fundação Casa Chiquinha Gonzaga para adolescentes em regime de internação. Foram produtos desta oficina um documentário e um curta-metragem, 'Aguasala', projeto premiado no edital de Fomento da Prefeitura de São Paulo. Em 2012, realizou o curta 'A Garota e as Estrelas', selecionado no programa Infantojuvenil da Mostra Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

Em 2013, foi produtora executiva do longa-metragem 'O Amuleto', do qual é também corroteirista, projeto premiado no Edital do Ministério da Cultura. Mais recentemente, produziu o documentário 'Cinema Negro Brasileiro - Algumas Histórias' e o longa-metragem 'Correndo Atrás', além de ser produtora associada e colaboradora de 'M8 - Quando a Morte Socorre a Vida' e produtora associada de 'Prisioneiro da Liberdade'.

Serviço
Oficina - Iniciação à linguagem de curta-metragem
Ministrantes - Jefferson De e Cris Arenas
Público alvo - estudantes de cinema e demais interessados
Vagas - 20
Período - dias 22, 23 e 24 de abril - quinta, sexta e sábado
Horário - das 19h às 21h
Inscrições - até 21 de abril aqui
Grátis

Leia também:
Festival Digital Curta Campos do Jordão homenageia Helena Ignez

Postar um comentário

0 Comentários