Sesc Belenzinho promove a série 'Conhecendo o Circo'

Trupe DuNavô - É Mesmo Uma Palhaçada - Foto - Julio Leão

A série 
com a Cia Singular, Rainhas do Radiador e Trupe DuNavô será transmitida pelo Facebook e Instagram do Sesc Belenzinho às quarta-feiras, apresentando técnicas circenses que dialogam com a Palhaçaria

A partir de hoje, dia 18 de novembro, sempre às quartas-feiras, o Sesc Belenzinho exibe a série 'Conhecendo o Circo', nos perfis do Facebook e Instagram @sescbelenzinho. Participam do projeto a Cia Singular, o coletivo Rainhas do Radiador e a Trupe DuNavô, artistas circenses que há anos se dedicam à pesquisa da palhaçaria em união com outras técnicas circenses como acrobacias, ventriloquia, ilusionismo, luta livre, grammelot, entre outras.

Criado exclusivamente para as redes sociais da unidade, a série é uma espécie de glossário, em que o público será convidado a conhecer mais do universo das artes circenses por meio de vídeos divertidos, explicando cada uma das técnicas e artifícios usados para compor uma obra circense.

Desde a história de cada técnica, passando por seus níveis de dificuldade e elementos de processos criativos, o projeto apresenta ao público o vigor desses artistas em cena e nos bastidores, sensibilizando a população e criando identificação com a diversidade técnica que compõe o Circo como linguagem.

“A ideia é surpreender o público por diversos ângulos, demonstrando como cada um dos grupos atua com as técnicas com as quais se identifica. Esperamos ampliar o repertório da população e a compreensão sobre essa manifestação artística que é o Circo, ressaltando sua importância para a sociedade”, comentam Cia Singular, Rainhas do Radiador e Trupe DuNavô.

O público poderá navegar pela trajetória destes três importantes coletivos de São Paulo que se dedicam a pesquisar a linguagem da palhaçaria e suas vertentes, fazendo uso de outras técnicas circenses como elementos de cena e de criação de esquetes.

A Cia Singular, formada por Dario França e Fernando Proença, pesquisa há mais de dez anos a comicidade e a linguagem popular do Palhaço, transitando pela mágica, ventriloquia, música e malabares. O grupo trará vídeos que exploram a história e as técnicas da ventriloquia e do malabares.

Já o coletivo Rainhas do Radiador, formado por Loi Lima, Aline Hernandes e Ana Pessoa, que tem a palhaçaria e comicidade física feminina como fio condutor de sua pesquisa, apresentará as técnicas de Acrobacia Cômica, Tecido Cômico, Monociclo e Luta Livre, especialidade que ficou famosa na década de 1980 com o grupo Gigantes do Ringue. O grupo contará com a participação de Geisa Helena, palhaça, Cleciane Tomé, cinegrafista, com ilustrações de Juliana Ketendjian.

A Trupe DuNavô, formada por Gabi Zanola, Gis Pereira, Renato Ribeiro e Vinicius Ramos, pesquisa a linguagem da palhaçaria há mais de dez anos, utilizando o espaço urbano e a interação que se estabelece entre o palhaço e as pessoas nesse contexto, como matéria prima de seus processos de criação. O grupo apresentará vídeos abordando a Dramaturgia, a técnica de Grammelot, Palhaçaria Feminina e Música na palhaçaria, com edição de André Grynwask.

Assista ao vídeo de apresentação da série e abaixo confira a programação completa:


Cia Singular apresenta Malabares, Ventriloquia com Bonecos e Objetos

Dario França da Cia Singular. Foto - Beto Riginik

Ventriloquia com bonecos
O vídeo conta a trajetória da ventriloquia tradicional com bonecos, técnica que possui uma história, uma estrutura e um caminho pouco conhecidos.

Ventriloquia com objetos
A origem da ventriloquia não é baseada apenas relação com bonecos. Nesse vídeo, são explorados o treino, a pesquisa e a variedade de possibilidades dessa arte.

Malabares
O universo do malabares, sua história milenar e a variedade de técnicas e equipamentos. Um convite para que mais pessoas pratiquem malabares como profissão, hobby ou como coadjuvante na manutenção das saúdes física e mental.

Rainhas do Radiador apresenta Acrobacia Cômica, Luta Livre, Monociclo e Tecido Cômico

Rainhas do Radiador. Foto - Sérgio Fernandes

Acrobacia Cômica
A técnica utilizada na comicidade em geral chegou com grande força no cinema mudo no início do século XX. Tropeços, quedas, trupicões, tapas e movimentos acrobáticos com acidentes serão apresentados.

Luta Livre
Personagens exóticos, figurinos fantásticos e golpes quase sempre coreografados. Mulher Pantera, Lana Campos e Indiany são alguns dos nomes que fizeram história no ringue.

Monociclo
Sabe aquela bicicleta com uma roda só tão famosa no circo? É preciso muito equilíbrio para pilotar esta excêntrica bicicleta! Neste vídeo cheio de destrezas e palhaçadas, um pouco dessa história.

Tecido cômico
Habilidade, força e coordenação. Este aparelho trabalha o corpo de forma tão completa que hoje não é apenas encontrado nos circos. Descubra por que até mesmo nas alturas é possível provocar o riso.

Trupe DuNavô apresenta Palhaçaria Feminina, Grammelot, Dramaturgia, Música e Palhaço

Trupe DuNavô. Foto - Julio Leão

Palhaçaria feminina
E a palhaça afinal o que é? Você sabe como foi que a mulher virou palhaça? E o que é ser palhaça? Conheça a arte da palhaçaria feminina!

Grammelot
Hajdabid. Laveripodikani. Dodiehen. Uleketonton. Não entendeu? Então, assista esse vídeo que a Trupe DuNavô vai te explicar. Uma imitação da linguagem usada no teatro satírico, uma linguagem ad hoc usada em associação à mímica e imitação.

Música e palhaço
Imagine um palhaço entrando no picadeiro.. Que sons você escuta? Além das costumeiras gargalhadas do público existe sempre uma sonoplastia que acompanha as cenas. Já parou pra pensar na importância da música na palhaçaria? Vamos ver o casamento entre a música e o palhaço.

Dramaturgia
Você sabe o que é dramaturgia? Existe uma arte por trás de toda boa história (e das más também) e é sobre ela que o vídeo aborda: a arte de criar histórias para que outros deem vida a elas nos picadeiros e palcos do mundo.

Serviço
Série Conhecendo o Circo - Sesc Belenzinho
Temporada - de 18 de novembro a 27 de janeiro de 2021 - quartas-feiras
Plataforma para assistir - Facebook (clique aqui) e Instagram (clique aqui
Grátis
Classificação - livre

Postar um comentário

0 Comentários