Pais corajosos: como impor limites amorosos e proteger seu filho


A relação entre pais e filhos tem sido marcada por situações de "quem controla quem" e por outras inseguranças que afetam diretamente a vida em sociedade. Para acertar a rota desse convívio, o livro atualiza importantes conceitos e propõe práticas assertivas a partir de listas de dicas

Uma constatação quase unânime é a de que os pais de hoje são desafiados pelas rápidas mudanças sociais e pela dinâmica da vida contemporânea em que a família está inserida. Esta divide espaço com inúmeros grupos e com uma enorme expansão do mundo digital, os quais expõem todos, especialmente as crianças, a um universo de influências sem precedentes.

O resultado é uma geração de pais confusos, inseguros diante do desgaste das responsabilidades e dos impactos sofridos por seus filhos. Essa é a temática de 'Pais corajosos - Como impor limites amorosos e proteger seu filho'. A obra é resultado de extensa pesquisa dos psicólogos Haim Omer, estudioso de projeção internacional, e Heloisa Fleury, referência do comportamento entre pais e filhos.

Os princípios apresentados pelos autores são concretizados no livro por meio de instrumentos eficazes para que os pais reassumam seu papel e cultivem relacionamentos sólidos, sinceros e construtivos com os filhos. Baseando-se em conceitos como presença, autocontrole, persistência, apoio externo e limites amorosos, os autores desenvolvem o conceito de “cuidado vigilante” - que, dependendo do contexto, pode se desdobrar em atenção aberta, atenção focada e medidas unilaterais de proteção aos filhos.

Com a proposta de responder aos grandes dilemas da superproteção, da privacidade, da importância do vínculo entre pais e escola, a obra também oferece mecanismos para as melhores formas de lidar com os medos das crianças e se propõe a identificar os perigos e evitar a negligência de sinais que podem indicar problemas. Ainda mais oportuno, o livro inclui um capítulo sobre a influência das telas e da internet na vida de crianças e adolescentes, propondo formas de combater o uso desregrado.

Em sua abordagem inédita, o livro visa não só o bem-estar da criança mas também o dos pais, e essa ênfase é duplamente importante: a angústia dos pais não é menos merecedora de alívio do que a dos filhos; para que possam dar à criança o que ela precisa, também devem ter o que precisam.

“Sobretudo, o livro chama a atenção para a postura parental no contexto das ameaças das más influências, impulsos e tendências”, afirma Haim. Para Heloisa, a coragem de se opor a esse trio nefasto “não é uma atitude heroica efêmera ou espontânea, mas uma atitude a ser cultivada. Para tanto, a corajosa ancoragem parental é construída em quatro pilares: presença, autocontrole, apoio e regras e estrutura”.

Sobre os autores

Haim Omer é professor emérito da Faculdade de Ciências Psicológicas da Universidade de Tel Aviv, Israel. Escreveu onze livros e mais de cem artigos acadêmicos. Sua abordagem, conhecida como “resistência não violenta” ou “nova autoridade”, é uma grande influência na orientação familiar, em intervenções escolares e na prevenção de comportamentos de risco de crianças e adolescentes. Promove palestras, cursos e conferências em diversos países.

Heloisa Fleury é psicóloga clínica e mestre em Ciências: Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Editora da Revista Brasileira Psicodrama, é membro da diretoria executiva da Associação Internacional de Psicoterapia de Grupo e Processos Grupais (IAGP). Organizou diversas obras e escreveu capítulos em livros brasileiros e internacionais e em várias publicações científicas. Atende, em consultório particular em São Paulo, adolescentes, adultos e famílias.

Ficha técnica
Pais corajosos - Como impor limites amorosos e proteger seu filho
Autores - Haim Omer e Heloisa Fleury
Editora - Editora Ágora
Páginas - 184
Preço - R$ 49,43 (impresso) e R$ 39,70 (e-book)
Para mais informações e comprar clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários