'Luana, a menina que sabia voar' : um livro que fala sobre possibilidades



Durante seus voos, ela confia na sua capacidade de mudar a realidade para melhor. A mensagem do livro, mais do que otimista, é propositiva, mostrando que é possível e preciso transformar a vida. A obra propõe a interdisciplinaridade com linguagem poética e instigante

É um pássaro? É um avião? É um super-herói? É um drone? Não, é Luana, a menina que sabia voar. Para muito além da associação com a viagem por meio da leitura, o enredo de Priscila Cruz, pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, remete a sensações do cotidiano e provoca questionamentos diante das vivências comuns às crianças. A obra é dedicada à função de leitura paradidática, contribuindo na proposta pedagógica pela transversalidade dos temas abordados.

Empatia, sustentabilidade, empoderamento, autoestima, diversidade são valores explorados para despertar o senso crítico, sem extrapolar os limites da ingenuidade inerente à infância. E sem deixar de provocar encantamento, o livro se propõe a levar a reflexão como apoio às abordagens feitas pelos pais, em família ou entre amigos.

Priscila Cruz defende que a literatura pode ser uma forma de estimular o pensamento sobre o respeito às diferenças. “A personagem do meu livro é corajosa, ela vê em cada dificuldade a possibilidade de lutar por um mundo melhor. Como venho me dedicando à interdisciplinaridade ao longo dos últimos quatro anos nas minhas pesquisas e no trabalho, escrevi um livro que fala sobre possibilidades, formas de mudar a realidade por meio das nossas ações”, afirma a autora.

Para personificar Luana e apresentar a história em detalhes e imagens foi convidado o ilustrador André Gabeh, responsável por revelar o universo da protagonista e seus amigos, trabalho em aquarela que permite a identificação com tantas outras crianças. Tanto pela temática como pela qualidade editorial, a obra pode ser uma boa indicação para fazer parte de planos de aula.

Sobre a autora

Foto - Divulgação

Priscila Cruz nasceu no Rio de Janeiro e é formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. É professora na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e criadora do projeto literário interdisciplinar 'De conto em Conto' que, em 2019. recebeu homenagem na Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelo sucesso de sua trajetória e resultados alcançados. Em 2020 foi professora homenageada no 5º Encontro de Educação da Associação Beneficente Professores Públicos Ativos e Inativos - Appai devido às ações que vem desenvolvendo na Rede Municipal. É autora também de 'Ouvi chover poesias' e participou de coletâneas poéticas, dentre elas se destaca o 'Poesia Inédita', na qual foi publicada a sua poesia 'Em Memória' (em homenagem às vítimas da tragédia em Brumadinho), que ficou em 5º lugar no concurso de edição do livro. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - Curso de Mestrado Profissional (PPGEB) PPGEB/CAp UERJ.

Sobre o ilustrador

Foto - Divulgação

André Gabeh é cantor, escritor e ilustrador. Tem dois álbuns musicais lançados e publicou dois livros adultos e um livro infantil.

Ficha técnica
Luana, a menina que sabia voar
Autora - Priscila Cruz
Ilustrações - André Gabeh
Editora - Autografia
Páginas - 32
Preço - R$ 45,90
Link para comprar na Amazon aqui

Postar um comentário

0 Comentários