Trupe Benkady apresenta o espetáculo 'Nimba'


Foto - Divulgação

As apresentações online acontecerão em duas mini-temporadas no mês de abril

Em abril, a Trupe Benkady apresenta o espetáculo 'Nimba' que conta com o apoio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Ao todo, serão seis apresentações online pelo canal do YouTube da Trupe.  A produção é da Trupe Benkady e de Leonete Accetto, que assume também a produção executiva e a proponente do projeto é a empresa Ba Rocco Produções.

Nimba é uma homenagem ao espírito feminino existente em todos os seres. Independente do gênero, toda pessoa traz em si energias masculinas e femininas, que tem a potencialidade de gerar, criar, acolher, nutrir, impulsionar, estimular e transmutar. A Nimba é um ser misterioso que pertence ao mundo da fantasia, originária entre os povos Baga que vivem na Guiné, nas partes mais ocidentais do continente africano, empregada em cerimônias da dança da colheita do arroz executadas a fim procurar a fertilidade dos campos.

Materializada em uma escultura talhada em madeira, sua crista e bico simbolizam poder e virilidade, e seus grandes seios que sugerem fertilidade. Supõe-se que Nimba representa uma divindade de abundância e fertilidade e está associada a mulheres grávidas, e aqueles que desejam assegurar a sua progênie.

Utilizando dos elementos e simbologias femininas da natureza, presente tanto nas deusas até a própria "mãe terra", em diálogo com a dança africana o espetáculo busca gerar a reflexão desta essência maternal existente em cada um de nós, que vai para além de ser mulher, no sentido do sexo e das características físicas, e que tem o poder de se manifestar no tempo e espaço que quiser.

Sobre o espetáculo

Foto - Divulgação

No início de 2017, Flávia Mazal encontra-se com seu mestre Youssouf Kombassa (da Guiné Conacri), em uma nova imersão em dança e cultura africana na Colômbia, promovida pelo Stage Camp África Raices.

As vivências com os mestres e todo o processo já existente com dançarinos em formação com a professora Flávia, faz surgir, em 2017, o espetáculo 'Nimba' que trata de uma homenagem ao espírito feminino na natureza, sua fertilidade, a mãe terra e dos trabalhos nela realizados. O espetáculo estreou em 2017 e, desde de então, foi apresentado em várias unidades do Sesc, Viradas Culturais, Casas de Cultura e Centros Culturais.

Sobre a Trupe

A Trupe Benkady é um grupo de pesquisa em dança e ritmos de matriz africana, em especial da cultura Mandingue, principalmente das etnias Malinké, Soussou e Baga, povos da Guiné Conacri, país que se situa ao oeste da África. O grupo foi fundado em 2010 pela dançarina e coreógrafa Flavia Mazal, pesquisadora da cultura Mandingue que, por meio de estudo aprofundado, coreografou releituras das danças tradicionais dos balés da Guiné Conacri e formou o grupo de dança africana.

O grupo iniciou sua trajetória realizando intervenções artísticas e apresentações em espaços públicos, tais como praças, avenidas, universidades, calçadões, centros comunitários da cidade de São Paulo. Além de equipamentos culturais públicos (Casa de Cultura), apresentou-se em eventos municipais (Virada Cultural) e privados (Sesc).

Foto - Divulgação

Ficha técnica
Nimba
Direção e Concepção - Flávia Mazal
Direção Musical - Hiles Moraes
Dançarinos - Flávia Mazal, Ton Moura, Nathalia Freitas, Rafael Rodrigues e Vitor Dias
Músicos - Hiles Moraes (Djembe), Leandro Santos (Trio de Dununs), Rharo Pitelli (Sangban e Djembe), Rogerio Nascimento (Balafon)
Produção - Trupe Benkady e Leonete Accetto
Produção Executiva - Leonete Accetto
Proponente - Ba Rocco Produções

Serviço
Nimba
1ª Temporada - dias 02, 03 e 04 de abril - sexta, sábado e domingo
Horário - 20h
2ª Temporada - dias 16, 17 e 18 de abril - sexta, sábado e domingo
Horário - 20h
Local - canal do YouTube da Trupe Benkady aqui
Grátis
Classificação - livre

Postar um comentário

0 Comentários