Companhia Letras em Cena faz curta temporada online do espetáculo 'Mau Encontro'


Em cena de 'Mau Encontro Graça' Bermam, Pedro Lopes, Valéria Semeão e William Amaral. Foto - Guilherme Motta

Com texto de Guilherme Mattos e direção de Imara Reis a comédia de crítica social mostra um grupo de brasileiros privilegiados obrigados a conviver em uma Sala VIP de um aeroporto superlotado, cujos voos foram paralisados por uma enorme tempestade

A Companhia Letras em Cena realiza temporada online da peça teatral 'Mau Encontro', todas as terças e quintas-feiras de abril, em seu Canal do YouTube (clique aqui). Com direção de Imara Reis e texto de Guilherme Mattos, a montagem traz no elenco os atores Eduardo Silva, Gabriela Rabelo, Graça Berman, Pedro Lopes, Telma Dias, Valéria Simeão e William Amaral.

Contemplado pelo Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc nº 36/2020, 'Mau Encontro' coloca em cena um grupo de brasileiros, de status e poder aquisitivo elevado, presos na Sala VIP de um aeroporto internacional, por conta de situações climáticas adversas. Os saguões estão caóticos, com muito mais gente que o normal. Quando, depois de uma recusa, um arrogante ator de novelas quebra uma garrafa de vidro na cabeça de um segurança negro da Sala VIP, o grupo é obrigado a lidar com uma situação incomum.

Foto - Gira de Oliveira

Luiz (Eduardo Silva) é um professor de Antropologia. Mônica (Valéria Simeão) é uma jovem atriz. Francisca (Graça Berman) é engenheira de computação. Teresa (Gabriela Rabelo) é viúva de um dos maiores empresários da cidade. Felipe (Pedro Lopes) é publicitário e Cecília (Telma Dias), sua esposa, cuida de uma ONG. Todos são frequentemente servidos por um barman (William Amaral). O confinamento obrigatório conduz à exposição pública das suas maneiras de ser, de pensar, de agir, de se relacionar, de constranger, de oprimir, e até de serem solidários.

Além deles, o espetáculo traz ainda mais dois personagens: o segurança e a babá, que não aparecem, mas são importantes para o desenrolar da trama. Para dar uma nova camada de leitura, Imara Reis teve a ideia de que esses dois personagens fossem caracterizados como duas esculturas, apenas com o tronco.

A babá. Foto - Divulgação

“As obras de René Magritte, geralmente sem rostos, foram uma inspiração. Nessa época de objetificação do sujeito e em que as pessoas são vistas por aquilo que elas fazem e não pelo que elas são, tento mostrar a inércia em que a sociedade está, além da realidade cruel em que vivemos, sintetizando esses aspectos críticos”, pontua a diretora.

Imara Reis acredita que o texto dialoga com o atual momento do Brasil e do mundo e diz que foi uma das prioridades deixar a história mais contemporânea: “O texto foi escrito há cinco anos e com esse passar do tempo estamos vivendo numa realidade mais dura, tensa e desumana, então tive que ter um novo olhar para a condição humana atual”, esclarece.

O autor Guilherme Mattos concorda: “a peça é uma distopia que se realizou muito rápido. Existe um ódio ali, um desejo de invisibilizar o outro, um desejo desavergonhado de eliminação e também uma vontade desmedida de restaurar uma hierarquia supostamente perdida. Além disso, um deslumbramento com o que é rico, branco, estrangeiro. São personagens obcecados com certas ideias e sem qualquer compromisso com a verdade. Isso fala muito sobre a ascensão da extrema-direita no Brasil e no mundo".

Bate-papo após as apresentações

Foto - Divulgação

Durante toda a temporada gratuita e online de 'Mau Encontro', as sessões contarão, logo após o espetáculo que começa às 19h30, com um bate-papo com elenco e convidados. Confira abaixo a programação:

Bate-papo com Thiago Lacerda (Ator) Luiz Gonzaga Beluzzo (Economista e consultor editorial de Carta Capital e) e Eduardo Zebine (Diretor de Mídias da CBF)
Data - 20 de abril - terça-feira

Bate-papo com Ignácio de Loyola Brandão (Contista, Romancista, Jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras) e Juliano Dip (Jornalista e Apresentador do telejornal Manhã Band News)
Data - 22 de abril - quinta-feira

Bate-papo com Fabio Sormani (Jornalista Esportivo e Comentarista) e Esther Góes (Atriz)
Data - 27 de abril - terça-feira

Bate-papo com Alexandre Reinecke (Diretor Teatral e Roteirista), Imara Reis (Diretora do espetáculo) e Ademir Figueiredo (Economista e Antropólogo Social)
Data - 29 de abril - quinta-feira

Ficha técnica
Mau Encontro
Texto - Guilherme Mattos
Direção - Imara Reis
Direção Audiovisual - Guilherme Motta
Elenco - Eduardo Silva, Gabriela Rabelo, Graça Berman, Pedro Lopes, Telma Dias, Valéria Simeão e William Amaral
Assistente de Direção - Gira de Oliveira
Cenário, Figurinos e Iluminação - Kleber Montanheiro
Coordenação Geral - Graça Berman
Produção - Telma Dias
Criação Musical - Marcelo Moss
Programação visual - Edu Reyes

Serviço
Mau Encontro
Temporada - até 29 de abril - terças e quintas-feiras
Horário - 19:30h
Duração - 70 minutos
Ingressos gratuitos
Local - canal da Cia Letras em Cena no YouTube aqui
Classificação - maiores de 14 anos

Postar um comentário

0 Comentários