Aconteceu Naquela Peça - websérie sobre os bastidores do teatro infantil estreia no YouTube



Idealizada pelo jornalista Dib Carneiro Neto e direto do canal 'Pecinha é a Vovozinha', primeiro episódio vai ao ar na sexta-feira, dia 19 de fevereiro

'Aconteceu Naquela Peça' é uma websérie documental que estreia na sexta-feira, dia 19 de fevereiro, no site, no canal do YouTube, Facebook e Instagram de 'Pecinha é a Vovozinha!', portal especializado em teatro para crianças e jovens.

Durante oito semanas, apresentado um novo vídeo às sextas e às terças-feiras, a primeira temporada terá 16 episódios com duração entre 4 e 8 minutos cada. A ideia de 'Aconteceu Naquela Peça', partiu do jornalista, dramaturgo e crítico de teatro Dib Carneiro Neto, com objetivo de apresentar ao público fatos e casos - curiosos, divertidos, emocionantes - relacionados ao fazer teatral para crianças, bem como as reações espontâneas sempre presentes nas plateias de público mirim.

“Artistas e grupos de todo o Brasil foram convocados a enviar ao site depoimentos gravados por celular, contando acontecimentos surpreendentes nessa relação tão delicada e pulsante entre palco e plateia de teatro infantojuvenil”, detalha Dib Carneiro Neto, que atua como crítico e pesquisador da área há 30 anos, tendo criado o site 'Pecinha é a Vovozinha!' em julho de 2016. “A espontaneidade das crianças na plateia acaba virando uma atração a mais para quem frequenta teatro infantil”, prossegue ele. Cada coisa que acontece...”, completa Dib.

Na primeira etapa do projeto ou ‘primeira temporada’, participam artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, São Bernardo do Campo e São José do Rio Preto. “Pelas limitações impostas neste período de pandemia, que nos obrigou a todos a uma reclusão e a uma imersão em nossos universos particulares”, continua Dib, “achei que seria o momento perfeito para atiçar a memória dos artistas, fazendo-os reviver e recontar casos marcantes de suas trajetórias no teatro infantojuvenil. Deu muito certo. Conseguimos reunir, para esta primeira temporada, 16 histórias que emocionam, encantam e divertem, fazendo com que a webserie sirva, inclusive, como documento importante para pesquisadores de todas as áreas relacionadas ao assunto infâncias”, finaliza.

'O Gigante Egoísta', da Artesanal Cia. de Teatro (RJ), tema do episódio 2. Foto - Luca Ayres/Divulgação

Sobre os participantes convidados

Foram selecionados para a primeira temporada, que estreia nesta sexta-feira, dia dia 19 de fevereiro, os depoimentos dos seguintes artistas:

  • Rodrigo Audi  - diretor da Cia. Um de Teatro , de São Paulo
  • Jackie Obrigon - atriz e produtora da Cia. Bendita, de São Paulo
  • Fezu Duarte - diretora e atriz, de São Paulo
  • Marcello Airoldi - ator, diretor e dramaturgo, de São Paulo
  • Cíntia Alves - diretora e dramaturga do Coletivo Grão - Arte e Cidadania, de São Paulo
  • Eduardo Almeida e Cleiton Echeveste - atores, diretores e dramaturgos da Cia. Pandorga (RJ)
  • Marcio Nascimento e Tatá Oliveira - atores da Artesanal Cia. de Teatro (RJ)
  • Keu Freire e Brenda Campos - fundadores e diretores da Insensata Cia., de Belo Horizonte
  • Cláudia Jordão - diretora e dramaturga da Cia. do Flores, de São Bernardo do Campo (SP)
  • Duba Becker e Helena Figueira - palhaços e fundadores da Cia. Suno, de Campinas (SP)
  • Leandro Aveiro - diretor da Cia. Livre, de São José do Rio Preto (SP)
  • Eliot Tosta - ator de São Paulo, radicado na Espanha
  • Daniela Cury  - atriz da paulistana da Cia. da Revista
  • Anie Welter - diretora da Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação, de São Paulo
  • Rafael Bolacha, Sheyla Coelho e Felipe Lwe - atores da Cia. Noz, de São Paulo
  • Mari Gutierrez - diretora e produtora do Projeto BuZum! - Teatro Sobre Rodas, de São Paulo
  • Dario Uzam - diretor, ator,bonequeiro e dramaturgo da Cia. Articularte, de São Paulo
  • Tamirys Ohanna - atriz da Desubito Cia, de São Paulo

Sobre Dib Carneiro Neto

Jornalista radicado em São Paulo desde 1979, é natural de São José do Rio Preto (SP), Dib Carneiro Neto formou-se pela ECA - Escola de Comunicações e Artes  da Universidade de São Paulo (USP), em 1982. Foi editor-chefe do Caderno 2 do jornal O Estado de S.Paulo, função que exerceu por oito anos, até fevereiro de 2011. Um dos mais ativos críticos de teatro infantojuvenil do país, função que exerce desde o início dos anos 1990, hoje atua como editor-responsável pelo portal de notícias sobre teatro infantil Pecinha É a Vovozinha!, que já conquistou dois prêmios: o Prêmio Governador do Estado 2017 na categoria Artes para Crianças, e o Prêmio CBTIJ 2020 (Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude), como iniciativa cultural. Entre 2011 e 2017, manteve uma coluna semanal virtual de críticas de teatro infantil no site da revista Crescer, da editora Globo. Como dramaturgo, ganhou o Prêmio Shell de melhor autor em 2008, por Salmo 91. Tem vários livros publicados, entre eles, Imaginai! - O Teatro de Gabriel Villela (Edições Sesc), vencedor do Prêmio Jabuti 2018, na categoria Ensaio - Artes.

