Exposição Mostra Tiradentes|SP no Tempo: uma história contada com imagens e sensibilidade


Mostra Tiradentes | SP 2013. Foto - Leo Lara/Universo Produção

Exposição fotográfica virtual apresenta em 72 imagens a trajetória do evento em oito edições

Para resgatar os momentos de encontro e de amor à sétima arte, a exposição fotográfica virtual 'Mostra Tiradentes|SP no Tempo' apresenta em 72 imagens a trajetória do evento em oito edições (2013-2020). Essa viagem pelas memórias da Mostra poder vista no site oficial do evento aqui.

A exposição busca contar a história dessa Mostra que exibe anualmente um panorama do cinema brasileiro contemporâneo em diálogo com a capital paulista. As imagens selecionadas integram o acervo da Universo Produção e revelam toda a essência e as nuances da Mostra Tiradentes|SP por meio das lentes do fotógrafo Leo Lara.

Mostra Tiradentes | SP 2014. Foto - Leo Lara/Universo Produção

“Quando fui fotografar a primeira edição deste evento, imaginava que era apenas uma reprodução mais condensada do que já havia acontecido na cidade de Tiradentes. Para minha surpresa, a Mostra Tiradentes|SP foi e é evento à parte: uma síntese dos melhores filmes, mas com um toque todo especial dedicado ao olhar daquele universo novo para mim”, afirma Leo Lara.

O fotógrafo comenta seu grande estímulo ao registrar por intermédio de fotografias o evento. “Meu desafio maior foi entender, traduzir e, principalmente, criar uma linguagem totalmente diferenciada de uma Mostra bastante peculiar. Primeiramente, o lugar em si já é um espetáculo: sua sala de cinema é um delírio para os cinéfilos. Foi a primeira vez que vi um bar dentro de uma sala de cinema; um bar, com direito a tomar um vinho e assistir os filmes com toda a qualidade de imagem e som sem incomodar os demais por isso. Nesse espaço, conseguia ver os filmes e isso para mim foi apaixonante. Era um momento de apreciação da direção, fotografia, atuação de muitos que eu já havia fotografado nestes anos todos dedicados às Mostras de Cinema”.

Mostra Tiradentes | SP 2019. Foto - Leo Lara/Universo Produção

Leo Lara aponta o caminho escolhido para registrar a alegria de todos que ali se encontravam nas sessões. “Me espelhei, em alguns momentos, na ideia de um "Paparazzi autorizado” para fazer flagrantes dos acenos de conquista, de felicidade e prazer em fazer parte daquilo tudo. Pessoas dispostas a debater, a apresentar suas ideias e também a ouvir o outro. Aprendi muito nestes anos todos a perceber, aceitar e a partilhar as diferenças. Meu processo de construção de uma imagem é em grande parte fruto dessa experiência chamada Mostra Tiradentes|SP”.

Como o formato do evento é digital, o ideal é seguir o CineSesc e a Universo Produção nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores, acompanhar a evolução e notícias do evento, além de receber conteúdos exclusivos sobre a Mostra Tiradentes|SP 2021. Confira abaixo os locais:

Mostra Tiradentes SP 2020. Foto - Leo Lara/Universo Produção

Sites - Sesc SP aqui e Mostra Tiradentes | SP aqui
Instagram - Universo Produção aqui  e CineSesc SP aqui
YouTube - Universo Produção aqui  e CineSesc SP aqui
Twitter - Universo Produção aqui e Cine Sesc SP aqui
Facebook - Mostra Tiradentes aqui, Universo Produção aqui e CineSesc aqui
LinkedIn - Universo Produção aqui

Leia também:
9ª Mostra Tiradentes|SP: super oportunidade para conferir filmes premiados

Postar um comentário

0 Comentários