Projeto oferece mix de atividades culturais gratuitas para todos os tipos de público



O Instituto Via Cultural apresenta o projeto 'Via Mix - A Arte para Todos', que traz uma programação totalmente online e gratuita, com dezenas de atividades de diferentes tipos de arte.

O Via Mix, que tem realização do ProAC Lab (Programa de Ação Cultural - Lei Aldir Blanc), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal, se propõe a pensar o mundo em que vivemos, o modo como vivemos a arte, os diálogos da arte com a cidade e as formas de se ampliar e difundir as redes de cultura. Tudo por meio de ensaios e derivas, webinários, saraus, podcasts e videocursos, feitos em parceria com produtores, artistas, atores e fotógrafos, destinados a todos os públicos, via internet.

O projeto apresenta ainda videoaulas com Leonardo Brant, Johny Pedro e novos nomes das artes visuais, além de um concurso de curtas (Sampa.Doc 21), com júri composto por nomes como o da diretora Helena Ignez e do crítico Ewerton Belico, e uma exposição fotográfica. Ao todo, serão 12 ações online. Confira abaixo as atividades:

Debate Mix
Convidados contarão sobre seus trabalhos e discutirão os caminhos da arte em São Paulo. O debate acontecerá no dia 05 de abril às 19h, pelo Zoom e depois será disponibilizado no canal da Via Cultural no YouTube aqui.

Oficinas Semanais
Todo mês um minicurso diferente, com aulas que ficarão disponíveis no canal da Via Cultural no YouTube aqui, toda terça-feira às 20h.

Podcasts 'Tudo a Ver'
Bate-papos com artistas, fazedores, intérpretes, professores, dando suas versões e opiniões sobre o dia a dia da cidade, da arte, das atualidades. As conversas acontecerão às sextas-feiras, de 08 de abril a 06 de junho, e ficarão disponíveis no Spotify aqui e no YouTube aqui, a partir das 20h.

Webinário 'Em Foco'
Entrevistas com convidados e participação de público ao vivo, gravado para transmissão. Serão realizados dois encontros: o primeiro para falar sobre arte e curadoria e o outro sobre fotografia autoral, fotografia de arte e sobre a cena cultural da cidade. Os Webinários do projeto acontecerão pelo Zoom nos dias 05 e 12 de julho, e ficarão disponíveis no canal da Via no YouTube aqui.

Cena - Saraus Literários
Bate-papos virtuais, que acontecerão às quartas-feiras. Os escritores convidados apresentarão seus trabalhos, falarão sobre suas carreiras e trabalhos em andamento, além de interagirem com o público, nos dias 02 e 16 de junho e 07 e 21 de julho.

Mostra Sampa.Doc 21 - um convite para falar sobre a cidade de São Paulo
Até o dia 29 de maio, os interessados poderão enviar o link de seus curtas-metragens de até 10 minutos, postados no YouTube (não-listados), no Vimeo (com senha) ou no Google Drive, para o e-mail aqui, com o ano de realização, uma breve sinopse e a ficha técnica da equipe, além de preencher o formulário de inscrição, que encontra-se aqui.

Serão 21 curtas-metragens selecionados para compor a mostra online que vai ao ar a partir do dia 26 de julho. A Mostra Sampa.Doc 21 pretende discutir as possíveis formas de falar sobre São Paulo e os modos de se fazer documentário hoje. Qual é a cidade em que vivemos? O que ela poderia ser? Quais são seus problemas e seus encantos? Como podemos falar de sua história e como criar uma imagem atual e crítica?

Mistura Boa
Exposição de fotografia de ex-alunos dos cursos, que tenham um conjunto de trabalho relevante e estejam em busca de profissionalização.

Serviço
Via Mix - A Arte para Todos
Período - até 29 de julho
Inscrições aqui
Local - canal no YouTube aqui, canal no Spotify aqui e Instagram aqui
Grátis

Postar um comentário

0 Comentários