Documentário analisa os filmes com temática adolescente dos anos 80 e 90



Em cartaz na MUBI, 'Beyond Clueless: Muito Além das Patricinhas de Beverly Hills' estuda recortes de mais de 200 filmes do gênero

Disponível na MUBI em versão remasterizada, 'Beyond Clueless: Muito Além das Patricinhas de Beverly Hills' faz uma ampla análise do cinema voltado ao público teen. O documentário de 2014 traz recortes de mais de 200 filmes, incluindo clássicos dos anos 1980 e 1990, para fazer uma viagem à mente, corpo e alma do gênero, enquanto explora a agonia e o êxtase da adolescência.

Narrado pela atriz Fairuza Balk, ícone do cinema teen dos anos 1990, por seu papel na primeira versão de 'Jovens Bruxas', o filme marca a estreia como diretor do jovem jornalista Charlie Shackleton (creditado no filme como Charlie Lyne). O longa foi realizado por meio de financiamento coletivo online e exibido nos festivais de Rotterdam, SXSW, Jerusalém e Festival do Rio, em 2014.

'Beyond Clueless: Muito Além das Patricinhas de Beverly Hills' presta uma homenagem a um período distinto do cinema norte-americano, abordando, em especial, os filmes sobre amadurecimento e high school. Vai de 'A Garota de Rosa-Shocking' e outros títulos de John Hughes, passando por 'Twin Peaks' e 'Garotas Malvadas' até, claro, 'As Patricinhas de Beverly Hills' e 'Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado', entre outros.

Com trilha sonora original da dupla indie pop britânica Summer Camp, o documentário analisa a construção dos personagens e estruturas narrativas das produções voltadas ao público teen, em uma associação com diferentes fases e características da adolescência. Para conferir 'Beyond Clueless: Muito Além das Patricinhas de Beverly Hills' na MUBI,

Postar um comentário

0 Comentários