'Vidas (in)visíveis - Um Arsenal de Esperança', de Erica Bernardini, está disponível no 15º Festival de Cinema Italiano


Não é apenas uma história sobre uma casa de acolhimento, mas um convite a refletir sobre amor, fraternidade e ajuda mútua

'Vidas (in)visíveis - Um Arsenal de Esperança', de Erica Bernardini, está disponível no 15º Festival de Cinema Italiano no Brasil, que acontece até 08 de dezembro, em plataforma online. O acesso é feito pelo site aqui em uma parceria com o Cine Petra Belas Artes. Os ingressos têm valor fixo de R$ 9,90 e dão direito ilimitado à toda a programação do Festival.


Acolher. Essa é a palavra que resume perfeitamente o Arsenal da Esperança, casa de acolhimento fundada em 1996 por Ernesto Olivero e Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. Localizado nas instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes, em São Paulo, o Arsenal recebe diariamente uma média de 1.200 homens que se encontram em estado de vulnerabilidade.

Neste ano, com o imprevisto da pandemia Covid-19, o Arsenal voltou a cumprir o papel que a Hospedaria de Imigrantes tinha em sua função inicial diante das doenças e epidemias da época. E foi isso, a princípio, que incentivou a produção do documentário.


O filme conta como o Arsenal foi criado, como é a rotina de quem o frequenta e retrata o trabalho realizado por missionários italianos, justamente no local que foi abrigo e ponto de referência de tantos imigrantes, e palco de sonhos, expectativas, angústias e conquistas de milhares de pessoas de diversas nacionalidades, principalmente italianos, tudo por meio de depoimentos emocionantes e imagens dos acolhidos em período de quarentena.


Com o apoio do Consulado Geral da Itália em São Paulo e da empresa de imigrantes italianos, Zini Alimentos, o documentário eleva a importância de cuidar daqueles que tanto precisam de solidariedade e mostra a realidade de brasileiros esquecidos e que se tornam grandes a cada dia, por suas batalhas vencidas e superação de vida.

A direção do documentário é de Erica Bernardini, profissional que atua há 20 anos na promoção da cultura italiana no Brasil. Com diversos projetos e realizações na área, Erica é sócia da Arteon, produtora de filmes e eventos culturais com forte apelo ao mercado italiano.


Serviço
15º Festival de Cinema Italiano
Período - até 08 de dezembro
Acesso pelo link aqui

Postar um comentário

0 Comentários