Ana Maria Braga e João Carlos Martins apresentam mostra A Cara de São Paulo


Foto - Divulgação

Fotos de 20 personalidades ilustram declarações de amor à cidade

No próximo dia 25 de janeiro, com a curadoria de Ana Maria Braga e João Carlos Martins, para comemorar o aniversário da cidade, estreia a exposição fotográfica 'A Cara de São Paulo: Personagens da Cidade', dos fotógrafos luso-brasileiros Catarina Machado e Bruno Sereno.

A exposição acontece na Galeria de Artes da Casa de Portugal até o dia 26 de fevereiro e apresenta 20 personalidades nascidas ou não na cidade, mas que se reconhecem como paulistanas e fazem uma declaração de amor à cidade num vídeo que também integra a exposição.

Para a exposição, uma iniciativa da Casa de Portugal com o apoio do Metrô de São Paulo, os seus sócios e diretores indicaram pessoas que são a cara da cidade, como: Abilio Diniz, Ana Maria Braga, Carlos Bettencourt, Carlos Tramontina, Demônios da Garoa, Djamila Ribeiro, Emanuel Araújo, Edu Guedes, Fafá de Belém, João Carlos Martins, Leandro Karnal, Marília Gabriela, Monja Coen, Massimo Ferrari, Maurício de Sousa, Nany People, Osvaldinho da Cuíca, Padre Antônio Maria, Silvio Santos e Supla.

Para Ana Maria Braga “nesta exposição para comemorar os 467 anos de fundação poderíamos retratar milhares de caras, rostos e semblantes que muito bem representariam a diversidade desta metrópole, mas foram, entretanto, escolhidas apenas 20 personalidades para integrar a primeira edição, mas fica a promessa para que, nas próximas edições, continuem sendo retratados outros personagens que representam e ajudam a escrever a história desta cidade.”

O Maestro João Carlos Martins, que tem a sua história e da sua família ligada à história da Casa de Portugal, disse estar “muito honrado por ser curador ao lado da Ana Maria, nesta exposição que resgata não só a presença portuguesa na cidade, mas que também vai buscar em 20 rostos a identidade pluralista e universalista de uma cidade que acolhe calorosamente quem aqui chega”.

A fotógrafa Catarina Machado, 22 anos, nasceu em São Paulo e desde pequena demonstrou suas aptidões para a fotografia capturando imagens em suas viagens de família. Concluiu o curso de Fotografia no Centro Universitário Belas Artes e foi aluna do IIF - Instituto Internacional de Fotografia. Sua percepção sobre a paisagem urbana e os elementos que a constituem já a levaram a realizar 3 outras exposições individuais e participações em algumas coletivas.

O fotógrafo Bruno Sereno, 24 anos, também nascido em São Paulo, é jornalista formado pela Anhembi Morumbi, podcaster e atualmente estudante de Relações Públicas na FECAP. Começou sua trajetória aos 18 anos quando comprou a sua primeira câmera e começou a registrar o Mundo, histórias e pessoas. Na atividade fotojornalística viveu o seu momento mais marcante na cobertura do Carnaval de São Paulo de 2020 no Sambódromo do Anhembi.

Uma réplica da exposição estará ainda disponível para visitação na Estação Paraíso do Metrô de 28 de janeiro a 28 de fevereiro.

Serviço

Exposição Fotográfica 'A Cara de São Paulo: Personagens da Cidade'
Fotógrafos - Bruno Sereno e Catarina Machado
Curadoria - Ana Maria Braga e João Carlos Martins
Período - de 25 de janeiro a 26 de fevereiro
Horário - das 09h às 17h
Local - Galeria de Artes da Casa de Portugal
Endereço - Av. da Liberdade, 602 - Liberdade - São Paulo
Devido ao “protocolo Covid” as visitas devem ser previamente agendadas pelo telefone: (11) 3273-5555
Grátis

Réplica da exposição no Metrô
Local - Estação Paraíso
Período - de 28 de janeiro a 28 de fevereiro
Horário - das 06h30 à meia-noite
Visitação livre

Postar um comentário

0 Comentários