Assista ao vídeo de apresentação de 'Aconteceu Naquela Peça':


Ficha técnica
Webserie Aconteceu Naquela Peça
Concepção, Criação, Roteiro, Direção, Montagem e Apresentação - Dib Carneiro Neto
Realização - Portal Pecinha é a Vovozinha!

Abaixo você confere tudo o que vai rolar na primeira temporada:

Episódio 1
Viajando de Muleta
Data de exibição - 19 de fevereiro - sexta-feira

O episódio de estreia relata o que aconteceu na peça 'Dom Quixote', da Cia. Um de Teatro, de São Paulo. O diretor e coadaptador Rodrigo Audi conta como uma muleta em cena mexeu positivamente com um garoto deficiente da plateia em uma sessão especial para ONGs.

Episódio 2
Aqueles Abraços
Data de exibição - 23 de fevereiro - terça-feira

Em dois espetáculos ('O Homem Que Amava Caixas',  e 'O Gigante Egoísta') da Artesanal Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro, em um festival internacional na China, o ator Márcio Nascimento relata como a companhia carioca se emocionou às lágrimas com reações da plateia referente ao ato de abraçar.

Episódio 3
O Caso do Funil
Data de exibição - 26 de fevereiro - sexta-feira

Durante uma apresentação de 'Fora do Bumbo - o Musical', em 2012, em São Paulo, um incômodo adereço, um funil, provocou uma reação muito espontânea em um dos atores do elenco, Caco Mattos. Quem relata, de forma saborosa e divertida, é a diretora e autora da peça, Cíntia Alves.

Episódio 4
A Emoção de Enxergar Sem Ver
Data de exibição - 02 de março - terça-feira

Duas das mais poderosas representantes do teatro para crianças feitos em São Paulo, Fezu Duarte (diretora da montagem de 'Os Saltimbancos', que ficou 11 anos em cartaz) e Jackie Obrigon (premiadíssima atriz da Bendita Cia.), contam casos em que crianças com dificuldades de visão foram falar com elas ao fim de seus espetáculos, cheias de perguntas extremamente tocantes. Duas histórias sensíveis contadas de forma a reforçar o poder da arte na vida de todos nós.

Episódio 5
É Engraçado! É Engraçado!
Data de exibição - 05 de março - sexta-feira

O coletivo Noz de teatro, dança e animação, de São Paulo, comparece em peso ao episódio para relatar vários acontecimentos que surpreenderam o elenco ao longo dos anos de trajetória do grupo, todos relacionados a reações espontâneas vindas da plateia de espetáculos como 'Pop', 'O Sonho de Maria Luísa' e 'Coco de Passarinho'.

Episódio 6
Ossos (quebrados) do Ofício
Data de exibição - 09 de março - terça-feira

Aconteceu em Lima (Peru), quando a Cia. Pandorga (RJ), fez turnê internacional com a peça 'Juvenal, Pita e o Velocípede' e, em plena apresentação, o ator Eduardo Almeida cai e fratura o braço em cena. Ele conta como foi a emocionante reação das crianças peruanas na plateia.

Cena de 'Dom Quixote', montagem da Cia Um de Teatro com direção de Rodrigo Audi. Foto - Marcelo Villas

Episódio 7
Na Quadra e na Praça
Data de exibição - 12 de março - sexta-feira

O ator Eliot Tosta fala dos efeitos de uma certa ventania inesperada na quadra poliesportiva de uma escola, durante apresentação em Minas Gerais, da peça 'Flicts', de Ziraldo. Em seguida, Daniela Cury, da Cia. da Revista, relata como teve de lidar com um coadjuvante muito especial que apareceu de surpresa na praça, em Campinas, onde ela se apresentava ao ar livre com 'O Doente Imaginário'.

Episódio 8
O Silêncio dos Rebeldes
Data de exibição - 16 de março - terça-feira

A diretora e dramaturga Cláudia Jordão, da Cia. do Flores, de São Bernardo do Campo, relata o que aconteceu no teatro de um dos CEUs de São Paulo, na Zona Leste, durante a apresentação de 'Flores Amarelas', peça sobre identidade de gênero. A plateia estava especialmente barulhenta e agressiva. Eram 400 jovens do ensino médio. De repente, no trecho do espetáculo com relatos reais sobre crimes homofóbicos e transfóbicos, fez-se um silêncio total e absoluto, respeitoso e solene. Só o teatro é capaz disso.

Episódio 9
Ufa! Esqueci, Mas Deu Tempo...
Data de exibição - 19 de março - sexta-feira

Duas companhias do interior de São Paulo - Cia. Suno (Campinas) e Cia. Livre (São José do Rio Preto) - passaram por situações apertadas de constatar, quase na hora do terceiro sinal, que esqueceram em casa ‘coisas’ importantes para a encenação. E agora? Como se virar? Os depoimentos do episódio são de Duba Becker e Helena Figueira (Cia. Suno) e Leandro Aveiro (Cia. Livre).

Episódio 10
Chame o Ladrão! Chame o Ladrão!
Data de exibição - 23 de março - terça-feira

O ator, dramaturgo e diretor Marcello Airoldi, de São Paulo (Mequetrefe Sorrateiro), relembra o tempo em que trabalhou com o veterano Ilo Krugli, no espetáculo 'As Quatro Chaves', e, no papel de um detetive, foi confundido pela plateia mirim com o vilão da história e, no dia da estreia, passou por maus bocados quando as crianças invadiram o palco.

Episódio 11
Morrendo de Xixi
Data de exibição - 26 de março - sexta-feira

O veterano diretor, ator e bonequeiro da Cia. Articularte, de São Paulo, Dario Uzam, nos conta neste episódio como a fala espontânea e divertida de uma menina na plateia reverteu em potência criativa para a personagem do próximo espetáculo da companhia.

Episódio 12
Sete Barrigas e Um Coração
Data de exibição - 30 de março - terça-feira

Participam deste episódio as companhias cariocas Pandorga e Artesanal. Da Pandorga, o diretor e dramaturgo Cleiton Echeveste fala de um período literalmente fértil do grupo, em que aconteceu de sete integrantes engravidarem proximamente. Da Artesanal, o ator Tatá Oliveira relembra o dia emocionante em que a plateia de crianças do espetáculo 'O Gigante Egoísta' fez coro de “Viva!”, ao final da peça, pedindo melhoras para o dramaturgo da Cia., Gustavo Bicalho, que naquele dia estava internado com problemas graves no coração.

Episódio 13
Só Queria Embalar Meu Filho
Data de exibição - 02 de abril - sexta-feira

Keu Freire, Brenda Campos e Cláudio Márcio, da Insensata Cia. de Teatro, de Belo Horizonte, Minas Gerais, falam sobre o dia, em 2016, em que participaram com 'Memórias de um Quintal' de um festival no Distrito Federal, em que uma mãe irrompeu firme na sala, quase ao final do espetáculo, batendo os pés no chão, e fez um desabafo que emocionou a todos, levou às lágrimas, mas também deixou muita gente intrigada. Seria tudo verdade?

Episódio 14
Por Que o Menino é Negro?
Data de exibição - 06 de abril - terça-feira

O ator Tatá Oliveira, da Artesanal Cia.de Teatro, do Rio de Janeiro, relembra o caso de uma pergunta incômoda, feita pelo público, várias vezes, a ele e ao restante do elenco do espetáculo 'Tatá, o Travesseiro', cujo protagonista era um menino negro. As pessoas vinham perguntar o motivo de o garoto ser negro. O ator reflete neste episódio sobre o fato de que nunca, nos outros espetáculos do grupo, ninguém veio perguntar por que o personagem era branco.

Episódio 15
O Fosso Aberto e a Plateia Vazia
Data de exibição - 09 de abril - sexta-feira

Dois tipos de ‘primeira vez’. Jackie Obrigon (da Cia. Bendita, de São Paulo) faz mais uma participação incrível na websérie, contando o dia em que quase derrubou para dentro do fosso o ator Fabio Saltini, no espetáculo 'O Tesouro do Balacobaco'. Era a primeira vez que sua trupe atuava em palco tão grande, com fosso de orquestra. Na segunda parte do episódio, a atriz Tamirys Ohanna (da DeSubito Cia., também de São Paulo) conta como foi, na pandemia de 2020, ter de fazer a peça 'Coisas Que Você Pode Dizer em Voz Alta' pela primeira vez com a plateia vazia e as câmeras ligadas. Cinema? Teatro filmado?

Episódio 16
Quero Ir Com Vocês
Data de exibição - 13 de abril - terça-feira

Neste episódio final da primeira temporada, a diretora e produtora do projeto BuZum! - Teatro sobre Rodas, fala da emoção que o grupo sentiu, no interior da Bahia, cidade de Entre Rios, quando um menino, que nunca tinha visto teatro na vida, pediu para entrar no ônibus e ficar com eles para sempre.

Serviço
Webserie Aconteceu Naquela Peça - Primeira Temporada
Período - de 19 de fevereiro a 13 de abril
Novos Episódios - sempre às terças e sextas-feiras
Local -  YouTube aqui, Site aqui, Instagram aqui e Facebook clique aqui
A série toda ficará permanentemente disponível no canal do YouTube de Pecinha é a Vovozinha
Acesso Grátis

Postar um comentário

0 Comentários