Primeira infância: o papel da educação parental para vida da criança


Livro destaca que ações nessa fase impactam efetivamente a vida adulta

Você sabia que a fase da primeira infância é a janela em que experiências, descobertas e afeto são levados para o resto da vida? Essa fase abrange desde o nascimento até os 6 anos de idade da vida de uma criança. Todos os fatores que abarcam esse período são determinantes para a vida adulta e grande parte das potencialidades humanas são desenvolvidas nessa fase, ou seja, crescimento físico, cognitivo e emocional.

Por esse motivo, os estímulos e a interação são tão importantes nessa fase, podendo tornar essa criança um adulto mais (ou menos) saudável emocionalmente. Segundo especialistas, as crianças nessa fase precisam de oportunidades e estímulos para que possam desenvolver cada uma de suas aptidões.

Nesse sentido, o livro 'Primeira Infância - Dicas de especialistas para esta etapa que é a base de tudo', lançado pela Literare Books International, com coordenação editorial de Ivana Moreira surge para trazer luz a esse cenário parental, que é tão necessário ser compreendido e implementado. A obra está repleta de exemplos e reflexões que podem ajudar pais e responsáveis nesse processo de autorreflexão e tomada de decisões.

Estudos mais recentes da neurociência comprovam que o cérebro de uma criança pequena aprende mais rápido e melhor do que em qualquer outra fase (1 milhão de conexões por segundo) e se desenvolve a partir de relações e experiências no ambiente em que ela vive. No entanto, se não houver interações significativas nesse período, “janelas de oportunidades” serão desperdiçadas. O afeto, as brincadeiras, as conversas, o cuidado com a saúde da criança são fatores que podem ajudá-la a desenvolver seu poder pessoal e autonomia.

Percebe o tamanho da importância e contribuição que pais e responsáveis têm na vida futura das crianças? O livro traz 36 especialistas da área que abordam distintos temas de parentalidade consciente, como a importância de conviver com a natureza durante a infância, birra, confiança, o poder do toque, importância da rede de apoio, sono, importância dos avós na vida dos netos, educação financeira, dentre muitos outros assuntos que ajudarão pais, mães e responsáveis a fazer a diferença na vida dos pequenos nessa etapa que é a base de tudo.

Sobre a coordenadora editorial
Ivana Moreira é fundadora da Canguru News, plataforma de conteúdo sobre infância. Certificada em educação parental pela The Parent Coaching Academy (Inglaterra). Colunista de educação do jornal Metro (Grupo Bandeirantes de Comunicação). Como jornalista, foi editora-chefe da revista Veja BH, editora executiva do jornal Metro, chefe de redação da rádio BandNews FM, chefe de redação da TV Band Minas, correspondente do jornal Valor Econômico e repórter do jornal O Estado de S. Paulo. É mãe de Pedro (nascido em 2004) e Gabriel (de 2008).

Ficha técnica
Primeira Infância - Dicas de especialistas para esta etapa que é a base de tudo
Coordenadora Editorial - Ivana Moreira
Editora - Literare Books International
Páginas - 272
Preço - R$ 34,90 (versão digital)
Para mais informações e comprar clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários