'Contos de Papel': uma viagem lúdica pelo folclore brasileiro


Foto - Mariana Novais

As atrizes Isis Madi e Clara de Cápua unem a história contada à ilustração para apresentarem personagens icônicos como Curupira e Lobisomem

'Contos de Papel', com a dupla Isis Madi e Clara de Cápua, promete transformar os finais de semana de março e abril em puro divertimento para as criança. O espetáculo acontece em formato de live pelo YouTube (clique aqui) nos dias 27 e 28 de março e nos dias 03, 04, 10 e 11 de abril, às 11h horas. A contação de histórias é um convite às crianças e aos pais a entrarem no mundo da imaginação permeado pelos traços do desenho.

A adaptação do projeto para o momento atual de isolamento social é uma pesquisa de linguagem. Entre a interação ao vivo e as cenas gravadas, as atrizes investigam a relação entre narrativa oral e ilustração, criando novos jogos de cena que extrapolam os recursos teatrais e colocam a tecnologia e suas ferramentas como aliadas do processo criativo.

A atriz Isis Madi percorre o imaginário brasileiro e suas lendas contando a história do Curupira, do Lobisomem e também da Vitória Régia, nome da planta aquática símbolo da Amazônia que tem a sua origem explicada por um conto indígena, que narra a paixão da jovem Naiá pela Lua. Durante a narração, a artista Clara de Cápua cria um universo visual repleto de ilustrações que ora são criadas ao vivo, ora são manipuladas.

Foto - Mariana Novais

Uma terceira linha narrativa é criada com a música ao vivo de Lari Finocchiaro. As canções autorais formam mais um ponto de diálogo com as crianças e possibilita um mergulho mais profundo em cada história, com uma trilha sonora que realça os detalhes sobre os seres fantásticos que aparecem na tela.

O repertório escolhido para as apresentações, feitas por meio do canal do YouTube da Isis Madi, tem como ponto de partida o questionamento da filha de Isis em 2019, quando a cidade de São Paulo ficou coberta por fumaça devido a queimadas na Amazônia e em países vizinhos, junto com uma frente fria recém-chegada: “Por que o Curupira não fez nada, mãe? A Floresta Amazônica existe mesmo?”. A pergunta despertou na contadora de histórias o interesse pela investigação do imaginário popular.

A interpretação de cada um sobre os seres mitológicos brasileiros vira uma brincadeira com as crianças ao final da contação. O público é convidado a interagir com Isis e Clara pelo chat da live enviando comentários e propostas para um novo desenho. Juntos, eles criam um ser mitológico que pode ser um pouco de tudo: cabelos de fogo, nariz de lobisomem, pés de curupira, roupa de saci... Enquanto as crianças sugerem, Clara de Cápua desenha esse personagem único e novo - e convida todos e todas a desenharem suas próprias versões em casa.

Foto - Mariana Novais

O espetáculo 'Contos de Papel' é um encontro entre narração, música, ilustração e interatividade - tudo isso pela tela do computador ou celular, de forma totalmente virtual. Nessa versão inédita com foco no folclore brasileiro, Isis, Clara e Lari refletem sobre a nossa conexão com a floresta e recriam esse laço por meio do imaginário coletivo e também individual.

O projeto é contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc Nº 38/2020), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sinopse

Em 'Contos de Papel', a atriz e contadora de histórias Isis Madi e a artista Clara de Cápua investigam a conhecida relação entre a história e ilustração e os possíveis jogos que podem existir entre elas quando são manipuladas e/ou criadas ao vivo. O novo repertório, pensado para as apresentações online, tem como tema o folclore brasileiro e convida o público a criar um desenho coletivo que junta, em uma só figura, características de seres inventados e imaginados.

Ficha técnica
Criação e atuação - Isis Madi
Criação e Manipulação de Desenhos - Clara de Cápua
Criação Musical e Performance - Lari Finocchiaro
Figurino - Heidi Monezzi
Captação, Edição de Vídeo e Transmissão - Flávia Takada e Otávio Amadei
Produção Executiva - Mariana Novais e Larissa Maine | Ventania Cultural
Produção - Périplo Produções

Serviço
Contos de Papel
Temporada - dias 27 e 28 de março e 03, 04, 10 e 11 de abril
Horário - às 11hs aos sábados e domingos
Duração - 50 minutos
Local - canal do YouTube aqui
Grátis
Classificação - livre

Postar um comentário

0 Comentários