Omnus: conheça o atlas das competências emocionais


De forma lúdica e criativa, livro em formato de atlas auxilia crianças e adolescentes a lidar melhor com suas emoções

Lidar com as nossas emoções não é uma tarefa simples, nem fácil. Ainda mais quando se trata de crianças e adolescentes. Felizmente, a arte, por meio da literatura, pode dar uma inestimável ajuda, pois é por meio da leitura que a imaginação é incentivada ao mesmo tempo em que a criatividade e a gestão das emoções são potencializadas.

O livro 'Omnus: atlas das competências socioemocionais', de Flávia Moraes e Michele Troglio, surge nesse sentido para oferecer ferramentas para auxiliar aos profissionais da área da educação e famílias no processo de crescimento familiar e individual.

A obra provém do projeto Universo Omnus, que tem por objetivo trabalhar, de forma lúdica, com recursos individuais a sentir, pensar e agir para se relacionar consigo mesmo e com os outros.

Para as autoras, é preciso ter competência emocional - capacidade de compreender os estados ou expressões emocionais para si mesmo, e para os outros, para ser capaz de reconhecer e nomear mais facilmente as emoções secundárias, pois elas apresentam relação com aspectos culturais dos indivíduos.

O livro, lançado pela Literare Books International é um atlas que traz os conceitos abstratos de forma lúdica e criativa, e apresenta dezenas de metáforas para ajudar crianças e adolescentes no processo de reconhecimento e nomeação das competências que irão capacitá-los a lidar melhor com suas emoções.

Em cada um dos cinco ecossistemas disponibilizados no atlas, o leitor encontrará metáforas simples e criativas para despertar a curiosidade e estimular a mobilização do conhecimento sobre as competências socioemocionais. Assim, a partir do “Omnus” é possível vivenciar as hipóteses que desafiam as crianças e os adolescentes a refletir e elaborar sobre as questões socioemocionais em diferentes contextos.

É nesse mundo imaginário e geográfico de Omnus, na sua topologia a ser desbravada, que encontramos os fundamentais conceitos de uma educação voltada para as emoções. Nessa terra imaginária encontramos os desafios de lidar com as nossas emoções, com o autoconhecimento, com a empatia, com o gerenciamento, a manutenção e a conquista das amizades, com a resolução dos conflitos inerentes aos relacionamentos, com a doçura, o cuidado e simpatia, o bom humor revigorante, com as asperezas e adversidades, com a coragem do empreender, de arriscar e liderar, de ser compassivo, altruísta, enfrentando as arrogâncias dos outros e as nossas, mas, sobretudo, exercitando a criatividade para driblar o que necessita ser regulado e manter aquilo que nos faz especial.

A obra é um combustível para a criatividade e a liberdade de pensamento, requisitos extremamente funcionais para auxiliar as crianças a lidar com emoções e sentimentos.

Sobre as autoras

Flávia Moraes é escritora, economista, palestrante, empresária e mãe de três - Joana, Tomas e Daniel - fontes incessantes de inspiração e amor. Atua nas escolas como especialista em inovação, promovendo a transformação das salas de aula a partir do uso de tecnologias e do desenvolvimento das competências do século XXI.

Michele Troglio, mãe da Rafaella e do Vitor e esposa do Cícero, família que a inspira e ilumina sua caminhada. Educadora parental, escritora, palestrante, advogada, empresária e gestora da DinamicArt. Apaixonada por educação e literatura, acredita no desenvolvimento das habilidades socioemocionais através da arte.

Ficha técnica
Omnus: atlas das competências socioemocionais
Autoras - Flávia Moraes e Michele Troglio
Editora - Literare Books International
Páginas - 40
Preço - R$ 49,90
Para mais informações e comprar clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários